Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Tenho em casa uns estores que funcionam apenas com comando RF, não têm interruptor.
    Gostava de os automatizar com um módulo ZigBee, mas não estou a conseguir colocá-lo a funcionar.
    Os estores têm 5 cabos a sair do motor. Na ligação "original" os cabos cinza e preto não estão ligado a nada.
    A imagem que deixo foi a ligação que fiz, tal como indica o esquema... a diferença é que no esquema não há um cabo fase a entrar diretamente no motor e acho que o problema está aí, mas já tentei não ligar esse cabo e também não funcionou.
    Depois percebi que os cabos cinza e preto têm sempre corrente.. será que o que preciso de fazer é inverter a ligação no módulo ZigBee, ou seja ligar a fase ao N e o neutro ao L? Não experimentei porque não percebo muito disto e tenho receio de queimar o módulo.

    Obrigado desde já pela ajuda!
      IMG-20231119-WA0003.jpg
  2.  # 2

    Pelo esquema que vi as ligações tem que ficar da seguinte forma:

    Neutro liga ao switch e faz uma derivação para o neutro do motor (Azul).
    Fase entra no switch.

    Depois ligar no switch L1 e L2 (Correspondente ao fio que faz subir e descer), se tiver a trabalhar ao contrario trocar o L1 pelo L2.

    Essa passagem que tem aí castanha não deveria estar assim, pelo que já poderá ter queimado o swich ou o motor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yougo
  3.  # 3

    @BrunoMoreira_1993, obrigado pela ajuda.
    Se percebi bem a sua descrição, a ligação seria tal como está na imagem com exceção do fio castanho que está a entrar no cabo branco, correto?
    Tentei dessa forma mas não funcionou, se estou a perceber bem, esse fio castanho alimenta o recetor RF que está no motor, portanto precisa de estar sempre ligado.

    Motor continua a funcionar e switch também, experimentei noutro estore que não tem RF
 
0.0052 seg. NEW