Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, peço que alguém entendido em recuperadores de calor a lenha me venha dar uma ajuda. Adquiri um recuperador de calor a lenha Solius 900. Tenho ficado bastante frustrada com o desempenho do recuperador de calor. Não sobe a temperatura acima de 54 graus, Os quartos quase não chegam a aquecer mas o maior problema está relacionado com a entrada constante de fumo para dentro de casa. Após o lume estar bastante aceso, já experimentei fechar os 2 registos, fechar apenas o de cima e o debaixo estar aberto e também ao contrário mas o resultado é quase sempre a sala cheia de fumo ao fim de algum tempo. Não ligo o exaustor da cozinha quando uso o recuperador. Não sei o que estarei a fazer de errado mas é bastante frustrante ter o aparelho e não conseguir dar uso para aquecer a casa. Agradeço a vossa ajuda.
  2.  # 2

    quanto à temperatura pode ser da lenha. Lenha verde com alguma humidade etc.

    quanto ao fumo, bem... é preciso entradas de ar. já esperimentou abrir um pouco a janela para ver se melhora. eu por exemplo se ligo o exaustor da cozinha tenho que abrir um pouco a janela, porque se o fumo tb sai para fora do recuperador. e tenho entradas de ar na sala e na cozinha, mas pelos vistos são ainda insuficientes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susysantos
    • SrR
    • 22 novembro 2023 editado

     # 3

    Pelo que conta parece existir algum problema com a exaustão ou admissao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susysantos
  3.  # 4

    Vou falar de uma forma genérica, não conheço esse modelo.

    Penso que um registo seja para controlar a saida de ar quente para as outras divisões. Se quiser que chegue às outras divisões tem de estar aberto, mas tem de ver se o recuperador sozinho tem capacidade de aquecer todo esse espaço, senão vai para todo o lado mas não aquece mesmo lado nenhum.

    No entanto pelo que me descreve, até pela questão de fumo é que a queima não está a ser feita em condições, a lenha aqui tem um papel fundamental, usar lenha seca e não verde, conseguir que a lenha atinga uma combustão alta é fundamental, se nunca conseguir fazer uma ignição em condições vai ter sempre um problema. Tem de ter a lenha a queimar bem lá dentro isso alguma vez acontece? Não é uma chaminha pequena é aquilo bem forte, e também não é só as pinhas ou as acendalhas a queimar é toda a lenha a queimar bem.

    O outro registo é para controlar o ar de combustão, é este que importa para o tema em questão.

    Quando estiver a inciar a combustão deve ter o registo aberto ao maxímo, apenas com a lenha já a queimar bem pode e deve colocar esse registo por exemplo a meio, não é para fechar todo, vai verificar que a chama da lenha fica mais lenta, mas não deve deixar de existir chama, isto só mesmo quando essa madeira se estiver a extinguir e fiquem umas belas brasas. Quando quiser pôr mais lenha antes de abrir a porta tem de abrir o registo novamente ao máximo e só depois abre a porta, deixa que a nova lenha pegue bem o lume e pode voltar a controlar o registo, o quanto pode fechar depende da lenha que está a usar, depois com prática vai saber.


    Em minha casa, se for eu que estiver a ligar o recuperador, nem sabem que está a funcionar, só mesmo pelo quentinho, se fôr outra pessoa (não digo quem), parece que estiveram a fazer uma fogueira na sala.


    Antes de tentar ver ai outro tipo de problemas, tente fazer este processo, veja a lenha lá dentro a queimar bem, até pode deixar sempre o registo no máximo, não podem neste caso estar a vir fumos. Mas certifique-se que essa lenha não está todo húmida, também se estiver dificilmente mete isso a queimar em condições.

    Está a ver como isso está a queimar no inicio do video é assim que estou a falar:

    https://www.youtube.com/watch?v=RrwKvUHnixM
    Concordam com este comentário: susysantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susysantos
  4.  # 5

    Boa tarde, agradeço as opiniões, realmente a lenha já tínhamos constatado que apanhou alguma chuva antes de a termos usado. No entanto ainda temos alguma seca e a questão da lenha penso não ter muita relevância uma vez que também acontece com a seca. O fumo quando sai é pelas bordas da porta. Não sei se é normal.o fumo acontece quando o lume está a afrouxar.
    • SrR
    • 22 novembro 2023

     # 6

    Experimente usar o recuperador normalmente mas com uma janela próxima do recuperador aberta e veja se a situação melhora
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susysantos
  5.  # 7

    Quem e quando montou isso?
    Já reclamou?
    Pelo que diz, parece ser problemas de exaustão (chaminé mal construída?).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susysantos
 
0.0127 seg. NEW