Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora bem, estou a fazer a remodelação total dum imóvel com 40 anos nos subúrbios de Lisboa.
    No decorrer da minha obra tenho lidado com uma vizinha extremamente conflituosa que já me levou à interrupção (e por isso ao "arrastar") da mesma por duas vezes.
    A pessoa em questão é proprietária duma das fracções e é simultaneamente a mesma que faz a limpeza do prédio (sendo remunerada por isso).
    Parte do meu projecto inclui o isolamento termo-acustico precisamente porque se trata dum predio com construção que não é adaptada aos dias de hoje, principalmente no conforto que pretendemos ter (por várias razões). No meu projecto reforcei BASTANTE mais do que é normal o isolamento/acondicionamento acústico, precisamente para não ter de lidar com vizinhos ruidosos nos predios confinantes.
    Ciente, por isso, dos incómodo que os ruidos causam aos vizinhos (visto que é daquilo que me quero precisamente proteger), tenho seguido todas aa normas tanto a nivel de leis como do civismo e urbanidade na realização da minha obra.
    Parte disso inclui evitar ao máximo o uso de martelo e de torna, avisar presencialmente vizinhos mais idosos quando sou obrigado a usá-los, além disso coloquei um papel (em local visível) a avisar os condóminos acerca das obras (mencionando leis, periodo de duração, horas mais críticas e afins) e aviso sempre tambem (por e-mail e telefone) a empresa gestora do condomínio (tenho confirmação escrita da recepção dos e-mails).

    A pessoa em questão arranja conflitos com TODOS os vizinhos no prédio e o pior é que se trata dum prédio onde marioritariamente residem idosos. Ja agrediu fisicamente alguns desses vizinhos e inclusive agrediu fisicamente a minha mulher antes de ela e eu nos conhecermos (o que levou à apresentação duma queixa-crime que não deu em nada).
    O problema não são apenas as agressões verbais que quase são diárias (insultos, ameaças etc) mas sim as físicas que se estendem ao longo de décadas contra a vizinhança - um role de situações que não deu em nada, do ponto de vista das queixas apresentadas pois ninguém se sabe mexer.

    É a tipica pessoa que causa mau ambiente e se põe aos gritos nas reuniões de condomínio, que julga que o prédio é todo dela e que não vive num prédio nas numa moradia (faz as obras que quer, inclusive alterações à fachada fechando a varanda sem autorização, não avisa ninguém de nada e os vizinhos que se lixem).
    E não se fica apenas pelas agressões (verbais e fisicas) a pessoas no prédio, também faz o mesmo a pessoas aleatórias na rua, não sendo incomum ver alguém a persegui-la prédio adentro fruto dessas altercações por ela provocadas (sobe as escadas e barrica-se dentro de casa e diz que vai chamar a polícia).
    D
    Todo o bairro a conhece e está a par da situação pelo que, especulo, também as autoridades o estão, mas até ao momento as acções dela não tiveram qualquer repercussão e a pessoa continua a fazer o que quer de forma impune.
    Não me parece padecer visivelmente de qualquer doença do foro mental, mas não excluo a possibilidade. Tem um marido que sai cedissimo de casa e volta tardissimo todos os dias e não parece ser do estilo que se queira chatear pois ja deve ter problemas suficientes dentro de casa.
    Desde que me juntei com a minha mulher tive uma única troca de palavras com essa fulana (motivada por estar a meter um protector de sombra no logradouro da NOSSA casa), mas isso foi o suficiente para que a situação dentro do prédio ficasse mais calma.
    Tanto eu como a minha mulher trabalhamos desde casa e a fulana é "doméstica", pelo que reparte o tempo livre entre as tarefas da casa, arranjar confusões com os outros, limpar as escadas no prédio e estar em cafés ou à janela a falar sobre ou a "supervisionar" a vida dos outros.

    Mas como nem tudo dura para sempre, hoje tocou-me a mim na rifa.

