Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Tinha 6.9 e baixei para 4.6, tenho 3.8wp com inversor de 3.6 e baterias...

    Tudo elétrico e tenho bomba de calor para aquecimento central a radiadores....

    Se dá, dá... temos é saber o que se está a trabalhar no momento...tipo se não tiver carga nas baterias e se a bomba de calor tiver a trabalhar no top o seu consumo é cerca de 3.2kw(pode chegar aos 3.5kw, mais isso é se tiver temperaturas próximas de zero, e isso acontece quando já estamos a dormir), nestes casos não posso ligar o forno né, mas posso na mesma cozinhar com a placa de indução, como tenho gestor de excedentes, tenho o esp32 de modo a ver o consumo instantâneo da casa e vou controlando, mas sem muita preocupação(é uma questão de habito).
    As MRL, MSR e MLL trabalham sempre de dia (programadas) e aí conforme o sol ou estado das baterias posso ir até no máximo 4.6 + 3.6 logo 8.2kw de potencia.

    Mas como já foi dito aqui na e redes dá para ver o pico máximo de casa mês.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      Sem Título.....png
  2.  # 22

    Colocado por: mnsmoucotenho 6.9 , acho muito , posso reduzir ?
    qual a potência indicada

    Ainda há pouco reduzi a potencia contratada na casa dos meus pais. de 6.9kVA ( monofásico), para 4,6kVA.
    Tudo electrico, incluindo um AC de 18.000btu, motor de piscina - 750W (ligado durante o periodo solar para aproveitar os 1.20kW de FV instalados). A agua quente, actualmente é através de esquentador a gas, era um termossifão com backup electrico que entretanto morreu o que possibilitou ter os 4.6kVA de potencia contratada, sem preocupações de gestão.
    Não há MSR. somente MLR e MLL.

    Agora é fazer as suas contas. E presumo que tenha um ramal monofásico, pois se for trifásico... esqueça isto que aqui foi dito, é muito complicado reduzir a potencia, a menos que tenha as fases bem distribuidas pelas cargas.
  3.  # 23

    Quem tem contrato de energia trifásico e não possui equipamento trifásicos, pode reduzir a potência e alterar a alimentação para monofásico.

    E simples fazer essa alteração e com benefícios para a exploração e económicos.


    Colocado por: Pedro BarradasAgora é fazer as suas contas. E presumo que tenha um ramal monofásico, pois se for trifásico... esqueça isto que aqui foi dito, é muito complicado reduzir a potencia, a menos que tenha as fases bem distribuidas pelas cargas
  4.  # 24

    Colocado por: RcrdPrntTinha 6.9 e baixei para 4.6, tenho 3.8wp com inversor de 3.6 e baterias...


    E se calhar ainda podia ir um escalao abaixo, se esse é o padrão.
    Eu tb tenho 4.6, mas a potencia maxima anda nos 5.5 :) Sempre acima da linha laranja.
    • hangas
    • 15 dezembro 2023 editado

     # 25

    Já agora, quando tempo demora desde o registo MCP até estar tudo parameterizado na E-redes?

    A minha UPAC entrou em produção ontem e reparei agora que me está a ser contabilizado (ou pelo menos parece) a injeção como consumo, apesar de o contador indicar claramente o sentido.

    Entretanto alterei para Injecção zero até ter a certeza que está tudo ok.
      screenshot_2023-12-15_at_12.01.39_720.png
      screenshot_2023-12-15_at_11.56.09_720.png
      Screenshot 2023-12-15 at 12.52.55.png
  5.  # 26

    Tenho 3,45, aliás sempre tive, com tudo elétrico.
    Com alguma gestão é fácil. Tenho configurado um aviso sonoro para quando chega ao 15A, mas raramente toca.
  6.  # 27

    Colocado por: Bigmousepode reduzir a potência e alterar a alimentação para monofásico.

    E simples fazer essa alteração e com benefícios para a exploração e económicos.

    Simples!? tens de me dizer como que não consigo. tenho ramal de fracção num predio em Oeiras certificado para alimentação trifasico 10.35kVA, mas queria meter 5.75kVA ou até mesmo 4.6kVA Mono.
  7.  # 28

    Ligar/ir a plataforma do comercializador de energia e solicitar alimentação para a potencia de indicada mas em monofásico.
    Ter uma declaração emitida por um técnico com a indicação de que a instalação da fracção se encontra adaptada para a instalação monofásica.

