Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Estou numa casa que tem um certificado energético B. Tem aquecimento central com uma caldeira a gasóleo, que estamos a pensar substituir por bomba de calor. No entanto, como é um investimento significativo, estava mais virado para primeiro ver se valeria a pena investir mais na eficiência energética da mesma. (sempre fui muito adepto do conceito de passive houses). Os orçamentos que tenho para a bomba rondam os 9-13k e penso que com esse valor já seja possível melhorar significativamente algumas coisas na casa.

    No nosso certificado energético, a medida principal identificada era a instalação de um tecto falso (a casa tem dois andares e não me parece que tenha isolamento). Mas penso que seria uma mais valia investir um pouco mais e aplicar isolamento no próprio telhado, não? Até porque nos quartos (piso de cima) os roupeiros embutidos estão bastante próximos do tecto e não sei se haverá espaço suficiente para um tecto falso.

    O plano seguinte (talvez para daqui a 1 ou 2 anos) seria isolamento exterior nas paredes.

    Embora a casa não tenha isolamento, o comportamento térmico não é mau. Tem estado bastante frio aqui em Braga e para esta casa de 230m² apenas temos estado com dois radiadores elétricos (ok, estão ligados 24h por dia), e a temperatura oscila entre os 18-20.

    O que gostava mesmo era de ter alguém que percebesse a sério de passive houses e me fizesse uma "consultoria" e me aconselhasse sobre qual seria o melhor primeiro passo para melhorar. (sem desprezo a quem fez o certificado energético, achei a análise fraca)

    Opiniões? Conselhos?
    Obrigado!
  2.  # 2

    Se a casa não tem qualquer isolamento térmico (paredes/cobertura), acho que tem de começar por aí, isolar a casa e depois perceber quais as necessidades de aquecimento/arrefecimento.
  3.  # 3

    Se a casa não tem qualquer isolamento térmico (paredes/cobertura), acho que tem de começar por aí, isolar a casa e depois perceber quais as necessidades de aquecimento/arrefecimento.


    certo. No entanto o investimento que posso fazer é limitado, por isso queria perceber, dado um certo orçamento, quais seriam as mudanças mais significativas (com maior retorno). Capoto vai ser caro, se calhar com menos investimento e isolando o tecto e fazendo outras pequenas melhorias, podia-se obter um ganho térmico também grande? Não sei, é este tipo de coisa que gostava de poder falar com alguem :)
  4.  # 4

    Duvido que o possa fazer sob orçamento limitado, Isolar o telhado não será suficiente se entretanto perder pelas paredes.

    É pedir orçamentos e gerir de acordo com €€ disponíveis .
  5.  # 5

    Colocado por: nunodonatocalhar com menos investimento e isolando o tecto e fazendo outras pequenas melhorias, podia-se obter um ganho térmico também grande? Não sei, é este tipo de coisa que gostava de poder falar com alguem :)

    Sim, é uma das estratégias.mas deve ser avaliado caso a caso.
    Pode sempre contratar um Arquitecto ou engenheiro CIVIL, que esteja habituado a este tipo de situações ,para efectuar essa perícia. Ou a um perito ADENE... Ainda que tenha já visto recomendações de peritos para melhorias, que não lembra o diabo... 🙄🫣🤔
    Concordam com este comentário: zedasilva
  6.  # 6

    Se o objetivo é melhorar e eficiência termina numa perspetiva passive house, o que primeiro deve fazer é tentar perceber qual os locais onde está a ter perdas.
    Com esta análise é que deve começar e pensar por onde deve começar a isolar.
    Investir neste momento num sistema de aquecimento é tudo menos uma atitude passive house
    Esta é a altura ideal para contratar uma analise termográfica. Com isto fica a perceber por onde está a perder mais calor.
    Depois de ter a casa isolada é que se necessário deve começar a pensar num sistema de aquecimento se ainda se justificar
  7.  # 7

    Colocado por: nunodonatoperspetiva passive house, o que primeiro de


    A prioridade será sempre isolar termicamente a casa. Pois assim necessitará de consumir muito menos energia para poder aquecer os espaços.

    Poderá, posteriormente, apostar em sistemas de aquecimento mais eficientes (tipo bomba de calor) e também na produção de energia elétrica/aquecimento de aguas através de painéis.
 
0.0134 seg. NEW