Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Estou a pensar vender um imóvel, estando a considerar não recorrer aos serviços de imobiliárias.
    Dessa forma pretendo poupar o valor da comissão (+IVA), sabendo que terei mais trabalho (promoção do imóvel + documentos).

    Alguém vendeu, ou conhece, quem tenha vendido imóvel diretamente? Correu tudo bem?


    Cumprimentos
  2.  # 2

    Já comprei imóveis directamente sem qualquer intermediação imobiliária e correu tudo bem.

    Aqui no fórum há múltiplos posts acerca das vantagens e desvantagens de ir directo e muito conselhos úteis.
    Invista algum tempo em lê-los e vai ver que não vai dar o seu tempo como perdido.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 3

    Colocado por: Alan-TejanoBoa noite,
    Estou a pensar vender um imóvel, estando a considerar não recorrer aos serviços de imobiliárias.
    Dessa forma pretendo poupar o valor da comissão (+IVA), sabendo que terei mais trabalho (promoção do imóvel + documentos).

    Alguém vendeu, ou conhece, quem tenha vendido imóvel diretamente? Correu tudo bem?


    Cumprimentos


    Pense assim, só vai ter mais "trabalho" na promoção e em filtrar contatos telefónicos, na sua maioria de imobiliárias sedentas para angariar.

    Ao nível documental, se não tem experiência contrate um advogado da área ou solicitador, custa uma fração dos "5% + IVA" das imobiliárias e tem a certeza de ter um acompanhamento responsável e dedicado.

    Arrume o imóvel, tire fotos bem enquadradas e com luz suficiente, coloque anúncios nas plataformas habituais (idealista, super casa, imovirtual, sapo casa, custo justo, etc...) e deixe bem claro que não deseja ser contatado por imobiliárias ou intermediários. Crie uma conta de e-mail e arranje um numero de telefone especificamente para colocar nos anúncios e prepare-se porque vai ter que atender muitos telefonemas e receber e-mails de imobiliárias, mesmo depois do imóvel estar vendido e já terem passado meses disso ter acontecido.
    Concordam com este comentário: snob
    • RCF
    • 21 novembro 2023

     # 4

    Colocado por: Vítor MagalhãesPense assim, só vai ter mais "trabalho" na promoção e em filtrar contatos telefónicos, na sua maioria de imobiliárias sedentas para angariar.

    Recomendo que não coloque número de telefone no anúncio. É muito mais fácil fazer o filtro nas mensagens que recebe.
    Dependerá da zona onde se localiza o imóvel e da sua consequente atratividade, mas receberá sempre muitos contactos de imobiliárias e de curiosos, mas não disponibilizando o telefone será mais fácil essa gestão.

    E faz bem em colocar que não deseja ser contactado por imobiliárias, no entanto, elas vão contactar na mesma...
  4.  # 5

    Para mim o pior problema é fazer o filtro para separar o trigo do joio ... A qualificação financeira dos potenciais compradores é uma tarefa que requer paciência e muita análise.
  5.  # 6

    Colocado por: SupporterPara mim o pior problema é fazer o filtro para separar o trigo do joio ... A qualificação financeira dos potenciais compradores é uma tarefa que requer paciência e muita análise.

    Não vejo isto como problema, desde que esteja tudo acautelado no CPCV. Quem quer comprar só tem que poder fazê-lo. Não é a imobiliária que lhe vai garantir que o comprador tem capital ou capacidade para contrair um CH. A imobiliária a partir do momento que agarra a comissão perde a muito pouca responsabilidade que tem no negócio.
  6.  # 7

    Colocado por: SupporterA qualificação financeira dos potenciais compradores é uma tarefa que requer paciência e muita análise.

    Como é que a imobiliária determina a qualificação financeira do potencial comprador?
    • Majin
    • 21 novembro 2023 editado

     # 8

    Já vendi sem qualquer problema. O mais chato ainda é lidar com as agências sempre a ligar e mandar mensagens nas plataformas. Compre um cartão com outro número para o efeito e instale o sync me assim sabe na maior das vezes se o número que lhe liga é de uma imobiliária e nem atende. No final joga o cartão fora e não se chateia mais. A papelada é fácil de tratar, fazer cpcv também. Mas se preferir pode pedir a um solicitador se não se sentir confortável. A escritura a partida é o banco do comprador a tratar se recorrer a um empréstimo bancária é só ir assinar e receber o seu.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, fpacardoso
  7.  # 9

    Colocado por: MajinJá vendi sem qualquer problema. O mais chato ainda é lidar com as agências sempre a ligar e mandar mensagens nas plataformas. Compre um cartão com outro número para o efeito e instale o sync me assim sabe na maior das vezes se o número que lhe liga é de uma imobiliária e nem atende. No final joga o cartão fora e não se chateia mais. A papelada é fácil de tratar, fazer cpcv também. Mas se preferir pode pedir a um solicitador se não se sentir confortável. A escritura a partida é o banco do comprador a tratar se recorrer a um empréstimo bancária é só ir assinar e receber o seu.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    Isto ☝️
    As imobiliárias só servem para especular e assim influenciar os valores de venda do imobiliário.
    Concordam com este comentário: Caarabina
  8.  # 10

    Se soubesse o que sei hoje tinha feito o mesmo, vender sem "ajuda" da imobiliária...
    Em maior parte das coisas fui eu que tive de tratar e pedir favores senão ainda estava hoje à espera, só foram rápidos a passar a fatura dos 5%+IVA da comissão!
    Muitos deles fazem um mau trabalho, atrasam os processos meses a fio e ainda temos de pagar um valor absurdo sem poder reclamar porque o contrato protege-os.
  9.  # 11

    Vendi uma casa em Agosto e tratei de tudo com a ajuda de uma solicitadora que custou 250,00 €.
    A escritura foi marcada pelo banco do comprador e toda a papelada foi tratada pela solicitadora.
    Fácil, barato e tanto eu como o comprador ficamos a ganhar.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 12

    Boa tarde,
    encontrei esta imobiliária: https://2porcento.pt/

    Alguém conhece? Referencias?
  11.  # 13

    Colocado por: Alan-TejanoBoa tarde,
    encontrei esta imobiliária:https://2porcento.pt/

    Alguém conhece? Referencias?


    De vez em quando, aparece aqui alguém a pedir referências.
 
0.0191 seg. NEW