Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    O que acho piada é aos profissionais de saúde disponíveis para violar uma futura restrição aos "turistas de saúde" por razões "humanitárias".
    Já os contribuintes que lhes pagaram a formação e lhes pagam o ordenado que se lixem, ou vão para o privado que aí já são mais "humanitários".
    https://www.jn.pt/3584667764/profissionais-de-saude-enviam-carta-a-marcelo-contra-limitacao-no-acesso-de-estrangeiros-ao-sns/
  2.  # 222

    Colocado por: dmanteigasMas isso e um mito.
    Quantas profissoes existem em Portugal onde alguem com 30 anos ganha mais de 50 mil euros anuais... de forma relativamente facil. Porque os que trabalham as tais 60 horas ganham algures na ordem dos 80 mil anuais. Isto e uma nao discussao, porque dentro da funcao publica se ha quem nao se possa queixar comparativamente a media dos funcionarios publicos sao medicos e professores. E voltamos a mesma questao... quantos cursos de medicina acabam sem vagas? O que nao falta e atratividade da profissao...
    O que se podem queixar e do que se queixam todos os outros - que a progressao e uma ****, nao ha uma carreira em condicoes e que quem entra de novo tem muito mais dificuldade que quem ja la esta. Mas agradecam a quem se bate pelo socialismo na funcao publica onde sao todos iguais desde que simplesmente... existam. E ja agora... cada aumento dos funcionarios publicos e sempre um novo imposto amanha. Isto de aumentar apenas 'porque sim' sempre me fez comichao, principalmente quando e funcionarios do estado. E preciso nao esquecer que ao contrario daqueles que se queixam que perderam poder de compra desde a troika, pelo menos nao perderam os empregos, casas...


    Certo certo...
    Mas eu não estava a dintinguir entre médicos do público ou do privado.
    O profissional deve cobrar o que acha justo.
    Cabe ao empregador, seja ele público ou privato, escolher e pagar.
    Mas como em tudo, não só o empregador escolhe. O empregado também escolhe... em função de muitas coisas, proximidade do emprego a casa, condições de infraestrutura, de equipamento, de equipa, e... de remuneração. A mim não me faz nenhuma confusão que um Médico ganhe 4 ou 5 mil se é isso que ele vale. Interessa-me é que faça bem o serviço, seja ele público ou privado.

    Colocado por: dmanteigasQuem trabalha sem brio, tanto faz cobrar 1000 como 2000e/m2.

    O problema, enquanto Dono de Obra... é que a questão do brio, depressa lhe passa quando tem à sua frente um orçamento de 1000€/m2 e outro de 2000. Aí, já pouco importa que o tipo sem brio pague uma miséria aos empregados,... ou que tenha metade do plantel os imigrantes de que tanto se queixa, que conduza o camião sem seguro, que não ligue às normas de segurança, etc...

    O dinheiro manda!
    O sem brio cobra pouco, porque assim consegue mais clientes e ter trabalho.
    Porque se cobrar o mesmo que o outro... aqui o "burro" é o Dono de Obra... que entre dois ao mesmo preço, escolhe o fraco.
    Porque se escolher o bom, o sem brio nunca terá trabalho, a menos que baixe o preço... mas aí, a sua frase deixa de fazer sentido.
    • DR1982
    • 8 janeiro 2025 editado

     # 223

    Colocado por: dmanteigasnao vao obviamente gastar milhares de euros em paneleirices que so interessam mesmo a malta como o DR que se preocupa com coisas que entram na regra dos 80/20. Aumentam 80% o custo para um beneficio adicional de 20%.
    Nao precisa de dizer mais nada, se os exemplos que dei atras (betonar contra a terra, não impermeabilização de sapatas, roubar no ferro, drenagem mal executada, Etics sem respeitar as normas de aplicação) para si são paneleirices esta tudo dito.
    Repare que eu não falei na falta de certos cuidados que admito que possam ser encarados como preciosismos.
  3.  # 224

    Colocado por: CarvaiJá os contribuintes que lhes pagaram a formação e lhes pagam o ordenado que se lixem, ou vão para o privado que aí já são mais "humanitários".

    Foi você que me pagou a Licenciatura + Mestrado e Especialidade???

    Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Técnicos de Radiologia, etc, pagam uma boa parte do investimento realizado no curso.
    Não quero ferir suscetibilidades, mas há profissões onde a formação é "oferecida" aos candidatos selecionados, como forças de segurança, técnicos do INEM, bombeiros, etc, etc... mas nos hospitais, o pessoal pagou pela formação e puxou pela cabecinha para a terminar.

