Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Na última reunião de condomínio foi aprovado o financiamento, através de quota extra, da obra de reabilitação da fachada posterior do prédio onde moro. O valor a financiar teve em conta 3 orçamentos já pedidos que se situam entre os 45/55000€, sendo os trabalhos orçamentados os seguintes:

    1.1 - Montagem e desmontagem de andaimes de acordo com as normas de segurança em vigor de acordo com a norma EN 12810-1, EN 12810-2;
    1.2 - Desmontagem dos tubos de queda, para posterior limpeza e pintura, substituindo todos os partidos, copos coletores e abraçadeiras, aplicação de copos coletores novos em PVC e abraçadeiras em aço inoxidável;
    1.3 - Remoção do revestimento cerâmico existente nas fachadas e transporte para vazadouro autorizado;
    1.4 - Aplicação de perfis metálicos de arranque, de reforço de cunhais e de transição;
    1.5 - Aplicação de (BARBOTHERM)
    1.6 - Aplicação de placas de poliestireno expandido de 40mm de espessura, 20Kg/m3 de densidade;
    1.7 - Fixação mecânica das placas de poliestireno (cinco pontos por placa);
    1.8 - Aplicação de (BARBOTHERM);
    1.9 - Aplicação de armadura fibra de vidro (VIPLÁS 167) com tratamento antialcalino (160g/m2);
    1.10 - Aplicação de (BARBOPRIMER) de acabamento;
    1.11 - Aplicação de massa de acabamento granulado médio da (BARBOT) à cor da
    fachada;
    1.12 - Compensação da espessura do capoto nos peitoris das janelas com aplicação
    de perfis em chapa lacada de o,5mm;
    1.13 - Isolamento das caixilharias das janelas com remoção do vedante existente e
    aplicação de novo vedante “SIKAFLEX 11FC”;
    1.14 - Aplicação de um rufo de remate em chapa lacada de 0,5mm no topo das
    fachadas.

    Após discussão do assunto alguns condóminos deliberaram recolher mais propostas para outro tipo de intervenção ou alternativas de materiais diferentes.
    Alguém aqui com conhecimentos na área que me possa indicar empresas que façam este tipo de reabilitação? Que tipos de materiais podem ser alternativos ao "capoto" e cujo preço se situe dentro dos valores que já temos orçamentados?
    A obra a realizar é no concelho de Guimarães.
  2.  # 2

    Qual a razão de querem reabilitar a fachada?
  3.  # 3

    Qual a razão para necessitarem de uma intervenção na fachada?

    1.12 - Compensação da espessura do capoto nos peitoris das janelas com aplicação
    de perfis em chapa lacada de o,5mm;
    Esta é sem duvida uma solução corrente mas que tem algumas desvantagens.
    A mais evidente e que provavelmente sentirão logo no primeiro inverno é o som incomodativo da chuva a bater nestas chapas.
  4.  # 4

    Colocado por: Vítor MagalhãesQual a razão de querem reabilitar a fachada?


    O atual revestimento é em cerâmico "tipo pastilha". Já se encontra a descolar em várias zonas, com algumas fissuras.

    Não mencionei, mas a área a intervir é de 350 m2.
  5.  # 5

    Tem problemas de infiltrações ou é só cosmético?
  6.  # 6

    Principalmente cosmético, embora já existam 2 ou 3 pontos em que existe infiltração.
    • SrR
    • 21 novembro 2023

     # 7

    Eu aumentava à espessura do isolamento
  7.  # 8

    Colocado por: SrREu aumentava à espessura do isolamento

    Eu retirava o isolamento e optava por uma solução de reabilitação e impermeabilização. Retirar a cerâmica e eventualmente passaria uma argamassa de impermeabilização armada e pintura.
    Concordam com este comentário: bettencourt
  8.  # 9

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Eu retirava o isolamento e optava por uma solução de reabilitação e impermeabilização. Retirar a cerâmica e eventualmente passaria uma argamassa de impermeabilização armada e pintura.

    Ou a consolidação das zonas a descolar e um barramento armado por cima.
    Hoje os sistemas ETICS são prescritos como sendo a cura para todos os males, muitas vezes são eles próprios que vão criar males que antes nem existiam
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 10

    E ninguém regulariza nada depois de arrancar cerâmicos?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 11

    Colocado por: zedasilvaOu a consolidação das zonas a descolar e um barramento armado por cima.


    Colocado por: RicardoPortoE ninguém regulariza nada depois de arrancar cerâmicos?


