Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde
    Estou a pensar fazer uma piscina, mas foi-me dito por um engenheiro civil que se estiver 30 cm acima do solo não é considerada luxo, ficando assim isenta de imi de luxo e de licenciamento na câmara.

Alguém me pode por favor esclarecer essa situação.

Obrigada
  2.  # 2

Colocado por: carandBoa Tarde
    Estou a pensar fazer uma piscina, mas foi-me dito por um engenheiro civil que se estiver 30 cm acima do solo não é considerada luxo, ficando assim isenta de imi de luxo e de licenciamento na câmara.

Alguém me pode por favor esclarecer essa situação.

Obrigada

Bem, pelo menos foi um engenheiro civil a dar o parecer e não o zé da carrinha.

Senão diziam para contratar um engenheiro, pelos vistos já o fez.
    Concordam com este comentário: Ruikode
  3.  # 3

Colocado por: Varejote

Bem, pelo menos foi um engenheiro civil a dar o parecer e não o zé da carrinha.

Senão diziam para contratar um engenheiro, pelos vistos já o fez.
    Concordam com este comentário:Ruikode
    Foi o Eng. Zé da Carrinha.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

Colocado por: carandEstou a pensar fazer uma piscina, mas foi-me dito por um engenheiro civil que se estiver 30 cm acima do solo não é considerada luxo, ficando assim isenta de imi de luxo e de licenciamento na câmara.

amigo isso é assunto que está mais que batido.

Qq piscina ou tanque (enterrado, não enterrado, coberto/ não coberto, semi coberto, semi enterrado, etec..feito de palha, de lonas, de tijolo, ou betão, plastico ou cortiça, o que quiser, desde que considerado de caráter permanente necessita de licenciamento/ comunicação previa.

Para a AT, é sempre considerado uma piscina, desde que seja munido de um sistema de circulação/ filtragem de agua.
    Basta pesquisar sobre o tema nos motores de busca que tem diversos pareceres/ esclarecimentos da "AT".

Esse eng. não é versado em legislação... ;)
    • MDM
    • 20 novembro 2023

# 5

Ligue pr'á câmara municipal.
  5.  # 6

Colocado por: carandnão é considerada luxo, ficando assim isenta de imi de luxo

imi de luxo!? isso não existe... tem um agravamento do IMI:

Para quem tenciona construir uma piscina, os coeficientes de agravamento do IMI são de 0,03, se o equipamento de lazer for coletivo, ou de 0,06, caso seja individual.

Ou seja, na pratica:

Quem tem uma piscina quanto mais paga de IMI?
    As contas não são muito difíceis de se fazer:

Imaginemos que no seu município, a taxa de IMI cobrada é de 0,35% e o imóvel de que é proprietário está avaliado em 150 mil euros. Nesse caso, o montante de IMI que paga anualmente é de 525 euros por ano.

0,35% (taxa de IMI) x 150 mil euros (VPT) = 525 euros/ano (IMI)
    Se construir uma piscina para uso individual, e não fizer mais nenhuma alteração, o VPT do imóvel vai sofrer um agravamento de 6%, passando a valer 159 mil euros (150 mil euros x 1,06). Pela mesma casa, mas com piscina, vai passar a pagar 556,5 euros de IMI, mais 31,5 euros por ano.

0,35% (taxa de IMI) x 159 mil euros (VPT c/piscina) = 556,5 euros/ano (IMI)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBA
  6.  # 7

Colocado por: MDMLigue pr'á câmara municipal.

Para quê, para lhe darem a mesma resposta que eu dei!?
    Concordam com este comentário: Belhinho, nunogouveia
    • MDM
    • 20 novembro 2023

# 8

Mesmo agora apareceu aqui uma que afinal está em RAN :D
  7.  # 9

Obrigada pelos esclarecimentos
  8.  # 10

Colocado por: MDMMesmo agora apareceu aqui uma que afinal está em RAN :D

Certo... mas a câmara se ligar vai sempre dizer o mesmo - é necessário Licenciar.
  9.  # 11

IMI de luxo?

Uma coisa é certa, o Engenheiro inventou com muito mais pinta do um Zé da carrinha faria..
  10.  # 12

Estou curioso para saber onde é que o tal engº foi buscar essa dos 30cm.
  11.  # 13

Colocado por: nunogouveiaEstou curioso para saber onde é que o tal engº foi buscar essa dos 30cm.
      istockphoto-152182921-612x612.jpg

0.0167 seg. NEW