Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Olá a todos!!
    Gostaria de ter a vossa ajuda sobre um problema que tenho nos tetos e paredes do piso superior da minha moradia que tem menos de 2 anos.
    Acontece que os tetos e paredes nas zonas da sancas apresentam manchas amarelas e pontos pretos, agora está a se espalhar pelo resto do piso. Os tetos são de pladur e as paredes estão em estuque.
    O construtor diz que não se trata de infiltração, mas sim falta de aquecimento e que só depois de colocar ar condicionado para aquecer o andar( tenho pré instalação) e pintar de novo essas manchas não voltaram a aparecer.
    Será que esta patologia não está associada a condensação e falta de isolamento termico?
    O que fazer para resolver este problema definitivamente.
    Deixo em anexo umas fotos.

Obrigado pela vossa ajuda!!
      17006812214492829045541779628908.jpg
      17006811843318936358849216663913.jpg
  2.  # 2

Falta de ventilação e pontes térmicas.

Procure por estas duas coisas no forum
    • argo
    • 23 novembro 2023

# 3

Sim, condensação em ponte térmica. E aquecer o espaço só vai aumentar a condensação.
  3.  # 4

A humidade existente no ar interior da sua habitação tem tendência a condensar quando entra em contacto com superfícies frias (pontes térmicas), fazendo com que o vapor de água passe ao estado liquido e dê origem à formação de manchas de humidade, bolor e mofo.
    O Mofo são esses pequenos pontos negros, que provavelmente existirá também noutras zonas mas é mais visível em paredes de cores claras.
    O Bolor caracteriza-se por manchas em tonalidade acinzentada ou esverdeada e tem um aspeto aveludado, sendo frequente alojar-se em peças de vestuário ou moveis.
    O bolor liberta partículas minúsculas, chamadas esporos, que podem ser nocivas quando inaladas, já o mofo corrói os materiais afetados.
    Um dos maiores erros está na escolha desinformada de soluções de reparação ou mitigação desta patologia. Como já acima referiram, ao aquecer o espaço provavelmente irá agravar a patologia
    Se possível, deverá ser diagnosticada a ou as origens da patologia.
    Em função dessa análise e das dificuldades de intervenção é que devem ser prescritas as soluções de reparação ou mitigação.
    Soluções de ventilação e correção das pontes térmicas são por norma fundamentais para a resolução desta patologia.
    No seu caso em concreto, eu arriscaria a existência de humidade relativa do ar interior acima do aceitável por força de uma má ventilação da casa, associada há existência de significativas pontes térmicas nessa zona.
    Se decidir contratar um técnico para o diagnóstico desta patologia, este deve começar pela análise dos projetos, confrontando isso depois com o construído.
    Caso os projetos não tenham sido cumpridos, poderá tentar pedir responsabilidades a quem permitiu isso.

0.0082 seg. NEW