    Dentro do horário estipulado para obras e com TUDO regularizado em termo de avisos, pelas 17h45 usei um martelo para "empurrar" 3 simples pivots que faltavam colocar para ancorar a estrutura do tecto falso - fiz barulho durante 8 minutos certinhos (estou a filmar a obra para o meu canal do youtube por isso sei os horários específicos).
    Depois disto estive a apertar a totalidade dos 25 pivots com alicate de pressão (o que não faz barulho algum alem dos distintivos "clicks"), terminei o trabalho pelas 18h30, lavei-me e pelas 18h45 sai de casa para ir ver o correio, momento em que sou recebido com uma chuva de insultos e ameaças vinda escada do prédio acima. Filmei os insultos e o ocorrido desde dentro da minha casa pelo olho de boi.

    Não tenho interesse em incomodar ninguem e sou o primeiro a não gostar de ruído, mas a pessoa nem vive sequer por cima de mim e a situação já está a "azedar" novamente.

    Tenho receio que, por estar a fazer obras, se eu próprio chamar as autoridades me coloque numa situação chata qualquer, mas tenho diversas provas que podem corroborar os factos que menciono acima, mas a realidade é que "não estou nem aí" para ter chatices com ninguém.

    Mais ninguém no prédio reclamou em relação às obras, recebi um ou outro comentário da vizinha de cima, mais fruto da curiosidade, lelo que resolvo mostrar e informá-la do que estava a fazer - presto muita atenção a esta vizinha pois é idosa e mora por cima de mim, aviso-a sempre que prevejo fazer barulho fora do normal.

    Estou numa situação chata porque por um lado não me quero chatear e por outro não posso adiantar mais ou parar a obra a meio.

    Alguém que tenha passado por algo assim ou tenha experiência no assunto me pode dar alguns conselhos do que fazer?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tc82
  2.  # 2

    Colocado por: RPachecoNão tenho interesse


    Colocado por: RPachecoTenho receio


    Colocado por: RPacheconão me quero chatear


    Sinceramente acho que lhe falta um par de cojones para lidar com essa biomassa.

    Esta mais que provado, com o histórico apresentado, que não vai conseguir resolver isso sem algum tipo de conflito directo (umas caralhadas para aqui e acolá). Temos de mostrar que somos mais doidos da cabeça que essa gente.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, desofiapedro, BoraBora, marize
  3.  # 3

    Se toda a gente do bairro a conhece se calhar a polícia também.
    Deixe-a chamar a polícia a vontade (desconfio que não o vai fazer).

    Ela se calhar só quer é carinho e amor.

    Agora a sério, deve ser extremamente desgastante, mas mande-a levar onde levam as galinhas s siga com a sua vida.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RPacheco
  4.  # 4

    Ignorar, ignorar, ignorar....

    Se está em cumprimento com os avisos e dentro do estipulado por lei no que toca a obras e ruidos decorrentes.

    Epa, é só ignorar!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, desofiapedro
  5.  # 5

  6.  # 6

    Está a ser muito brando com a situação, continue a respeitar a lei e a fazer tudo direitinho mas se por acaso ela lhe aparecer à frente, obviamente que sem violência, mande umas boas caralhadas do mais labrego possível.
    Se lhe aparecesse um vizinho atravessado queria ver se não mudava a atitude...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 7

    Ignore xD foi o que fiz. Ignorar, acenar com a cabeça, queridos e fofos, queridos e fofos. Se por acaso ela tentar lhe agredir a si depois de ela dar a primeira dê-lhe um soco bem dado no pescoço, ali mesmo no goto, pra a deixar engasgada uns dias :)
    Concordam com este comentário: Dj_C, marize
  8.  # 8

    Colocado por: Nostradamus





    Sinceramente acho que lhe falta um par decojonespara lidar com essa biomassa.

