Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

ALguém aqui já testou os consumos de ter a casa toda climatizada com AC 24h por dia?

Já li que depois de vencer a inércia térmica do edifício, a energia que vai gastar para manter vai ser pouco maior que a necessária para passar dos 17º (por exemplo) para os 21ºC da fim da tarde até à hora de deitar, isto supondo que a casa estaria razoavelmente bem isolada.
  2.  # 2

É uma discussão já muito antiga. Válida para qualquer fonte de calor.

Julgo que a resposta está na quantidade de perdas térmicas que uma casa tem. Se for pouco isolada, janelas simples etc garantidamente é aquecer para o vazio. Se for muito bem isolada talvez, e só talvez, seja um consumo a aproximar-se para o marginal. Ainda assim, tenho dúvidas da "marginalidade" deste consumo a aquecer o vazio
  3.  # 3

Colocado por: paulosJá li que depois de vencer a inércia térmica do edifício, a energia que vai gastar para manter vai ser pouco maior que a necessária para passar dos 17º (por exemplo) para os 21ºC da fim da tarde até à hora de deitar, isto supondo que a casa estaria razoavelmente bem isolada.

acho que se a casa for bem isolada a temperatura não desce tanto.
  4.  # 4

Colocado por: pauloagsantosda talvez, e só talvez, seja um consumo a aproximar-se para o marginal. Ainda assim, tenho dúvidas da "marginalidade" deste consumo a aquecer o vazio

O ac não aquecerá as paredes em 4h ou pouco mais que se ligue ao final do dia, logo a inércia não vai ser muita.
  5.  # 5

Até agora mal liguei os AC, a temperatura dentro de casa ronda os 20/21°C concelho de Sintra, sem capoto.
  6.  # 6

Desde 2018 que ligamos o aquecimento quando começa o frio e só desligamos quando o frio acaba.
    É um apartamento T2 com uns 90% da fachada para o exterior em vidro, 75m2 uteis.
    Construção de 2003, caixa de ar sem isolamento, caixilharia de correr com vidro duplo mas reles, deixa passar o vento e não é pouco :)
    Consumos:
      7FECE239-87BD-4A30-B080-5B56172311DD.jpeg
    • eu
    • 17 novembro 2023

# 7

Na minha opinião, ter o AC ligado em permanência é a única forma de o aquecimento por AC ter alguma qualidade.

Claro que isto só é exequível se a casa for bem isolada.
  7.  # 8

Colocado por: euNa minha opinião, ter o AC ligado em permanência é a única forma de o aquecimento por AC ter alguma qualidade.

Claro que isto só é exequível se a casa for bem isolada.
    é a unica forma de nao se sentir correntes de ar frio de um lado para o outro, mas mesmo assim o aquecimento por AC é pouco confortável, desenrasca mas é só isso.
    Concordam com este comentário: eu, jorgemlflorencio
  8.  # 9

Colocado por: DR1982Desde 2018 que ligamos o aquecimento quando começa o frio e só desligamos quando o frio acaba.
    É um apartamento T2 com uns 90% da fachada para o exterior em vidro, 75m2 uteis.
    Construção de 2003, caixa de ar sem isolamento, caixilharia de correr com vidro duplo mas reles, deixa passar o vento e não é pouco :)
    Consumos:
      7FECE239-87BD-4A30-B080-5B56172311DD.jpeg

Mas isso é ligado ligado ao fim do dia ou 24h?
  9.  # 10

Colocado por: paulos
    Mas isso é ligado ligado ao fim do dia ou 24h?
    sempre ligado, ligo em outubro e desligo em abril mais ou menos…
    A 20/21º
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SrR
  10.  # 11

Nos quartos também chega a esta altura fica sempre ligado 24/7 para 19ºC, com a ventilação no minimo.
    Durante o dia quando ha sol, os quartos até passam ligeiramente acima e o AC fica ali em "stand-by", so voltando a intrevir à noite.

No openspace , cheguei a conclusão que não justifica estar sempre ligado.
    Na sala liga por automação por volta desta hora (sunset - 1h). E uma area relativamente grande para manter climatizada vazia durante a noite.
    Ao fim-de-semama fica o dia todo a partir das 7h até as 23h.