    Os contribuintes pagam para ter infraestruturas, estradas, escolas, hospitais, segurança, serviços gerais da administração pública, etc.
    Gosto de ouvir quando as pessoas dizem que são elas que me pagam o salário (como se não trabalhasse para o ganhar)... e depois vai-se a ver e são parasitas da sociedade.
    E quanto ao turismo na saúde, acredite que até nos meios pequenos já é um grande problema.
  4.  # 225

    Colocado por: zedasilva
    Chegam!
    Mas cada um faz como quer, não existem morcelas sem sangue.


    Errado.
    É claro que existem. 😀

    https://alheiras.com/morcela-branca/
    Concordam com este comentário: Pedro737, Palhava
  5.  # 226

    Colocado por: TelhadoÉ claro que existem. 😀


    Até sem carne... 😂
    https://lojavegetariana.pt/produto/morcela-vegan/
    • HFSF
    • 8 janeiro 2025 editado

     # 227

    Colocado por: CarvaiO que acho piada é aos profissionais de saúde disponíveis para violar uma futura restrição aos "turistas de saúde" por razões "humanitárias".
    Já os contribuintes que lhes pagaram a formação e lhes pagam o ordenado que se lixem, ou vão para o privado que aí já são mais "humanitários".
    https://www.jn.pt/3584667764/profissionais-de-saude-enviam-carta-a-marcelo-contra-limitacao-no-acesso-de-estrangeiros-ao-sns/


    Aqui que ninguém nos ouve, também pagou a minha e de todos os meus colegas.
    Um monte de eng. informaticos que nunca trabalharam no publico.

    Em principio já todos devemos ter pago a nossa divida consigo na multa do IRS que nos passam todos os meses ;)
    Concordam com este comentário: mafs4960
    • HFSF
    • 8 janeiro 2025

     # 228

    dmanteigas já percebi que o que é preciso é ter brio profissional e amor à camisola.
    O resto... vê-se depois...

    Isto da inflação e da perda do poder de compra não vai mudar a minha vida porque tenho brio profissional.
  6.  # 229

    Colocado por: HFSFAqui que ninguém nos ouve, também pagou a minha e de todos os meus colegas.
    Um monte de eng. informaticos que nunca trabalharam no publico.

    Sim é provável que os 50% que me sacavam todos os meses, ao mesmo tempo que pagava colégios privados ao meu filho e seguros de saúde aos privados. Nada a contestar e muitos até foram trabalhar para o estrangeiro. E agora que estou reformado são vocês que me estão a pagar a reforma, pois o que paguei na altura já foi estoirado. Agora não tolero estarmos a pagar a profissionais que não nos tratam, mas estão disponíveis a tratar mesmo ilegalmente os estrangeiros. Se querem ser "humanitários" despeçam-se do SNS e vão para África trabalhar nos territórios dominados por bandos corruptos armados.
  7.  # 230

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Não é líquido que pagando melhor receberá um melhor serviço.
    Mas é altamente mais provável que isso aconteça, do que o inverso.
    É tão simples quanto isso.

    Estejámos nós a falar de empreiteiros ou de médicos.

    É verdade que físicamente as 60h de trabalho dum médico/empreiteiro tanto lhe custam recebendo muito como pouco.
    Porém, mentalmente é diferente... há uma maior motivação. E sobretudo permite, que se recebo mais, talvez não "precise" ou queira fazer tantas horas...
    Ganhando mais à hora, posso trabalhar 40h, 45h, sabendo que no final do mês, a carteira, e o estilo de vida não se alteraram.
    Melhora o serviço, porque trabalho mais fresco, mais descansado cada uma dessas 40h.
    E sobram-me mais horas na semana, para fazer outras coisas, em vez de as fazer em horário de trabalho.
    Ao passo que torno a carreira atrativa e posso competir com a concorrência para agarrar os melhores profissionais.

    Depois, no caso do Médico, se não há remuneração atrativa, que a é nossa maneira de premiar as pessoas... haverá menos gente que siga a profissão "por amor à camisola". Sinceramente, para perder 10 anos a estudar na Universidade, adiar formar familia, etc e ganhar o mesmo, ou apenas pouco mais, do que se trabalhar na caixa do Froiz (com todo o respeito por outras profissões)... sinceramente... eu pensaria 2, 3, 4x antes de candidatar-me à vaga na Universidade.

