Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Recentemente tive de pedir para reparar um tubo água do aquecimento central, que estava com uma micro rotura.

Ativei o seguro, mas o valor que dão não cobre todos os danos e portanto há coisas que estou a equacionar ser eu a fazer.

Uma dessas coisas é o tapar o roço aberto para a reparação.

Disseram-me que em zonas de água não se deve usar massa de enchimento, mas sim massa de cimento.

A minha dúvida tem a ver com aquele tubo não ter qualquer proteção exterior (as mangas por onde costumam passar os tubos de água.

Será que devo aplicar cimento diretamente nesse tubo, ou devo colocar alguma coisa entre o tubo e o cimento?

Obrigado
  2.  # 2

É cobre?
  3.  # 3

Só a reparação é que parece ser cobre, conforme imagem em anexo.
      IMG20231126212339.jpg
  4.  # 4

Que tubo é esse? Tem uma fotografia do antes?
  5.  # 5

Colocado por: bettencourtQue tubo é esse? Tem uma fotografia do antes?

parece PEX
  6.  # 6

O tubo branco é multicamada.
  7.  # 7

Colocado por: VarejoteO tubo branco é multicamada.

Pelos acessórios tb me pareceu. É indicado por massa nesse tipo de acessórios??
  8.  # 8

O que se vê é acompanharem com massa de cimento.
  9.  # 9

Já vi acessórios desses a precisarem de ser reajustados por terem ficado a pingar...
    Concordam com este comentário: R3volution
  10.  # 10

Meter massa nesses ligadores… vai dar fezes…
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  11.  # 11

Basicamente a acompanhar roços, seja em novas ou remodelações, vai quase tudo corrido a massa de cimento.
  12.  # 12

Faz-me uma tremenda confusão colocar esse sistema embutido nos suportes :S
  13.  # 13

Colocado por: Vítor MagalhãesJá vi acessórios desses a precisarem de ser reajustados por terem ficado a pingar...
    Concordam com este comentário:R3volution

Por isso é que praticamente já só se usa de cravar.
  14.  # 14

Muito obrigado pelos comentários.

Colocado por: bettencourtQue tubo é esse? Tem uma fotografia do antes?

Não tenho. Era o mesmo tubo, mas sem aqueles ligadores metálicos

Colocado por: taunusparece PEX

Julgo que é

Colocado por: gil.alvesMeter massa nesses ligadores… vai dar fezes…

Então devo meter algum tubo a proteger? Por exemplo, lá em casa tenho daquele tubos que se usa para fazer roços de fios eletricos e de telecomunicações. Ponho isso a proteger?

Obrigado
  15.  # 15

Colocado por: cruzzzEntão devo meter algum tubo a proteger

É não tapar.
    É fixar isso com fixadores ao interior e prever acesso a essa zona.
    Será sempre uma questão de tempo até o elo mais fraco ceder. E é nessas uniões que vai ceder.
  16.  # 16

Envolver com boa camada de fita pintor e tapar com massa de cal
  17.  # 17

Isso e reboco ou estuque ?
    Ponha fita como disseram espuma expansiva e faca um emboco por cima.. se for reboco. n vai ficar muito resistente ao impacto mas fica de facil acesso caso dê barraca.. se for estuque repita procedimento e barre por cima da espuma..
    É um remendo... "entre aspas "
    • cruzzz
    • 28 novembro 2023 editado

# 18

Colocado por: RaphaelRico-const.Isso e reboco ou estuque ?
    Ponha fita como disseram espuma expansiva e faca um emboco por cima.. se for reboco. n vai ficar muito resistente ao impacto mas fica de facil acesso caso dê barraca.. se for estuque repita procedimento e barre por cima da espuma..
    É um remendo... "entre aspas "

Julgo que estava só em cimento e tijolo.

Por falar nisso, parece-me que o outro tubo não intervencionado levou umas pancadas valentes (conforme a imagem que envio). Está fragilizado, ou não há problemas?

Se bem percebi, este remendo foi feito com umas uniões que mais tarde ou mais cedo vão ceder. Será que devo exigir que me troquem pelas cravadas como disseram anteriormente?

Assim já poderia tapar normalmente com a massa de cimento?

Desculpem se estiver a fazer perguntas parvas, mas não percebo nada de massas e não queria daqui a uns anos ter um problema no mesmo sitio. As únicas coisas que fiz até agora foram roços de fios elétricos e esses não têm muita ciência (julgo eu)... massa de enchimento e massa de acabamento :)

Obrigado
      IMG20231128223134.png
  18.  # 19

Quem inventou aplicar espuma p tapar roços devia trilhar um mindinho...
  19.  # 20

num remendo em minha casa mas em multicamada, foi posto espuma á volta criando um certo enchimento e depois massa fina e por fim mecafino final e pintura

0.0206 seg. NEW