Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a construir uma pequena moradia de 120m2, com um prazo estabelecido na licença de 1 ano. Este prazo já expirou e estou indeciso quanto a pedir uma prorrogação ou tentar terminar o mais rápido possível (cerca de mais 2 meses) e depois requerer a licença de utilização.
    Quando solicitar a licença de utilização, a câmara terá alguma forma de verificar quando a casa foi concluída?
    O empreiteiro e o fiscal estão dispostos a assinar as declarações com a data indicada na licença de construção.

    Agradeço a vossa ajuda
  2.  # 2

    Colocado por: CarlosGMatosO empreiteiro e o fiscal estão dispostos a assinar as declarações com a data indicada na licença de construção.

    Sendo assim, aproveite e pode pedir a autorização de utilização depois da obra concluída
    Concordam com este comentário: zedasilva
  3.  # 3

    Obrigado! Vamos ver é se a câmara não vem fazer uma fiscalização
  4.  # 4

    Tive na mesma situação e por 200€(Paguei isso para mais 1 ano de licença),acho que não justifica o risco. E lembre-se que se tiver ramal de electricidade para obras a e-redes vai cortar o fornecimento de electricidade no ultimo dia de licença de obras.


    Para poupar 200€, pode ficar com a obra embargada, e ter mais custos. Avalie o risco e decida da melhor maneira.

    Boa sorte!
    Concordam com este comentário: NBA
  5.  # 5

    Acho que vou arranjar mais chatices com a câmara se pedir uma extensão do prazo!
    A burocracia para o licenciamento foi o que foi, demorou mais de 2 anos, mesmo estando tudo de acordo com a lei! Até fiquei com pena dos meus arquitetos, que tiveram uma paciência enorme para lidar com a técnica da câmara. Só quando falei que ia meter um advogado é que ela parou de incomodar e deferiu o projeto.
    • NBA
    • 21 novembro 2023

     # 6

    Colocado por: BrunoMoreira_1993Tive na mesma situação e por 200€(Paguei isso para mais 1 ano de licença),acho que não justifica o risco. E lembre-se que se tiver ramal de electricidade para obras a e-redes vai cortar o fornecimento de electricidade no ultimo dia de licença de obras.


    Para poupar 200€, pode ficar com a obra embargada, e ter mais custos. Avalie o risco e decida da melhor maneira.

    Boa sorte!


    Eu estive na mesma situação. Tinha licença para 5 anos e quando acabou a licença ainda me faltava os arranjos exteriores. Decidi prolongar a licença por mais 2 anos e meio. Paguei 200 paus e fiquei descansado. Agora acaba em Março e já estou a meter as telas finais e quero resolver toda a papelada mesmo antes de terminar a licença. Não sei se faço mal mas sinto-me mais descansado assim. Já agora a minha câmara é muito pacífica mas não há dinheiro que pague o descanso. Mas faça o que achar melhor para si.
  6.  # 7

    Colocado por: CarlosGMatosAcho que vou arranjar mais chatices com a câmara se pedir uma extensão do prazo!
    A burocracia para o licenciamento foi o que foi, demorou mais de 2 anos, mesmo estando tudo de acordo com a lei! Até fiquei com pena dos meus arquitetos, que tiveram uma paciência enorme para lidar com a técnica da câmara. Só quando falei que ia meter um advogado é que ela parou de incomodar e deferiu o projeto.

    Xi o pesadelo do costume, pode-se saber que camara?
  7.  # 8

    Lisboa! mas parece ser algo que acontece em muitas câmaras pelo país fora, segundo tenho lido e ouvido falar.
  8.  # 9

    pois mais do mesmo, pelo que dizem faz parte do top 5 do que se vê aqui e não só (Lisboa, Cascais, Sintra, Amadora, Almada)
    depois ouvem-se coisas como "se quiser construir sem problemas na camara X tem de ser com o gabinete de projetos Y".
  9.  # 10

    Colocado por: NBAEu estive na mesma situação. Tinha licença para 5 anos e quando acabou a licença ainda me faltava os arranjos exteriores. Decidi prolongar a licença por mais 2 anos e meio. Paguei 200 paus e fiquei descansado. Agora acaba em Março e já estou a meter as telas finais e quero resolver toda a papelada mesmo antes de terminar a licença. Não sei se faço mal mas sinto-me mais descansado assim. Já agora a minha câmara é muito pacífica mas não há dinheiro que pague o descanso. Mas faça o que achar melhor para si.


    A sua obra demorou 7 anos e meio a ficar pronta? :|
    • NBA
    • 22 novembro 2023

     # 11

    Colocado por: LX_2509A sua obra demorou 7 anos e meio a ficar pronta? :|


    Sim. Fiz a casa com crédito próprio.
    Conforme ia ganhando, ia gastando.
    Agora estou teso como um carapau.
    Mas estou livre de obrigações bancárias e de mensalidades.
    Opções.
  10.  # 12

    Colocado por: NBASim. Fiz a casa com crédito próprio.
    Conforme ia ganhando, ia gastando.
    Agora estou teso como um carapau.
    Mas estou livre de obrigações bancárias e de mensalidades.
    Opções.


    Percebo perfeitamente. E se calhar foi mesmo a melhor opção. Mas depende sempre da realidade de cada caso pois infelizmente na maior parte dos casos não se conseguem poupar em 7 anos o montante de uma casa.

    Está teso, mas dorme descansado sem dívidas a ninguém e começa a recuperar as suas poupanças.
    Parabéns pelo esforço!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBA
  11.  # 13

    Para pedir prolongação da licença de obras, é necessário esperar meses que emitam a licença? Ou no próprio dia que fizer o pedido já trago uma nova licença com prazo alargado?
    Sei que para a primeira licença tive de esperar meses.....
  12.  # 14

    Colocado por: Rita88Para pedir prolongação da licença de obras, é necessário esperar meses que emitam a licença? Ou no próprio dia que fizer o pedido já trago uma nova licença com prazo alargado?
    Sei que para a primeira licença tive de esperar meses.....


    supostamente é mais rápido e visto que está a tratar, a obra não precisa parar.
  13.  # 15

    Com a nova legislação, como se processa a porrogação de licença uma vez que deixa de haver licenças?
    • SrR
    • 9 janeiro 2024

     # 16

    Colocado por: zedasilvaCom a nova legislação, como se processa a porrogação de licença uma vez que deixa de haver licenças?
    isso vai ser uma tourada
  14.  # 17

    Então não posso alargar o tempo da licença?
  15.  # 18

    Só preciso de uns 2 meses...
 
0.0195 seg. NEW