    Tudo bem que é uma questão de Procura e Oferta... mas pelo que vou vendo, e pela necessidade de tantas horas extra, não me parece que haja excesso de Médicos.


    tudo tretas, a motivação não está dependente do salário, com um salário que lhe cubra as necessidades já vai ser feliz.

    ganhar pouco mais que um caixa do Froiz? este tem que ser piada

    claramente há excesso de médicos, pode haver falta em alguns sítios/áreas
  8.  # 231

    Colocado por: jg231tudo tretas, a motivação não está dependente do salário, com um salário que lhe cubra as necessidades já vai ser feliz.


    Tretas?
    Diga isso aos milhões de portugueses emigrados... e de passo pergunte-lhes se por acaso vivem na Noruega ou no Canadá com -20ºC por amor à profissão... ou se o facto de se ganhar mais por lá foi mero acaso.

    Porque não emigraram para Marrocos, para o Senegal, para o Sri Lanka? Para o Nepal? Para a Somália? Para a Bolívia?
    Porque ao emigrar na Europa, não vão para a Bulgária, Grécia, Croácia? Com climas e culturas mais próximas da nossa?

    Fonix, "a motivação não está dependente dos salários"... esta foi boa.
    Parece que nunca ouviu um português queixar-se que se ganha mal neste país!

    Se no 12º ano, me dissessem que iria estudar 8-10 anos a correr bem, queimar a cabeça, viver em constante formação, turnos da noite nas Urgências... para ganhar 2000 paus... eu certamente não ia, por muito amor à profissão que tivesse.
    Concordam com este comentário: mafs4960, diouf_matos
  9.  # 232

    Colocado por: jg231ganhar pouco mais que um caixa do Froiz? este tem que ser piada


    https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/mercadona-paga-salarios-superiores-aos-dos-medicos-do-sns-em-portugal/
    Um exemplo de comparação...
    Não é líquido que um médico ganhe sequer o dobro, do que se trabalhasse num supermercado...

    Mas por sí, parece que deviam ganhar o mesmo, visto que a "remuneração não é motivação"...
  10.  # 233

    Colocado por: HFSFdmanteigas já percebi que o que é preciso é ter brio profissional e amor à camisola.


    Obvio... ou no seu trabalho, o seu profissionalismo esta indexado ao valor que recebe ao final do mes?
    O meu nao. Sou tao profissional hoje como quando comecei a trabalhar com um estagio profissional inferior ao SMN.

    Se nao me sinto valorizado salarialmente ou de outra forma... procuro outro sitio que me valorize. Se isso for sequer a minha preocupacao principal. Ja por mais que uma vez que tomei decisoes que me fizeram perder dinheiro mas ganhar outras coisas.

    No caso dos medicos ainda e pior, porque aquele que trabalha, que se dedica a causa, que nao fica a bater uma sorna no escritorio com a sala cheia de doentes para ver, acaba a ver exatamente o mesmo que aquele que num turno noturno de urgencia de 12h ve 4 ou 5 doentes.

    Colocado por: N Miguel OliveiraNão é líquido que um médico ganhe sequer o dobro, do que se trabalhasse num supermercado...


    N Miguel, so pode dizer isto quem desconhece por completo quanto ganha um medico (e ja agora, quanto ganha um trabalhador do mercadona). Um interno ao fim de 2/3 anos ja ganha o dobro bruto do salario medico do Mercadona. No final da especialidade passa para mais do triplo. Isto a fazer 35h... se formos meter horas extra, urgencias, etc... Nao caiam nessa patranha, nao ha medicos pobres em Portugal.

    E preciso perceber que as queixas dos medicos nao e vs o resto da populacao e a valorizacao que obviamente deviam ter vs o trabalhador portugues medio. As queixas deles e vs aquilo que era a expectativa e a realidade da profissao ha 20 anos atras. Onde um medico facilmente ganhava o triplo do que ganha hoje e o SNS era apenas um 'part time' para onde encaminhavam os doentes que viam no seu consultorio privado e cobravam horas extra depois de passarem as regulares no escritorio... ou entao quando comparam o incomparavel e falam naquelas especialidades que nunca vao ser salarialmente atrativas no publico porque o privado e 'demasiado' lucrativo. Um dermatologista a ver sinais facilmente fatura 500e/hora em consultas so a ver sinais. Algum dia o publico consegue salarios mesmo que aumentasse 50% que 'motivasse' este profissional? Nunca. O segredo estara sempre em oferecer aquilo que o privado nao consegue, e tirar aquela ideia pateta da cabeca das 'exclusividades'.



