Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Neste momento estamos a construir casa e com bastantes duvidas... Estou a tratar com o projetista mas também gosto de ter informação, para poder argumentar e tomar as melhores decisoes.

    Atualmente, as sapatas ja se encontram prontas e ainda estamos a decidir se vamos fazer desvão sanitário ou encher com brita. Ambas as hipoteses sao validas, mas preocupa-me ter que contemplar montes de grelhas de ventilaçao, e mesmo assim nao ter a certeza se vai funcionar...

    No entanto, tenciono aplicar betuminoso e colocar tela pitonada à volta das sapatas, para proteger.


    A minha duvida:
    De forma a prevenir humidades por capilaridade, recomendam alguma solução para aplicar entre sapata/baldrame e o tijolo? Algum material especifico?

    Muito obrigado
  2.  # 2

    Que tipo de impermeabilização levou na base das sapatas.
    A lage de piso que tipo de lage é?
    Da base das sapatas até à face inferior da lage quanto tem?
    As laterais das sapatas já estão impermeabilizadas?
  3.  # 3

    Boa tarde, zedasilva

    Respondendo:
    - A base da sapata infelizmente não levou nada. Está em contacto direto com o solo e foram cheias com betão pronto (no concreto, o empreiteiro não poupou... e sei que o betão é da melhor qualidade para o efeito);
    - A lage de piso, não entendi bem a questão. Mas a ser executada laje, será vigotas aos pares e abobadilhas tipo leca (cheio, o tosco deverá ficar com uns 30/40cm);
    - Tenho que medir com mais precisão mas, diria na volta dos 80cm. Não mais que um metro de desvão;
    - Não estão, até porque algumas sapatas ainda estão a ser executadas. Mas tenciono aplicar betuminoso e tela pitonada nas laterais.

    Algumas observações importantes:
    - Esta zona da habitação terá apenas 45m2, formato retangular assentes em 6 sapatas todas ligadas. Ou seja, terá que existir respiros entre cada secção (o desvão nao será todo aberto).
    - É uma casa construida a quase 3 metros do nivel da estrada (com um muro de sustentação à frente). A nivel freático, não dará grandes problemas... a água tem bem por onde descer);
    - Tenciono colocar piso radiante pelo que, de uma forma ou de outra, o piso acabará termicamente isolado (e nem sei se isto pode agravar ou nao as condensações, caso opte por laje);

    Muito obrigado pela ajuda :)
  4.  # 4

    Encha o desvao com brita, plástico e coloque depois o betão. Poupa dinheiro e fica melhor servido!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis
  5.  # 5

    Colocado por: joaoreisno concreto

    no Betão. em Portugal é Betão, deriva do Francês, "Beton". Ao contrario do Brasil, a palavra deriva do Inglês, "concrete"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    noBetão. em Portugal é Betão, deriva do Francês, "Beton". Ao contrario do Brasil, a palavra deriva do Inglês, "concrete"


    Obrigado pela correção e por ter agregado valor a este tópico.
  7.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoEncha o desvao com brita, plástico e coloque depois o betão. Poupa dinheiro e fica melhor servido!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaoreis


    Obrigado, Ricardo.
    Cada vez estou mais inclinado para essa opção.
    Relativamente a uma possível barreira entre a viga da sapata e o tijolo (neste caso será bloco térmico), recomenda alguma solução? Ou a impermeabilização da sapata é suficiente?

    Grato
  8.  # 8

    Foamglass
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis
  9.  # 9

    Colocado por: RicardoPortoFoamglass


    Pesquisei e, de facto, a solução "Perinsul" parece super interessante e um grande descanso.

    Mas o preço não é muito convidativo, e não parece fácil encontrar distribuidores em Portugal que vendam menos do que uma palete. 🙁 Online, so me aparece 1.
  10.  # 10

    Colocado por: joaoreisdistribuidores em Portugal


    Eurobuild
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis
  11.  # 11

    Colocado por: joaoreisRelativamente a uma possível barreira entre a viga da sapata e o tijolo (neste caso será bloco térmico), recomenda alguma solução?

