Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bons dias,

    Estou a precisar de fazer a manutenção à bomba de calor de AQS.

    É uma tarefa aborrecida, pois tenho que esvaziar o depósito (ânodo de magnésio enfiado por baixo...) e a bomba está num arrumo no meio do apartamento. Da última vez andei a descarregar o depósito ao balde...

    Já que vou mexer nisto, lembrei-me de que poderia trocar o grupo de segurança (o que lá está é fraquinho fraquinho fraquinho) e também de colocar na boca de água fria uma torneira onde pudesse ligar uma mangueira e descarregar o depósito.

    Pus-me a ver os grupos de segurança da Caleffi e encontrei a da figura abaixo.
    Pelo que dá a entender:

    - Pela seta azul entra água fria, e já tem válvula de corte e tudo;
    - Pela seta vermelha, a água fria segue para o termoacumulador;

    E na zona da seta verde tem uma espécie de tampa de plástico... Isso serve para quê? Será que eu posso tirar a tampa de plástico e colocar ali uma válvula de esfera para descarregar o depósito mais comodamente?
      SegurancaCaleffi.png
  2.  # 2

    pode simplesmente descarregar pela zona de valvula de purga/ segurança
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradaspode simplesmente descarregar pela zona de valvula de purga/ segurança


    Não é muito aconselhado, pois às vezes mete-se um resíduo na sede da válvula e esta fica a pingar em permanência. A semana passada tive que trocar a válvula de segurança do circuito do aquecimento central por causa disso mesmo.

    Por outro lado, e já que vou ter de mexer, preferia não ter que ficar uma hora e meia a segurar na mola da válvula enquanto 110 litros de água esvaziam devagarinho por um canal estreito empurrados pela pressão atmosférica... Lá está, prefiro ligar uma mangueira, encaminhá-la para a banheira e deixar a descarregar livremente enquanto faço outra tarefa qualquer no entretanto.
  4.  # 4

    eu tenho esta informação diferente da sua:
    Essa válvula deve ser descarregada de tempos a tempos para prevenir a acumulação de depósitos de calcareo/ residuos que não deixam atuar a mesma.
    A roda, normalmente tem uma posição de bloqueio, para permanentemente aberto, permitindo a actuação em contínuo. penso que é "puxar e rodar" - mas posso estar equivocdo, ou depende do fabricante/ modelo de valvula de Segurnaça.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradaseu tenho esta informação diferente da sua:


    O que o Pedro diz faz algum sentido: testar a válvula para garantir que a mesma opera (isto é, não está presa, não avariou).

    Quanto à experiência que tive com a válvula do aquecimento, já várias vezes tinha visto esse alerta escrito por aqui no FdC (por parte do Sérgio Rodrigues ou do SrR, não sei bem :) E de facto aconteceu.
  6.  # 6

    Esse grupo de segurança é eficiente o tampão da zona verde serve para remover o filtro interior não pode ligar nada a descarga para o esgoto é efectuada pela parte de baixo existe uma rosca na zona branca onde tem que acoplar um sifão proprio e dai fazer ligação a um esgoto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, ClioII
  7.  # 7

    Colocado por: ClioIIE na zona da seta verde tem uma espécie de tampa de plástico... Isso serve para quê? Será que eu posso tirar a tampa de plástico e colocar ali uma válvula de esfera para descarregar o depósito mais comodamente?


    Entretanto já consegui encontrar uma folha técnica mais completa da Caleffi, com mais informação do que o catálogo geral tinha. Respondendo a mim mesmo e a mais alguém que tenha a mesma pergunta: não, não posso instalar nada ali. Aquela tampa serve unicamente para a limpeza e a substituição do mecanismo do anti-retorno.
  8.  # 8

    Colocado por: Costa53Esse grupo de segurança é eficiente o tampão da zona verde serve para remover o filtro interior não pode ligar nada a descarga para o esgoto é efectuada pela parte de baixo existe uma rosca na zona branca onde tem que acoplar um sifão proprio e dai fazer ligação a um esgoto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII


    Obrigado Costa53, escrevemos ao mesmo tempo.
  9.  # 9

    Colocado por: Costa53 na zona branca onde tem que acoplar um sifão proprio e dai fazer ligação a um esgoto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII


    Estamos a falar deste acessório, correto?

    Só não percebo que tipo de tubo é esperado na saída de esgoto. Uma vulgar mangueira com um aperto cónico?
      SifaoCaleffi.png
    • SrR
    • 24 novembro 2023

     # 10

    Qual a bomba de calor?
  10.  # 11

    Colocado por: SrRQual a bomba de calor?


    Bomba de calor mural Ariston Nuos Evo 110

  11.  # 12

    Colocado por: ClioII

    Estamos a falar deste acessório, correto?

    Só não percebo que tipo de tubo é esperado na saída de esgoto. Uma vulgar mangueira com um aperto cónico?
      SifaoCaleffi.png


    Exato. liga com tubo pvc de 32mm
    • ClioII
    • 24 novembro 2023 editado

     # 13

    Colocado por: Costa53

    Exato. liga com tubo pvc de 32mm



    Neste momento tenho a tal válvula de segurança fraquinha que tem uma saída fininha (da espessura de uma caneta). A bomba trazia um pequeno acessório manhoso que recolhe a água da válvula de segurança e dos condensados da bomba e a encaminha para um tubo PEBD de 20mm se não estou em erro. Tenho de ver como é que agora vou unir e adaptar isto tudo...
 
0.0168 seg. NEW