Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Procuro ajuda para entender o que necessito para prodeder á alteração do tipo de prédio, mais concretamente passar de:

    Predio em propriedade Total sem andares nem divisões suscetiveis de utilização independente
    para
    Predio em propriedade Total com andares ou divisões suscetiveis de utilização independente

    O meu objectivo é tentar criar o R/c e o 1.º andar no mesmo numero de policia para que possa arrendar separadamente.
    A entrada é comum, mas os acessos depois de entrar no prédio já estão separados.

    Eu sou o unico proprietario do predio e por isso acho que não faz sentido fazer propriedade horizontal.
    A minha duvida é se fazendo como quero consigo arrendar separadamente e pedir contadores de luz e agua separados.

    Sei que terei de ter CPE´s diferentes para o R/C e 1.º andar senão a Eredes não me instala outro contador e é por isso que quero separar ambos os pisos.

    Portanto: o que necessito para prodeder á alteração do tipo de prédio?

    Obrigado pelo tempo na leitura do meus post e agradeço todos os comentários e ajuda.
  2.  # 2

    penso que são coisas diferentes: propriedade total e um edificio sem andares ou divisões suscetiveis de utilização independente.

    ou seja pode ter um edificio em propriedade total e frações com utilização independente, mas para isso as divisões terão que ser organizadas nesse sentido
    a propriedade horizontal aparece depois é se quiser transacionar umas dessas frações e ai sim já é precisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Blackbass
  3.  # 3

    Obrigado Marco.
    é isso:
    "ou seja pode ter um edificio em propriedade total e frações com utilização independente, mas para isso as divisões terão que ser organizadas nesse sentido"



    As divisões estão organizadas nesse sentido.
    O R/C tem wc, cozinha quartos, etc
    O 1.º andar idem
    E acedemos ao predio por uma porta comum e para o R/C e para o 1.º andar por portas diferentes já dentro do prédio.

    Não quero fazer propriedade horizontal. Sou o unico proprietario e não quero vender o predio.
    Eu quero alugar.
    Mas para alugar com contrato, luz e água vou necessitar de pedir outro contador á ERedes e como existe apenas um CPE não vou poder.
    A solução que pensei foi tentar criar o R/C e o 1.º andar mas sem ter de consitituir propriedade horizontal.
  4.  # 4

    é possivel claro fazer o que quer, apenas tem de ver como estão os projetos originais e proceder á sua alteração nesse sentido.
    por exemplo estárá o ramal de eletricidade preparado para ter dois CPE ?
    em suma para ter frações para alugar não é preciso que o predio esteja em propriedade horizontal
    tem que se assessorar de quem esteja bem por dentro disso e proceder ás devidas demarches.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Blackbass
  5.  # 5

    no fundo, precisa de um arquiteto ou de um engenheiro civil, se possível habituados a fazer esse tipo de processos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Blackbass
  6.  # 6

    é possivel claro fazer o que quer, apenas tem de ver como estão os projetos originais e proceder á sua alteração nesse sentido.

    no fundo, precisa de um arquiteto ou de um engenheiro civil, se possível habituados a fazer esse tipo de processos.


    Obrigado pelas respostas.

    por exemplo estárá o ramal de eletricidade preparado para ter dois CPE ?

    isso é que não sei. Tenho de ver com a EDP /EREDES distribuição

    Obrigado pela vossa ajuda.
  7.  # 7

    Segundo as vossas respostas e alguma pesquisa no forum e internet, penso que o caminho tenha de ser este:

    Contactar EDP/Eredes e confirmar a questão do ramal.
    Contratar assessoria de arquiteto ou gabinete de projectos
    Encontrar plantas do prédio e ver como está declarado na camara municipal e ver se está tudo ok.
    Se não estiver fazer plantas novas e projectos necessários e aprovar na camara
    Depois passar á conservatória e alterar o Registo permanente de "Sem utilização independente" para "com utilização independente"
    Contactar a EDP/ERedes e solicitar CPE para um dos pisos
    Pagar as contas :)

    Será assim?
    Obrigado pela atenção.
  8.  # 8

    Colocado por: marco1
    por exemplo estárá o ramal de eletricidade preparado para ter dois CPE ?.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Blackbass


    Sim está. Falei com o eletricista que trabalha na zona e ele confirmou que sim

    Colocado por: nunogouveiano fundo, precisa de um arquiteto ou de um engenheiro civil, se possível habituados a fazer esse tipo de processos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Blackbass


    Aqui é que surgiram algumas questões.
    Contactado o projetista e após a visita ao local ele diz que tenho de constituir propriedade horizontal. Diz que total com divisões suscetíveis de utilização independente não dá.
    Diz que tenho de criar uma zona de entrada comum ao prédio para o RC e 1andar por causa das acessibilidades. Isto levará a eliminação de uma divisão para fazer esse hall (porque confronta para a via pública) e assim ter área para rotação da cadeira de rodas. Implica partir paredes e trabalhar melhor as escadas de acesso ao 1 andar.
    Mas a reboque disso vem projecto ited, canalização, eletricidade com 3 ramais, mudar WCS por cause de acessibilidades, etc etc etc. Euros euros euros.
    Tenho um logradouro nas traseiras e lateral ao prédio.
    E tenho uma porta de acesso ao primeiro andar através desse logradouro que tem acesso a via pública. Fechando por dentro o acesso as escadas interiores do RC ao primeiro andar, fica-se com acessos independentes correto? Um pela porta do RC e outro através do logradouro.
    Assim sendo a minha solução de manter a propriedade total e utilizações independentes não tem força para andar? Não seria uma solução possível?
    Agradeço a vossa atencao
  9.  # 9

    ...
  10.  # 10

    Vai entrar num negócio de risco - arrendamento - e por iiso não vale a pena fazer grandes despesas. Aluga ambos os andares em contratos separados como parte de casa, perfeitamente legal.
    Mantém os contratos de agua e luz em seu nome e instala um contador de luz e agua num piso, são baratos e ligam por wi-fi.
    Nos contratos de aluguer menciona o pagamento da agua e luz á parte. Tendo em conta os consumos o risco é baixo.
    E poupa bastante em IMI, seguros, etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Blackbass
  11.  # 11

    Colocado por: BlackbassNão seria uma solução possível?

    Peça uma segunda opinião.
    Entretanto, peça uma reunião na camara. convém ter as plantas de piso actualizadas do imóvel.
    Aqui é dificl saber o que tem ou não tem, ou se será possível pedir dispensa de algum requisito... Acessibilidade, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Blackbass
  12.  # 12

    Obrigado pelas vossas respostas
    Desculpem insistir mas o facto de ter logradouro com uma porta existente e esse logradouro ter acesso a via pública não consigo dizer que é acesso independente?
  13.  # 13

    fisicamente pode ser independente por ter essa porta, mas legalmente isso por si só não lhe confere ser fração autonoma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Blackbass
  14.  # 14

    É possivel passar predio de propriedade horizontal para total ou vertical ? Tendo só um unico proprietario!
 
0.0189 seg. NEW