    Colocado por: N Miguel OliveiraSe no 12º ano, me dissessem que iria estudar 8-10 anos a correr bem, queimar a cabeça, viver em constante formação, turnos da noite nas Urgências... para ganhar 2000 paus... eu certamente não ia, por muito amor à profissão que tivesse.


    2000 paus ganham so a fazer urgencias 'extra'... realmente N Miguel, tem de falar com alguns amigos medicos e pedir-lhes para ser transparentes naquilo que realmente ganham. E nao vamos cair na patranha de falar em valores liquidos. O que interessa e o bruto porque impostos todos pagamos. Nao da para ao mesmo tempo pedir aumentos salariais aos funcionarios publicos, enquanto se acha que alguem que recebe 5000e/mes paga muitos impostos.

    Colocado por: DR1982Nao precisa de dizer mais nada, se os exemplos que dei atras (betonar contra a terra, não impermeabilização de sapatas, roubar no ferro, drenagem mal executada, Etics sem respeitar as normas de aplicação) para si são paneleirices esta tudo dito.


    Nao era a isso que me referia. Isso sao os tais exemplos de mau profissionalismo e tem pouco a ver com o preco, pois e basicamente 'fugir' ao acordado.
    • HFSF
    • 9 janeiro 2025

     # 234

    Colocado por: dmanteigasObvio... ou no seu trabalho, o seu profissionalismo esta indexado ao valor que recebe ao final do mes?
    O meu nao. Sou tao profissional hoje como quando comecei a trabalhar com um estagio profissional inferior ao SMN.


    O orgulho de trabalhar abaixo do SMN!

    No meu trabalho a minha vontade de trabalhar e fazer bem as coisas está claramente ligada ao que recebo ao final do mês. Como estou satisfeito entrego com a melhor qualidade porque sou bem tratado se assim não fosse provavelmente estava mais preocupado em procurar outro sitio para trabalhar.

    Colocado por: dmanteigasN Miguel, so pode dizer isto quem desconhece por completo quanto ganha um medico (e ja agora, quanto ganha um trabalhador do mercadona). Um interno ao fim de 2/3 anos ja ganha o dobro bruto do salario medico do Mercadona. No final da especialidade passa para mais do triplo. Isto a fazer 35h... se formos meter horas extra, urgencias, etc... Nao caiam nessa patranha, nao ha medicos pobres em Portugal.


    Isto é mentira.
    Eles trabalham 40h semanais por exemplo.

    Leu o link que o N Miguel comentou?

    Eu tenho alguns amigos medicos e não vejo nenhum a dizer que tem uma vida descontraida.
    Que há os que não fazem nada? Há, é como em todo o lado também tenho colegas de profissão que não produzem nada mas daí a generalizar uma profissão por causa de 2 ou 3 vai uma distancia colossal.
  11.  # 235

    Se a malta aqui do fórum derrapar nas obras como derrapam nos temas dos tópicos, estão bem tramados.

    Começa o tópico com custo de construção e já se derrapa para salários de médicos!
    Concordam com este comentário: fabsil, diouf_matos, powerPT, HFSF, mafs4960
  12.  # 236

    Colocado por: HFSFLeu o link que o N Miguel comentou?


    O Link que o N Miguel colocou e falso a comecar pelo facto que os salarios do mercado sao com duodecimos (12 meses) e os dos medicos nem sequer estao corretos porque nao sao sequer comparaveis. Para ser justo na comparacao, ha que comparar trabalhar no Mercadona, 40h/semana vs o 1o escalao do medico assistente que em 2024 por exemplo era 3280e sem dedicacao exclusiva ou 4000e a trabalhar 42h/semana em dedicacao exclusiva. Em 2025 estes valores vao subir.

    Colocado por: HFSFEu tenho alguns amigos medicos e não vejo nenhum a dizer que tem uma vida descontraida.


