Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas malta.

Em Janeiro de 2020 fiz uma pequena remodelação num apartamento. Remodelei cozinha e WC, nada de especial. No entanto, como se trata de uma prédio antigo, durante as minhas obras, supostamente o aparamento acima do meu (e identico) ficou com alguns danos:

A parede da cozinha/sala ficou com fissuras, e 2 mosaicos do chão da cozinha partiram-se. (a cozinha tem uns 5m2)

Como tinha acabado de comprar o apartamento e queria ter boa relação com os vizinhos, proactivamente tentei resolver a bem todos os problemas, até porque eram coisas muito simples. Mandei reparar as fissuras da parede e pintar de novo as divisões afectadas. Em relação aos 2 mosaicos, até estava ok em substituir a cozinha toda (5m2), visto que tinha o meu empreiteiro e a equipa dele na minha obra. No entanto, com o aparecimento do covid, a proprietaria do apartamento acima do meu (que está arrendado), e a respectiva inquilina ficaram com medo do virus e não quiseram avançar com a substituição do chão. Ofereci-lhe em dinheiro mais do dobro do preço do chão novo e mão de obra (na altura uns 800€) e ela simplemente disse que depois "se fazia". Esta proprietária basicamente "cagou" no assunto, nem sequer meteu os pés no seu apartamento para ver os mosaicos partidos.

Entretanto, ao fim de quase 4 anos, a proprietária deve se ter lembrado dos 2 mosaicos partidos ao acordar e decidiu ir lá ver o estado da coisa. Ficou muito assustada e pediu um orçamento para substituir o chão todo da tal cozinha com 5m2. O orçamento entretanto chegou e pedem 3.000€ + iva

Ora bem, como todos aqui sabem, tivémos uma inflação gigante nos últimos anos e agora os preços das coisas estão simplesmente ridiculos. Eu não me sinto confortável em pagar este valor, que é quase metade do que gastei nas minhas obras, e visto que na altura conseguia trocar os mosaicos da cozinha da vizinha por 400€. Para não falar que os ordenados mal subiram nos ultimos anos e isto seria uma grande tacada nas minhas poupanças.

Que me aconselham a fazer? Eu sempre agi de boa fé e tentei resolver todos os problemas, mesmo não sabendo se a culpa seria da minha obra ou não. Estamos a falar de um prédio com mais de 100 anos e 7 andares. Todos os apartamentos já sofreram bem mais do que 1 remodelação.

Eu gostava de resolver as coisas a bem, mas não vou pagar mais do que 1000€. Legalmente a senhora pode vir atás de mim mesmo passados 4 anos?

Obrigado pela ajuda
  2.  # 2

comece por arranjar um ou dois orçamentos mas promovidos por si, está no seu direito.
  3.  # 3

Mesmo que a cozinha tenha 8m2, 800€ são 100€/m2 para substituir um pavimento. Mais do que justo, exagerado até.
    E eu não acredito que tenham sido as obras na sua casa a partir os mosaicos da vizinha.
    Eu não pagava mais nada
  4.  # 4

realmente, dai eu ter falado em orçamentos da parte do mx, precisamente para desmontar logo á partida uma aparente tentativa de extorsão e aproveitamento por parte dessa vizinha.
  5.  # 5

O assunto devia ter sido tratado com a proprietária e o respetivo pagamento feito a ela e não aos inquilinos.

Espero que não tenha andado a roer estrutura, pilares, vigas ou paredes resistentes, para fazer um openspace sem o devido reforço.

0.0091 seg. NEW