    No dia agendado para a troca de contador o electricista deverá estar presente para o caso de quem não for alterar o contador não shuntar as 3 fases no mesmo.

    Todos os assuntos em prédios habitacionais ou frações isoladas foram realizadas neste modo.
  8.  # 29

    Alguém já instalou painéis solares nos telhados do prédio? Vou ter uma reunião do condomínio e quero ver se consigo por este assunto na ordem de trabalhos... Quantos votos são necessários para seguir e não ter problemas no futuro visto que o telhado do prédio e considerado área comum? O telhado e com duas águas ,norte-sul e a minha arrecadação está do lado sul. A ideia e instalar painéis (cerca de 2kw) por cima da minha arrecadação.
  9.  # 30

    Eu instalei.
    Enviei para a administradora antes da reunião um documento que elaborei com a ajuda da empresa que me deu o orçamento que descrevia os trabalhos.
    Ficou em ata que me responsabilizo por eventuais infiltrações pelo telhado, tive de assegurar que não ocupo mais área do que a "que me cabe" se todos quiserem instalar painéis, a descida dos fios exigiu uma caleira igual às existentes da queda de águas (o que obrigou a alugar uma plataforma elevatória além de tudo o resto)
  10.  # 31

    Colocado por: hangas

    E se calhar ainda podia ir um escalao abaixo, se esse é o padrão.
    Eu tb tenho 4.6, mas a potencia maxima anda nos 5.5 :) Sempre acima da linha laranja.


    Fiquei curioso, ultrapassando a pôtencia contratada, o quadro não dispara?
  11.  # 32

    Há quem dívida a área do telhado por todas as frações e cada um pode instalar a área equivalente á fração correspondente.

    Já que em caso de "avaria " do telhado também todos pagam, parece recíproco que x area do telhado Lhe diga respeito.
  12.  # 33

    Colocado por: callinasHá quem dívida a área do telhado por todas as frações e cada um pode instalar a área equivalente á fração correspondente.

    Já que em caso de "avaria " do telhado também todos pagam, parece recíproco que x area do telhado Lhe diga respeito.

    Pois tem lógica só que no caso quando metade do telhado está virado para o lado sul e metade para o lado norte basicamente só serve metade 😬
  13.  # 34

    Mas não conte esse pormenor. Candeia que vai à frente ilumina 2x
  14.  # 35

    juntam-se todos e instalam um sistema comum.
    Concordam com este comentário: Dias12
  15.  # 36

    Colocado por: callinasMas não conte esse pormenor. Candeia que vai à frente ilumina 2x

    Isso é desonesto. Aqui só se considerou a área a sul. A norte também se pode colocar, mas obviamente que é a sul que interessa e fui eu que "eduquei" os vizinhos. Tanto que há chaminés e tudo isso foi considerado.

    Na minha opinião é preferível ter tudo claro em vez de criar inimigos por causa de pouco.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio, zed
  16.  # 37

    ....
  17.  # 38

    Para breve já vai ser possível partilhar o autoconsumo para vários CPE. Não vale a pena condicionar quem queira instalar por causa de outros que provavelmente nem virão a instalar painéis.


    Quando o telhado estiver cheio, juntam tudo numa só instalação e partilham .



    Mas pronto façam aquilo que achem mais honesto.
  18.  # 39

    Mas isso já existe. fazem uma comunidade de energia ou autoconsumo colectivo.

    Colocado por: callinasPara breve já vai ser possível partilhar o autoconsumo para vários CPE. Não vale a pena condicionar quem queira instalar por causa de outros que provavelmente nem virão a instalar painéis.


    Quando o telhado estiver cheio, juntam tudo numa só instalação e partilham .



    Mas pronto façam aquilo que achem mais honesto.
    • hangas
    • 22 janeiro 2024 editado

     # 40

    Colocado por: HenriqueCimentoFiquei curioso, ultrapassando a pôtencia contratada, o quadro não dispara?


    Dispara. Mas não é um simples 4.61 > 4.60 e dispara. Comporta-se como um disjuntor de Curva C.
    Ou seja pode até 2x λn por 10s por exemplo
      Screenshot 2024-01-22 at 09.42.45.png
 
0.0235 seg. NEW