    Para orçamentos limitados, uma banda de tela asfáltica.
    pelo que parece está já em fase de construção sem que estes "pormaiores" tenham sido discutidos e acautelados na fase de projeto.
    Se assim foi, certamente que também não foram acautelados na fase de orçamentação, ou seja, qualquer "acrescento" que faça a gora ao orçamentado será sempre uma derrapagem que é preciso acautelar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  12.  # 12

    Caro João,

    Penso ser boa opção assentar a primeira fiada de blocos com uma massa em que adicionem o material abaixo:

    https://prt.sika.com/pt/solucoes-para-construcao/tec-betao-cimento/betao/produtos-acessorios/sikacim-waterproofer.html

    Comprei a 1,95€ + iva cada embalagem.


    Quanto ao desvão:
    - Eu não gosto e não fiz na minha casa porque se não garantir muita circulação de ar o teto de desvão estará sempre a pingar água
    - Coloquei uma camada de TNT junto ao solo, depois 5 cm de brita 2 e depois TNT por cima, depois terra. depois coloquei um plástico grosso e massa para cima. A camada de brita é para impedir a capilaridade da água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis
  13.  # 13

    E o dreno?
    Concordam com este comentário: marize
  14.  # 14

    Colocado por: RicardoPortoE o dreno?
    Concordam com este comentário:marize


    Dadas as condições muito limitadas, não vou ter espaço para colocar dreno no exterior da sapata. A nível freático, não é um terreno problemático.

    Já no interior da sapata, ou seja, por baixo do piso interior, aconselha a colocar dreno?
  15.  # 15

    Colocado por: Na_mouchCaro João,

    Penso ser boa opção assentar a primeira fiada de blocos com uma massa em que adicionem o material abaixo:

    https://prt.sika.com/pt/solucoes-para-construcao/tec-betao-cimento/betao/produtos-acessorios/sikacim-waterproofer.html

    Comprei a 1,95€ + iva cada embalagem.


    Quanto ao desvão:
    - Eu não gosto e não fiz na minha casa porque se não garantir muita circulação de ar o teto de desvão estará sempre a pingar água
    - Coloquei uma camada de TNT junto ao solo, depois 5 cm de brita 2 e depois TNT por cima, depois terra. depois coloquei um plástico grosso e massa para cima. A camada de brita é para impedir a capilaridade da água.


    Sim, colocar hidrofugante no cimento, não perde. Ainda que eu tenha dúvidas que seja uma solução para longo prazo.

    Quanto ao resto, após conversa com o projetista, chegamos à conclusão que a melhor opção é mesmo desistir do desvao sanitário, e encher a brita.

    Por todas as razões mas, principalmente, porque o vazio teria apenas 30 a 40cm (tinha a ideia que era mais). Ficou automaticamente descartada essa hipótese.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rubenfilipelopes1996
  16.  # 16

    Boas

    Encher o desvão a brita é a melhor ideia, mas coloque uma manta geotextil por baixo da brita para a terra não subir à brita.
    também pode usar tnt em polipropileno que é muito barato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis
  17.  # 17

    Penso ser boa opção assentar a primeira fiada de blocos com uma massa em que adicionem o material abaixo


    Uma outra opção (mesmo a contemplar) pode ser inserir uma tela betuminosa (deste género https://www.amazon.de/dp/B00IQ9H1YU?tag=h_ab_0-21&linkCode=osi&th=1&psc=1&language=en_GB) antes da primeira camada de tijolos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis
  18.  # 18

    Obrigado aos 2 pelas vossas sugestões.

    Sim, a manta geotextil.. bem lembrado! Será considerada.

    Quanto à tela na camada de tijolos, vamos optar por simplificar para não atrasar a obra. Até porque as sapatas bem como a primeira fiada vão ser impermeabilizadas pelo exterior. Já deverá minimizar esse risco.

    Aquilo que vou pedir para o empreiteiro fazer é, na primeira fiada, fazer uma espécie de meia cana com pequenos tubos de drenagem para escoar alguma eventual condensação. Não sei se ajuda mas... descargo de consciência.
  19.  # 19

    .
 
0.0207 seg. NEW