Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a tod@s,
    Comprei no início deste ano um apartamento T2 com 50 anos e em estado de origem, pois além de fechar as varandas em marquises os antigos proprietários não fizeram qualquer obra na casa. Assim a casa necessita de compor muita coisa, sendo a meu ver a primeira prioridade a substituição das janelas que são de madeira e não isolam nada. Também sinto necessidade de recuperar as varandas que estão em muito mau estado, sendo que uma delas quero manter fechada mas a outra pretendo abrir. Depois, parece-me fundamental obras na cozinha, colocando canalização nova, revestimento, pavimento e móveis novos e tratar da parte elétrica que também é de origem, com a agravante de haver poucas tomadas em toda a casa; só para dar uma ideia o corredor não tem qualquer tomada e cada quarto só tem uma. Idealmente, seria mesmo para fazer tudo novo, mas o problema é que o valor que tenho disponível parece ser insuficiente. Na altura que visitei a casa das primeiras vezes, as pessoas da imobiliária diziam que 15 a 20mil € seriam suficientes. Uma pessoa conhecida, fez no início do ano também obras na sua casa, em muito semelhante à minha e conseguiu por menos de 21mil€. A mim já me deram orçamentos de cerca de 67mil€ (neste orçamento era mesmo tudo como idealizei, incluindo instalação de AC e colocação de 3 roupeiros embutidos, mas é mais que impossível), a 37mil€, a 35mil€ (e neste ainda tinha de comprar chão, revestimento, cozinha, pedra de cozinha, coisas da wc), a 22mil€ (aqui sem fatura e tendo de comprar os materiais todos também e apenas com reparação das portas interiores). Enfim, está muito complicado pois só tenho possibilidade de investir 22mil€ para tudo, mão de obra, materiais e coisas da cozinha e tenho de estabelecer prioridades. A casa de banho não está má e pensei na hipótese de para já não mexer nela a não ser fazer um tecto falso pois a luz está na parede e é melhor ficar no tecto. Além disto também me apercebi ontem que o tecto apresenta gotas de água, como se alguém tivesse estado muito tempo a tomar banho com a água muito quente, o que é muito estranho pois ninguém vive lá desde fevereiro (a casa é um 3andar, o último do prédio), o que poderá ser isto? A minha questão é, faz sentido mudar a canalização da cozinha e não mexer na da wc? Se quiser fazer as obras da wc daqui a uns anos vou ter de partir novamente muita coisa, por exemplo, paredes e chão? É que no caso do chão eu gostaria de manter o que está, é de tacos, queria afagar e mantê-lo. Se for possível ajudarem-me nesta situação agradeço.
      IMG_20231028_154617.jpg
      IMG_20231028_155208.jpg
      IMG_20231028_154841.jpg
  2.  # 2

    a meu ver se precisa assim de ajuda de uma forma tão geral sobre tudo é porque não domina os aspetos nas suas particularidades
    nem tão pouco tem uma noção da relação do grau da intervenção e seus custos.
    recomento que faça um projeto e organize um levantamento baseado no estado atual do apartamento em todas as suas vertentes e organize de seguida um caderno de encargos baseado nas suas necessidades e complementado com um mapa de quantidades e trabalhos com uma ponderação de custos e interligado com o plafond disponivel.
    para tal recorra a um profissional ou empresa para essa assessoria.
    Em suma significa isto que se fizer um bom planeamento terá um maior controle de tudo e dos custos antes de se meter em trabalhos.
    orçamentos remodeleiros há por ai aos pontapés e com resultados pouco satisfatórios.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: v_santos
  3.  # 3

    .. gastar uma "fortuna" num tecto falso na IS, deixando tudo pro fazer, somente para ter uma iluminação no tecto!?
    Desculpe, mas só aqui nesta frase, vê-se que não tem noção das prioridades.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  4.  # 4

    O ideal é contactar um técnico (arquiteto ou eng. civil), idóneo/ isento, com ele efectuar um levantamento do existente e elaborar uma lista de prioridades de intervenção, eventualmente alguns desenhos de apoio.

    com essa lista, pede os orçamentos, reparte empreitadas, etc... ajusta consoante a disponibilidade financeira.
    Concordam com este comentário: zedasilva, Jpires76, marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: v_santos
 
0.0063 seg. NEW