    Está mais que provado, com o histórico apresentado, que não vai conseguir resolver isso sem algum tipo de conflito directo (umas caralhadas para aqui e acolá). Temos de mostrar que somos mais doidos da cabeça que essa gente.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,desofiapedro,BoraBora


    O par está bem no sítio amigo, não sei se tem noção do que é que implica recorrer a mais do que falar nos dias de hoje, mas parece-me que não....experimente levantar as mãos em autodefesa contra uma mulher e vai ver no problema em que se mete...e falo em autodefesa, quanto mais...como não sou parvo a situação não passou além disso, falar, ja lhe dei umas respostas tão valentes uma vez que me valeu a paz durante mais de um ano. Mas é extremamente desgastante e desagradável lidar com pessoas assim, principalmente por se tratarem de mulheres. É algo do mais baixo que existe, pois implica cobardia pois sabem que não podemos fazer nada para nos defendermos, se fosse um homem o assunto ja estaria resolvido entre homens ha muito tempo...penso que por isso é que as queixas que levantam contra ela ficam todas em aguas de bacalhau. É um esforço grande manter a educação e sermos pessoas civilizadas quando somos obrigados a conviver com pessoas assim.
    É a única "maça podre" no prédio.
    Eu honestamente sou uma pessoa menos de falar e mais de fazer, pelo que não ganho nada com descer ao nivel da pessoa e apenas responder novamente na mesma letra.
  9.  # 9

    Colocado por: medicineengSe toda a gente do bairro a conhece se calhar a polícia também.
    Deixe-a chamar a polícia a vontade (desconfio que não o vai fazer).

    Ela se calhar só quer é carinho e amor.

    Agora a sério, deve ser extremamente desgastante, mas mande-a levar onde levam as galinhas s siga com a sua vida.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RPacheco


    Chamar a polícia não chama, está mais do que provado, gosta é de peixeirada na escada e na rua...pois o que não falta por aí é gente mal amada, tem razão
  10.  # 10

    Colocado por: André CordeiroIgnorar, ignorar, ignorar....

    Se está em cumprimento com os avisos e dentro do estipulado por lei no que toca a obras e ruidos decorrentes.

    Epa, é só ignorar!
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,desofiapedro


    É o que fiz, mandei-a meter-se na vida dela e calar-se e fechei-lhe a porta na "cara".
    Ainda fiquei a espera que me viesse "martelar" à porta (conforme ameaçou - em referencia a eu estar a usar o martelo).
    Só que ela também nao é parva e parece-me haver ali algum tipo de "modus operandi" - não sei ate que ponto é uma pessoa que vive de processar e fazer litigio contra pessoas que provoca, comecei a tecer essa suspeita ha algum tempo (não se justifica pessoas sem rendimentos substanciais terem 3 carros de ponta, casa paga em 20 anos e pagarem ensino superior em medicina e casa à filha).

    Existem relatos no prédio (pessoas que a conhecem de solteira na zona) que referem que vive de esquemas que não vou aqui mencionar, mas juntando a isso a litigação crónica como estilo de vida, faria todo o sentido. E não estou para me meter numa situação dessas sem mais nem menos, motivo pelo qual ja tenho bastantes provas acumuladas (filmagens de dentro da minha casa das ameacas, etc) e ja debatemos entre a vizinhança para saber se nos juntamos e nos comprometemos em testemunhar para acabar com isto no caso de haver problemas.
  11.  # 11

    Colocado por: desofiapedroIgnore xD foi o que fiz. Ignorar, acenar com a cabeça, queridos e fofos, queridos e fofos. Se por acaso ela tentar lhe agredir a si depois de ela dar a primeira dê-lhe um soco bem dado no pescoço, ali mesmo no goto, pra a deixar engasgada uns dias :)

    Para quê tanta violência?
    Fazer, o que tiver que ser feito, pela calada é o melhor remédio.
    Concordam com este comentário: marize
  12.  # 12

    Colocado por: Vítor Magalhães


    Não falta vontade de dar umas valentes amigo.
    E ja teria tomado "conta da ocorrência" há muito tempo caso fosse um homem a ameaçar-me a mim, à minha família ou vizinhança, entende?

    Experimente, como homem, ligar para a polícia por causa duma mulher - só não se riem na sua cara se não calhar.

