Quero colocar luz no exterior da minha casa para iluminar a mesma. Há uns tempos pensei em colocar uns projetores solares mas não recebi bom feedback sobre os mesmos e coloquei essa hipótese de lado. Sendo assim, o que me aconselham? Projetores led? quanto a estes, existe alguma "média" de quantos metros ilumina um projetor de X watts? Objetivo será iluminar de noite zonas com cerca de 15m de comprimento. 30W será suficiente?
Idealmente gostava que fosse possível controlar a luz com a combinação das seguintes opções: 1) Interruptor 2) Sensor de luminosidade ou programação (ligar todos os dias a X horas e desligar a y horas) Sendo que o interruptor para mim é imprescindível (não quero ter de usar uma app no tel sempre que pretendo ligar a luz)
Tenho um shelly a controlar a iluminação exterior. Está programado para ligar x minutos depois do por do sol e desligar x Minutos antes do nascer do sol. Está ainda associado a dois botões de pressão que permite ligar ou desligar a qualquer altura.
Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
Quanto ao projectos, tudo dependerá de quantos lúmens tiver.. para mim comprava um e testava no espaço que quer. Mas para 30 não espere uma iluminação por aí além. Mais do que isso num único ponto vai procurar encandeamento.
Pois, a minha dúvida é quantos seriam os lumens recomendados para uma determinada área/distância! Mas não encontrei nada nesse sentido (mesmo sabendo que depende de vários fatores, daria para ter uma ideia)