    Isso depois são pormenores associados ao procedimento, seja retirar a cerâmica toda seja só aquela que está a descolar.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  11.  # 12

    Colocado por: Vítor MagalhãesIsso depois são pormenores associados ao procedimento

    Neste tipo de situações, é comum os DO (neste caso a administração do condomínio), solicitarem a empresas de construção que apresentem propostas para a resolução de um problema.
    Isto pode ser um erro que se paga bastante caro.
    As empresas irão apontar as soluções com que estão habituadas a trabalhar e que por ventura lhe possam dar maior lucro possível.
    No caso em concreto, está a ser proposto um sistema de isolamento térmico quando o problema nada tem a ver com isolamento térmico.
    Neste tipo de situações, é sempre preferível os DO pedirem uma avaliação técnica a alguém que seja isento e não tenha qualquer interesse nesta ou naquela solução.
    Com base nessa avaliação então é que se decide o tipo de solução para o problema.
    O que gastam na avaliação poupam em trabalhos ou soluções desnecessárias e que por vezes até irão gerar outros problemas
  12.  # 13

    Colocado por: laglemosAplicação de placas de poliestireno expandido de 40mm de espessura, 20Kg/m3 de densidade;

    Aumentaria definitivamente a espessura de isolamento térmico a não ser que existam limitações no local.
    Se aumentarem de 4cm para 6cm, o acréscimo de preço será pouco mais de 1,2€/m2+IVA.

    Colocado por: laglemos1.12 - Compensação da espessura do capoto nos peitoris das janelas com aplicação
    de perfis em chapa lacada de o,5mm;

    Espessura de 0,5mm acho pouco. Muito pouco.
    No mínimo 1mm e para ficar bem 1,5mm: EXEMPLO

    Colocado por: zedasilva1.12 - Compensação da espessura do capoto nos peitoris das janelas com aplicação
    de perfis em chapa lacada de o,5mm;

    Colocado por: zedasilvaEsta é sem duvida uma solução corrente mas que tem algumas desvantagens.
    A mais evidente e que provavelmente sentirão logo no primeiro inverno é o som incomodativo da chuva a bater nestas chapas.

    Sendo a colagem feita integralmente não vejo porque esse fenómeno possa acontecer.
    Se colar com cordão e pontos esse risco pode efetivamente acontecer.
  13.  # 14

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Eu retirava o isolamento e optava por uma solução de reabilitação e impermeabilização. Retirar a cerâmica e eventualmente passaria uma argamassa de impermeabilização armada e pintura.



    alguem me informa ou concorda que será possível colocar novos ladrilhos por cima do existente e corrigir as fissuras existentes de modo a poupar tempo e dinheiro, a impermeabilização armada levaria tempo e dinheiro , de aplicação dificil e especializada nos tempos que correm visto tratar-se de uma fachada - trabalho em altura -
  14.  # 15

    Colocado por: Eng_JulioCabralde aplicação dificil e especializada nos tempos que correm visto tratar-se de uma fachada - trabalho em altura -

    Então e reparar as fissuras e aplicar novos ladrilhos não configura igualmente um trabalho em altura?
    Isto associado a serem dois trabalhos diferentes que requerem não só conhecimentos técnicos distintos como mão de obra especializada.
  15.  # 16

    Colocado por: Eng_JulioCabral


    alguem me informa ou concorda que será possível colocar novos ladrilhos por cima do existente e corrigir as fissuras existentes de modo a poupar tempo e dinheiro, a impermeabilização armada levaria tempo e dinheiro , de aplicação dificil e especializada nos tempos que correm visto tratar-se de uma fachada - trabalho em altura -

    Eu não arriscava a colar nova cerâmica, a não ser que retirasse toda a anterior.
    Quanto à questão do trabalho em altura, no CE está lá especificado o uso de andaime.
  16.  # 17

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Eu não arriscava a colar nova cerâmica, a não ser que retirasse toda a anterior.
    Quanto à questão do trabalho em altura, no CE está lá especificado o uso de andaime.


    pelo interior isso faz-se freqwuentemente - pelo exterior nao tenho como avaliar essa possibilidade
  17.  # 18

    Eu até vou mais longe e digo que quase todas as fachadas de litocer por esse país fora vão dar problemas mais cedo ou mais tarde. Mais uma razão para evitar repetir erros do passado.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  18.  # 19

    Colocado por: Vítor Magalhãesquase todas as fachadas de litocer por esse país fora vão dar problemas

    Especialmente as que foram aplicadas com junta aberta.
  19.  # 20

    Num outro prédio aqui na cidade, com o mesmo tipo de revestimentos cerâmico "tipo pastilha", que apresentava patologias semelhantes foi efetuada uma reabilitação que, segundo percebi, consistiu na regularização dos cerâmicos danificados/em falta e posterior aplicação de uma membrana de impermeabilização. Esta podia ser uma solução para o meu caso?
 
0.0216 seg. NEW