    O marido dela fecha-se em casa e cala-se, ninguem o vê na rua, não faz mais nada além de trabalhar e barricar-se em casa...se o apanhasse no cafe ou assim, entende, Já teria dado a dica, mas não é uma situação dessas de todo, penso que esse homem no meio didto tudo é o que sofre mais, muito honestamente.
    Quem não os tem no sitio é ele, que devia chamar a mulher dele à atenção, como não o faz, a vizinhança e população tem de levar com isto. Se nem sequer falo mal à minha mulher, que moral tenho para falar mal à mulher dele ou dizer-lhe o que ele tem de fazer....E quem diz isto diz outras coisas.
  13.  # 13

    Colocado por: desofiapedroIgnore xD foi o que fiz. Ignorar, acenar com a cabeça, queridos e fofos, queridos e fofos. Se por acaso ela tentar lhe agredir a si depois de ela dar a primeira dê-lhe um soco bem dado no pescoço, ali mesmo no goto, pra a deixar engasgada uns dias :)


    Pois, a fase "rainha de inglaterra" de acenos, ignorar e "queridos e fofos" já passou.
    Experimente isso com uma "Karen" a gritar-lhe ameaças e insultos (desde ameaças que lhe manda a porta abaixo, que lhe fura os pneus do carro, que lhe parte os vidros, que tem facas na cozinha, etc) a bater com violência com a porta de casa dela durante 25 minutos dentro dum prédio.
    Mas todas as ameaças são genéricas, é isso que achei curioso.
    Não é, "vou-te dar uma facada" é "tenho facas na cozinha"...não é, "furo-te os pneus do carro" é "deixam o carro e dormir na rua e esquecem-se que os azares acontecem"...e é tudo assim, o que me leva a pensar que vive de processar as pessoas (entre outras coisas mais "picantes") é que, eu sei de gente a quem ela disse isto e teve pneus furados e vidros partidos, ao apresentar queixa acusaram-na e ao não haver provas, processou-os. Entende?

    Agora imagine que apresento uma queixa porque ela diz que tem facas na cozinha, está a perceber?
    Ela não parte para a agressão, ela insulta, provoca, é capaz de estar literalmente aos gritos na sua cara e só age depois de você agir...ja tentou empurrar pessoas pelas escadas do prédio VÁRIAS vezes (é o modo operandi dela, uma das pessoas foi empurrada mas agarrada pelo filho antes de cair 2 andares).
    Não está bem a entender a situação que temos aqui em mãos no prédio, é um filme de terror autêntico, NÃO HÁ SOSSEGO, imagine o que é, num universo de apenas umas 15 pessoas, a larga maioria ter medo e ter sido agredida fisicamente por ela ou se não foi, pelo menos ja sofreu agressões verbais graves.
    Foi administradora do prédio durante anos porque as pessoas tinham medo de correr com ela, desapareceu muito dinheiro nessas administrações e tudo o que é papelada (actas, contas etc) de mais de 15 anos nunca apareceram até hoje...a brincadeira acabou porque a minha mulher sugeriu e foi aprovado passar a haver uma gestão externa.

    A situação só anda calma quando alguem se passa da cabeça, como eu me passei ha um ano e atrás e a meti em sentido quando a ameacei que a metia em tribunal por causa dumas obras ilegais que ela fez e que alteraram a fachada do prédio.

    Foi o suficiente para ficar "sossegada" com as pessoas no prédio por mais de 1 ano e termos "paz".

    Temos apenas 4 "jovens" entre os 30 e os 50 anos no prédio (eu e a minha mulher incluídos) o resto é tudo reformados acima dos 80 anos de idade....os mais jovens como é obvio passam a maior parte do tempo fora a trabalhar e como vivem com os pais (não são proprietários), não estão muito para se chatear com isto, até porque cresceram com no meio desta telenovela.
    Destas pessoas só 1 não teve problemas com ela e foi por ser filha da única pessoa com quem ela se dá minimamente bem no prédio.
  14.  # 14

    Colocado por: nielsky
    Para quê tanta violência?
    Fazer, o que tiver que ser feito, pela calada é o melhor remédio.


