Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

E desde já obrigado por todas as partilhas e comentários que tenho lido neste fórum, espectacular! Muito tenho aprendido.

Vou instalar XPS de 60 no chão do sotão, chão este em bruto (cimento) e pelo que tenho visto, por causa da condensação, "é obrigatório" colocar uma membrana pára vapor, tenho procurado no mercado, mas a variedade é tanta que estou perdido.

Alguém instalou ou tem experiência na área que possa aconselhar uma marca/modelo bom?

Muito obrigado!
  2.  # 2

Tela tyvek
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PauloAlexandre
  3.  # 3

se vai aplicar XPS, não vai necessitar da membrana...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 4

Não preciso de membrana? E como contornar estes obstáculos? 😡 Posso colocar uns blocos em madeira para fazer um chão falso e aplicar as placas xps por cima? O que acham?
  5.  # 5

Quais obstáculos ?

Se não for utilizar o sótão pode simplesmente aplicar manta em lã mineral 100mm.
  6.  # 6

faltou a imagem 😁
      IMG_20231123_211733.jpg
  7.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasQuais obstáculos ?

Se não for utilizar o sótão pode simplesmente aplicar manta em lã mineral 100mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PauloAlexandre

Já comprei as placas XPS e vou utilizar o sotão para guardar caixas e malas (não muito pesadas)
  8.  # 8

Faça os remendos com bocados de xos, pode também usar espuma pu.
  9.  # 9

Não sou muito bom a desenhar, ainda mais no PC, mas refiro-me a colocar umas bases (cubos azuis escuros) e pousar a placa XPS por cima, fazendo uma ponte e contornando assim os obstáculos.

É uma ideia estúpida?
      Screenshot 2023-11-23 214728.jpg
  10.  # 10

o isolamento, é mais eficiente se estiver devidamente adossado ao suporte., sem caixa de ar.
  11.  # 11

Colocado por: Pedro Barradaso isolamento, é mais eficiente se estiver devidamente adossado ao suporte., sem caixa de ar.

Mesmo que para isso tenha cortes?
      Screenshot 2023-11-24 091526.jpg
  12.  # 12

Devolva o XPS se puder e compre lã de rocha... fica melhor, é mais fácil de aplicar, acaba por xer mais eficiente e julgo que ficará mais barato.
  13.  # 13

Colocado por: taunusDevolva o XPS se puder e compre lã de rocha... fica melhor, é mais fácil de aplicar, acaba por xer mais eficiente e julgo que ficará mais barato.

Não posso, mas também não devolvia, foi um bom negócio, 100m2 de 60mm por +-200€. Com Lã também não conseguiria usar o sotão, pois não?

Com estes tipos de obstáculos, canos de água, cabos eléctricos, etc. ninguém instala XPS?
  14.  # 14

Pode sempre contornar os obstáculos (recortar o XPS) e depois dobra a camada nesses locais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zinna
  15.  # 15

Colocado por: PauloAlexandre

Não posso, mas também não devolvia, foi um bom negócio, 100m2 de 60mm por +-200€. Com Lã também não conseguiria usar o sotão, pois não?

Com estes tipos de obstáculos, canos de água, cabos eléctricos, etc. ninguém instala XPS?

Acho que não. As vantagens na aplicação da lã superam em toda a linha o XPS. Basta pensar nas emendas e pontos de contacto.
  16.  # 16

Colocado por: Vítor MagalhãesPode sempre contornar os obstáculos (recortar o XPS) e depois dobra a camada nesses locais.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PauloAlexandre

Sim é algo que já pensei, comprei de 60 e agora compro de 40 e coloco cruzado.

Quanto a colar as placas? Com espuma ou com fita?
  17.  # 17

Colocado por: PauloAlexandre

Sim é algo que já pensei, comprei de 60 e agora compro de 40 e coloco cruzado.

Quanto a colar as placas? Com espuma ou com fita?

Pode simplesmente pousar as placas.
  18.  # 18

Vou voltar a questionar pode ser que alguém saiba desta vez;

O que fazem quando o sótão tem claraboias?
  19.  # 19

Depende da clarabóia.
  20.  # 20

Colocado por: DacepaVou voltar a questionar pode ser que alguém saiba desta vez;

O que fazem quando o sótão tem claraboias?

No meu caso tenho alçapão com porta em vidro porque tenho clarabóia. Durante o inverno vou tapar o alçapão com XPS pelo lado do sotão e verificar a diferença de temperatura, se não for muita a diferença, fica só com o vidro. Este alçapão fica longe das divisões principais, penso que não seja problemático.

E sempre areja :-)

0.0185 seg. NEW