O escritorio, por outro lado, é uma area pequena (13m2), em 30min recupera. Logo a automação liga-o todos os dias as 7h30, que é para as 9h já estar impecavel e assim fica até as 17h.
  11.  # 12

Colocado por: DR1982sempre ligado, ligo em outubro e desligo em abril mais ou menos…
    A 20/21º
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SrR

Em aquecimento, 1880kw não é ND de especial nem a 300€ chega mas claro a área é pequena, no meu caso seriam perto de 200m2
  12.  # 13

Colocado por: hangasNos quartos também chega a esta altura fica sempre ligado 24/7 para 19ºC, com a ventilação no minimo.
    Durante o dia quando ha sol, os quartos até passam ligeiramente acima e o AC fica ali em "stand-by", so voltando a intrevir à noite.

No openspace , cheguei a conclusão que não justifica estar sempre ligado.
    Na sala liga por automação por volta desta hora (sunset - 1h). E uma area relativamente grande para manter climatizada vazia durante a noite.
    Ao fim-de-semama fica o dia todo a partir das 7h até as 23h.

O escritorio, por outro lado, é uma area pequena (13m2), em 30min recupera. Logo a automação liga-o todos os dias as 7h30, que é para as 9h já estar impecavel e assim fica até as 17h.

19 não considero confortável. 20/21 sim, isto com radiadores, com AC não sei como será a sensação térmica
  13.  # 14

Para quem já ligou os AC: são da região de Lisboa ou mais para norte?
  14.  # 15

No meu caso não é AC. São radiadores alimentados por uma caldeira a gás natural, mas também ligo o aquecimento cerca de 6 meses. Claro, tem programação. Quando não está ninguém em casa não deixo descer dos 18( é raríssimo ligar-se) e durante a noite desce para os 19.5. Quando estamos em casa são 20.5.
    Gasto cerca de 1100€ de gás por ano, incluindo aqs.
    Agora vamos meter janelas boas e mais uns melhoramentos no isolamento de paredes + caixas de estore isoladas e sem buraco da fita. Espero diminuir 20 a 30%.
    Edit: região Guimarães
  15.  # 16

Colocado por: LrLisboaNo meu caso não é AC. São radiadores alimentados por uma caldeira a gás natural, mas também ligo o aquecimento cerca de 6 meses. Claro, tem programação. Quando não está ninguém em casa não deixo descer dos 18( é raríssimo ligar-se) e durante a noite desce para os 19.5. Quando estamos em casa são 20.5.
    Gasto cerca de 1100€ de gás por ano, incluindo aqs.
    Agora vamos meter janelas boas e mais uns melhoramentos no isolamento de paredes + caixas de estore isoladas e sem buraco da fita. Espero diminuir 20 a 30%.
    Edit: região Guimarães

Quantos M2? Casa ou apartamento? Se apartamento último andar ou lateral? Se casa em banda geminada ou isolada?
  16.  # 17

T4, cerca de 200m2 aquecidos. Moradia em banda de gaveto.
    Há um quarto que não é usado em permanência, por isso porta fechada e só ligo aquele radiador quando é necessário. E o quarto até é grandito, cerca de 18m2.
  17.  # 18

Colocado por: LrLisboaT4, cerca de 200m2 aquecidos. Moradia em banda de gaveto.
    Há um quarto que não é usado em permanência, por isso porta fechada e só ligo aquele radiador quando é necessário. E o quarto até é grandito, cerca de 18m2.

Ainda é um bocado, mas nada assim de especial considerando a área.

Que tipo de isolamento tem?
  18.  # 19

Colocado por: paulos
    Ainda é um bocado, mas nada assim de especial considerando a área.

Que tipo de isolamento tem?

Casa dos anos 90 com parede dupla sem material isolante, só ar.
    No quarto dos mais novos remodelei e meti isolamento interior nas paredes. Nota-se bastante a diferença. Agora falta as outras divisões
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  19.  # 20

Colocado por: pguilhermePara quem já ligou os AC: são da região de Lisboa ou mais para norte?

Para aquecimento (23*C), com o PRH, este mês ainda só gastei 23kWh... nestes dias soalheiros vou gerindo os estores de modo a ter ganhos solares, especialmente pela janela de sótão.

Tenho o by pass da VMC para 18*C, senão ainda tinha melhores prestações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme

0.0214 seg. NEW