    Ora mas é no sentido de fazer pela calada que quero sugestões e ideias, baseadas na experiências de cada um aqui. Seria muito apreciado.
    Ja me passou pela cabeça o que fazer, mas se me derem ideias, melhor.

    A minha ideia passa por:
    1) preventivamente apresentar queixa pelas obras que ela fez (ja tenho o "caso" todo escrito, com fotos do passado made in google maps e fotos do presente) em que fechou literalmente a varanda de cima abaixo (tirou murete da varanda e por isso alterou fachada)

    2) encostar a actual administração à parede para pedir o regulamento do predio, as actas e apresentação de contas. Se não mas demonstrarem, partimos para tribunal com isso o que a irá incriminar directamente porque quando a administração chegou à minha mulher não havia nada, nem sequer seguro do prédio.

    3) queixa crime por ofensas ao bom nome, à honra, etc

    4) se houver agressões, queixa nesse sentido.

    Isto é o que tenho pensado.

    Se fosse com um homem, ja lhe "faltariam umas teclas no piano" isso era garantido, pois ja o teria apanhado a jeito para "resolver divergências".
  15.  # 15

    Colocado por: powerPTEstá a ser muito brando com a situação, continue a respeitar a lei e a fazer tudo direitinho mas se por acaso ela lhe aparecer à frente, obviamente que sem violência, mande umas boas caralhadas do mais labrego possível.
    Se lhe aparecesse um vizinho atravessado queria ver se não mudava a atitude...
    Concordam com este comentário:desofiapedro


    Isso foi precisamente o que fiz ha um ano atras quando veio para a janela largar postas de pescada e desta vez quando fez o mesmo na escada do prédio.
    Mandei-a calar-se e ir para casa, recorrendo à minha costela minhota.

    Há um ano, usei da mesma costela, mas estava mal disposto nesse dia e faltou pouco para subir prédio acima e lhe mandar a porta de casa abaixo, tal como lhe indiquei que fazia se não calasse a boca. E lá está, foi o suficiente para se calar por 1 ano.
    Mas com toda a honestidade este tipo de situações têm tendencia a piorar com o tempo, não ficam só por trocas de galhardetes...e não sei se me apetece envelhecer num sitio onde tenho este tipo de problemas recorrentemente...mas lá esta, tambem não quero dar a vitória da capitulação de vendermos um sitio onde somos muito felizes por causa de alguém que em plena reunião de condomínio diz "eu não vendia a minha casa nem por um milhão de euros, só para ter o prazer de ficar aqui a chatear-vos a todos até morrer"...
  16.  # 16

    Colocado por: RPachecoEu honestamente sou uma pessoa menos de falar e mais de fazer, pelo que não ganho nada com descer ao nivel da pessoa e apenas responder novamente na mesma letra.


    Ganha tranquilidade. Aparentemente na última vez que soltou o seu instinto primal, resultou durante 1 ano.

    Colocado por: RPachecoExperimente, como homem, ligar para a polícia por causa duma mulher


    Estou sim Sr. Agente? Olhe a Ti Maria Palmita de 68 anos do 3° esquerdo está-me a falar muito mal. Sinto-me muito fragilizado e magoado com as palavras dirigidas à minha pessoa. Pode enviar uma viatura com alguns agentes para meterem a Ti Palmita na linha e dar-lhe um raspanete?

    Colocado por: RPachecoalguém que em plena reunião de condomínio diz "eu não vendia a minha casa nem por um milhão de euros, só para ter o prazer de ficar aqui a chatear-vos a todos até morrer"


    Quem me dera ter esse tipo de divertimento.

    Você não pense que é especial. Problemas com vizinhos todos nos temos ou já tivemos.

    Quando vivi num apartamento, uma das minhas vizinhas fazia onlyFans e aquilo era um arraial de kona insuportável. As vezes começava com as suas sessões às 3h da manhã, como podia começar às 21h. Duração que ia dos 5 minutos até às 2h. Passava noites sem dormir.

    Óbvio que não podia queixar-me à policia, do apetite voraz de gaita da vizinha. Tal como a sua Maria Palmita, seria logo algo de chacota da policia.

