Iniciar sessão ou registar-se
    • LUPINK
    • 17 novembro 2023 editado

# 1

Olá.
    Tenho uma quinta (onde existe uma casa de férias). Como tem quase 2 hectares de terreno, arrendei esse terreno para agricultura, permitindo que a zona de arrumos fosse utilizada pelo arrendatário, assim como a casa de banho e zona de refeições.
    Muito raramente utilizamos a casa (passou mais de dois anos sem lá ir).
    Entretanto verifiquei que o arrendatário colocou um portão (assinalado a azul na imagem) onde colocou uma corrente com um cadeado que impede o meu acesso à habitação. Note-se que o terreno não se encontra vedado em toda a volta. Apenas está impedido o acesso ao caminho que leva à casa.
    Inquiri-o sobre o porquê do portão e ele respondeu que era por razões de segurança e que sempre que eu quisesse, lhe solicitasse para abrir o cadeado e assim poder aceder à casa.
    Considerei a resposta como disparatada, pois apenas o acesso aos carros está impedido, visto não existir vedação em toda a volta.
    Vou mandar retirar o portão, mas queria saber o que devo alegar para tal, pois queria evitar entrar em conflito. Para tal peço a vossa ajuda.
    Obrigado
  1.  # 2

Peço desculpa, considerem a imagem seguinte.
      Quinta 2023.png
    • SrR
    • 17 novembro 2023

# 3

Pelo que conta ate não parece disparatado, pode existir acesso à volta mas pelo menos assim dificulta o acesso de veículos estranhos à propriedade, e depois o factor psicológico ao ter um portão fechado mostra que de alguma forma o terreno é guardado, na minha opinião e por aquilo que expôs eu agradecia o cuidado do arrendatário mas pedia uma chave do cadeado para si
    Concordam com este comentário: bmccruz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LUPINK
  2.  # 4

Exacto, peça-lhe uma chave e parece-me tudo ok.

Isso é Alentejo certo? É comum esses portões. À frente tirando a estrada não tem vala? Mas repare que alguém até se pode enganar e pensar que é uma estrada.
  3.  # 5

Independentemente disso, esse inquilino pelo menos um "raspanete" teria que levar. Não tem que meter portões em algo que não é seu, sem sequer pedir autorização, e muito menos fazer depender dele o seu acesso à casa.

Eu teria cortado a corrente da primeira vez que me deparasse com a situação.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, LUPINK
  4.  # 6

Colocado por: LUPINK

Mas preferia que ele tivesse também vedado?

Eu que gosto de decidir tudo conforme o meu gosto e do sr meu marido, chegar a "nossa" propriedade e ver um portão que eu não havia nem solicitado nem escolhido, acharia de mai tom e o suficiente para suspender o contrato de arrendamento.

O Luis quer evitar conflitos não protegendo os seus próprios interesses.
    Então se lhe apetecesse num dia de madrugada ir lá dormir com a família ou inclusivamente emprestar a vossa casa de ferias a alguém, teriam de lidar com esze constrangimento em cima do joelho?

Claramente que o seu arrendatário soube falar directamente consigo para fazer negócio, mas sabendo que não usufrui muito do espaço, está a tomar decisões como se o mesmo fosse dele.

(acho incrível alguns usuários acharem natural ou que com chave esta tudo ok, o que foi arrendado foi o terreno com acesso através do caminho e não o contrário!!!)

0.0108 seg. NEW