Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Então é o seguinte, cá em casa temos agua de um furo, mas a bomba tem-me dado vários problemas e então decidi tentar fazer a ligação ao contador de agua da companhia que está no meu muro (foi lá instalado há uns anos). Já fiz os rasgos para tal, o muro está a +/- 12m do local onde será feita a ligação, fiz um rasgo no pateo de 30cm de profundidade (será suficiente?) raramente passam carros nesta zona.

    Um das minhas duvidas é que tipo de tubos usar e as suas medidas.
    Ao contador chega um tubo de 25-26mm que não sei qual é o material, que também é o tipo de tubo e medida que devo usar dentro do muro até o enterrar no solo certo? +/- 50cm para a direita e depois +/- 50cm para baixo.
    Depois enterrado no solo, li que o mais usado é o pead, agora a minha duvida é...devo continuar a usar a mesma medida ou devo usar 32mm? A ligação em casa será para a habitação que está no primeiro andar e depois repartir para a garagem que tem uma casa de banho e lavandaria. Do furo vem um tubo de 32mm, depois reparte num T em 26mm para a habitação e continua com 32mm para o balão. A ligação do furo ficará para rega/lavagem dos carros, mas isso já tem as ligações feitas.

    Outra duvida é se devo instalar um filtro...as vezes que fui ao contador e liguei lá uma mangueira notei que a agua vem com residuos...provavelmente da falta de uso? será boa ideia o filtro ou deixar correr até ver se desaparecem os residuos? e devo instalar logo a seguir ao contador?

    Outra questão é a valvula reguladora de pressão..um vizinho disse-me que quando fizeram a ligação dele, a agua vinha com 8bar de pressão, por isso preciso de uma valvula dessas, posso instala-la no quadro dentro de minha casa? ou devo instala-la logo no contador?



    Eu sei que provavelmente devia era falar com um canalizador mas gosto de fazer e aprender estas coisas, por isso perdoem-me se os termos/medidas não são os corretos e agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dar.
  2.  # 2

    A meu ver se no contador é 25, dai ate dentro de casa continue com 25, ou 20, e depois meta a 16 para as torneiras wc e cozinha,
    Pode sempre fazer pre instalacao do filtro atraves de bypass, (um dia mais tarde se for necessario comprar filtro, e so trocar as valvulas)
    Eu tenho inox no exterior(nao enterrado, multicamada dentro de casa)

    Se nao ha passagem de muitos carros, penso que 30cm ta bom, um bom tubo corrugado enterrado aguenta bem.
    Estou a falar por experiencia propria, ate ver tudo impecavel, e tambem fui eu que fiz, e nao sou da area
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseMarques123
  3.  # 3

    Sugiro que utilize 32mm em PEAD mas com acessórios em latáo desde o contador até à entrada da casa depois reduz para 25 e 20 na distribuição.
    Deve colocar uma válvula anti-retenção junto ao contador para quando utilizar a água do furo não se misture com a ãgua da companhia, pode colocar uma válvula redutora de pressão logo a seguir ao contador e antes da de retenção.
    Quanto à vala aberta está optima acompanha de seguida com argamassa.
    Os filtros não servem para tratamento da água pode ajudar a reter algumas partículas. Mas também pode utilizar como opção, talvez com o uso esse problema de particulas desapareça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseMarques123
  4.  # 4

    Colocado por: MoradiacoimbraA meu ver se no contador é 25, dai ate dentro de casa continue com 25, ou 20, e depois meta a 16 para as torneiras wc e cozinha,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoseMarques123


    Dentro de casa ja esta tudo instalado, é so mesmo ligacao do contador ate ao local onde esta a ligaçao do furo, sendo que para a habitaçao vou ter o furo desligado a partida.

    Colocado por: Costa53
    Deve colocar uma válvula anti-retenção junto ao contador para quando utilizar a água do furo não se misture com a ãgua da companhia, pode colocar uma válvula redutora de pressão logo a seguir ao contador e antes da de retenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoseMarques123


    Acho nao tenho espaço na caixa do contador para as 2 valvulas...talvez coloque a de reduçao de pressao na caixa que tenho dentro de casa antes da ligaçao á rede interna...os tubos ca fura aguentam mesmo que ela venha realmente com 8 bar n aguentam?
    Quanto a valvula anti retençao...eu tenho uma valvula com torneira na ligaçao do furo e tinha idea de colocar uma na ligaçao da rede...assim quando quisesse usar uma ou outra bastava fechar a que nao vou usar...ainda assim é melhor colocar essa valvula logo a seguir ao contador?
  5.  # 5

    Se a tubagem antes do contador é de 25 existe alguma vantagem/desvantagem em usar um pead de 32 aseguir?
    Teoricamente deveria usar a mesma medida n é?

    E ja agora, devo envolver o pead em algum material antes do enterrar? Ou posso enterrqr direto? E colocar cimento cima no muro e na entrada para casa?
  6.  # 6

    Penso que a unica desvantagem e que ira perder pressao, pois ira passar para um tubo de diametro maior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseMarques123
  7.  # 7

    O tubo pex do contador é de 15mm.. cumpra o projeto
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoO tubo pex do contador é de 15mm.. cumpra o projeto


    25mm...mas sim, penso que fara mais sentido usar o de 25
  9.  # 9

    Colocado por: JoseMarques123Se a tubagem antes do contador é de 25 existe alguma vantagem/desvantagem em usar um pead de 32 aseguir?
    Teoricamente deveria usar a mesma medida n é?

    E ja agora, devo envolver o pead em algum material antes do enterrar? Ou posso enterrqr direto? E colocar cimento cima no muro e na entrada para casa?


    Se um dia quiser fazer obras em casa e aumentar por ex. casas de banho ou criar outros dispositivos e solicitar aos serviços de ãguas um aumento do calibre do contador ai faz todo o sentido ter uma secção já dimensionada para taL efeito.
    Com uma dimensão maior também tem mais caudal de água (mais débito). A pressão de água tem a ver com caudal e velocidade.
    Nunca se deve utilizar tubagens inferiores a 20MM e esta medida faz tres dispositivos no maximo.
    Nas minhas instalações tento sempre salvaguardar estes principios.

    Pode envolver o pead dentro de uma manga corrugada de 50mm ou simplesmente utilizar argamassa de recobrimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseMarques123
 
0.0123 seg. NEW