    Solução? Tornar a vida deles ainda mais insuportável com a nossa presença. Infelizmente com velhos burros, não vejo outra solução.
  17.  # 17

    Colocado por: nielsky
    Para quê tanta violência?
    Fazer, o que tiver que ser feito, pela calada é o melhor remédio.


    Tanta violência? Então a gaja empurra-me das escadas e eu se me levantasse faria o quê? Batia palmas? Afffffff
    Concordam com este comentário: RPacheco
  18.  # 18

    Colocado por: RPacheco

    Pois, a fase "rainha de inglaterra" de acenos, ignorar e "queridos e fofos" já passou.
    Experimente isso com uma "Karen" a gritar-lhe ameaças e insultos (desde ameaças que lhe manda a porta abaixo, que lhe fura os pneus do carro, que lhe parte os vidros, que tem facas na cozinha, etc) a bater com violência com a porta de casa dela durante 25 minutos dentro dum prédio.
    Mas todas as ameaças são genéricas, é isso que achei curioso.
    Não é, "vou-te dar uma facada" é "tenho facas na cozinha"...não é, "furo-te os pneus do carro" é "deixam o carro e dormir na rua e esquecem-se que os azares acontecem"...e é tudo assim, o que me leva a pensar que vive de processar as pessoas (entre outras coisas mais "picantes") é que, eu sei de gente a quem ela disse isto e teve pneus furados e vidros partidos, ao apresentar queixa acusaram-na e ao não haver provas, processou-os. Entende?

    Agora imagine que apresento uma queixa porque ela diz que tem facas na cozinha, está a perceber?
    Ela não parte para a agressão, ela insulta, provoca, é capaz de estar literalmente aos gritos na sua cara e só age depois de você agir...ja tentou empurrar pessoas pelas escadas do prédio VÁRIAS vezes (é o modo operandi dela, uma das pessoas foi empurrada mas agarrada pelo filho antes de cair 2 andares).
    Não está bem a entender a situação que temos aqui em mãos no prédio, é um filme de terror autêntico, NÃO HÁ SOSSEGO, imagine o que é, num universo de apenas umas 15 pessoas, a larga maioria ter medo e ter sido agredida fisicamente por ela ou se não foi, pelo menos ja sofreu agressões verbais graves.
    Foi administradora do prédio durante anos porque as pessoas tinham medo de correr com ela, desapareceu muito dinheiro nessas administrações e tudo o que é papelada (actas, contas etc) de mais de 15 anos nunca apareceram até hoje...a brincadeira acabou porque a minha mulher sugeriu e foi aprovado passar a haver uma gestão externa.

    A situação só anda calma quando alguem se passa da cabeça, como eu me passei ha um ano e atrás e a meti em sentido quando a ameacei que a metia em tribunal por causa dumas obras ilegais que ela fez e que alteraram a fachada do prédio.

    Foi o suficiente para ficar "sossegada" com as pessoas no prédio por mais de 1 ano e termos "paz".

    Temos apenas 4 "jovens" entre os 30 e os 50 anos no prédio (eu e a minha mulher incluídos) o resto é tudo reformados acima dos 80 anos de idade....os mais jovens como é obvio passam a maior parte do tempo fora a trabalhar e como vivem com os pais (não são proprietários), não estão muito para se chatear com isto, até porque cresceram com no meio desta telenovela.
    Destas pessoas só 1 não teve problemas com ela e foi por ser filha da única pessoa com quem ela se dá minimamente bem no prédio.


    Se é assim tão insuportável, algo que acredito plenamente, o que eu faria era começar a busca por outro local pra viver. Localização ou casa nenhuma custa o meu bem estar e paz. Pensei nisso com seriedade, estamos numa fase muito dificil para uma mudança de habitação, mas tentem a todo o custo sair daí.
    Concordam com este comentário: marize
  19.  # 19

    Eu dava-lhe dois estouros sem ninguém ver.
    Concordam com este comentário: RPacheco
  20.  # 20

    Um alfinete no cabo da TV a hora do preço certo ou do Goucha.
 
0.0277 seg. NEW