    Eu nao tenho alguns... tenho mesmo muitos. E eu nao disse que eles tinham uma vida descontraida. Alguns, pelo contrario, e uma vida muito dificil e muitas vezes apenas e so pelo aspeto psicologico (nao e facil lidar sempre com o 'pior').
    Simplesmente nenhum tem problemas do ponto de vista financeiro. Alias, alguns nao estudaram 6 anos, acabaram a estudar mais 6 em cima de 5 de outros cursos que ja tinham porque 'compensava tao pouco financeiramente'... Alguns mesmo durante o internato ja conseguiam tirar acumulado quase 5000e/mes a fazer umas urgencias extra enquanto indiferenciados. E ate esta possibilidade de trabalhar 60h e com isso aumentar o rendimento substancialmente e uma benecesse da profissao. Um Radiologista recem especialista, com 30 anos, numa altura onde precisa de dinheiro para as grandes despesas da vida (ou simplesmente um qualquer 'azar' que obriga a ter mais despesa), tem a possibilidade de trabalhar 40h no SNS e ganhar os tais 3280e e fazer mais uma perninha num privado a fazer exames ou simplesmente a analisar imagens e relatar e mandar o rendimento total bruto mensal para valores de 6/7 mil euros. Quantas pessoas em Portugal ganham isto? Nao so... quantas pessoas em Portugal podem dizer que tem a garantia de ter um ordenado que sera sempre 3 a 4x superior ao salario medio durante toda a sua carreira profissional, garantidamente, trabalhando apenas no publico?

    Isto nao quer dizer que eu ache que um medico ganha muito bem a trabalhar no publico em Portugal. Simplesmente mesmo dentro da funcao publica, estao bastante melhor que outros equivalentes. Ate no proprio SNS. Enfermeiros, farmaceuticos, TDTs, ganham substancialmente menos e sem sequer terem a possibilidade de aumentar substancialmente o rendimento por outras outras. E se formos comparar com o resto dos portugueses? O rendimento mediano e 1100e brutos. Com base nas declaracoes de IRS entregues, um medico recem especialista sem qq rendimento extra ja faz parte dos 5% que mais ganha em Portugal.

    E os tecnicos superiores no estado? Que tambem fazem formacao superior e chegar aos 40 anos a ganhar menos que um interno no 1o ano de internato, e mesmo no topo de carreira ganha o mesmo que um especialista em inicio de carreira sem dedicacao exclusiva?
    Sendo que tecnico superior abrange um monte de coisas, algumas que faz sentido ganharem muito menos que um medico, outras nem tanto.

    Alem de que o meu ponto chave e: aumentar os medicos nao resolve nenhum problema do SNS. Um medico nao passa a tratar melhor os seus pacientes se ganhar mais 500e/mes. Nem vai deixar de trabalhar 60h se for aumentado 500e/mes. Porque a esmagadora maioria nao trabalha 60h por obrigacao, mas por opcao, como forma de aumentar substancialmente o rendimento.
    • HFSF
    • 9 janeiro 2025 editado

     # 237

    Colocado por: rpmmsantosSe a malta aqui do fórum derrapar nas obras como derrapam nos temas dos tópicos, estão bem tramados.

    Começa o tópico com custo de construção e já se derrapa para salários de médicos!


    É verdade.
    Não vou demover o dmanteigas de achar que os medicos são todos ricos e não fazem nada.

    Trabalhem todos com brio abaixo do SMN! Um abraço
  13.  # 238

    Colocado por: dmanteigasNao era a isso que me referia. Isso sao os tais exemplos de mau profissionalismo e tem pouco a ver com o preco, pois e basicamente 'fugir' ao acordado.
    Mas era disso que eu falava. É o que vejo pela zona, é o que é considerado normal, é o “sempre fiz assim ha 200 anos e nunca caiu, isso humidades e rachadelas é normal, todas tem”
    “Os engenheiros são tolos, muito ferro ainda pux mais pelas rachadelas” “as casas antigamente nem ferro nem betão levavam e ainda estão de pé”
    “As fundações eram abertas com uma enchada so com uma fiada de pedra enterrada ou nem isso e ainda aí estão”
    Etc etc
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  14.  # 239

    Colocado por: DR1982É o que vejo pela zona, é o que é considerado normal,


    Se nao existir fiscalizacao... e natural.
  15.  # 240

    Colocado por: dmanteigasN Miguel, so pode dizer isto quem desconhece por completo quanto ganha um medico


    Por suposto, tem razão nisso.

    Mas a mim pouco ou nada me interessa se o médico ganha muito ou pouco para esta discussão.
    É-me também indiferente se trabalha no público ou no privado.
    E no final, ainda menos me importa se estamos a discutir o salário do médico, do veterinário, do pedreiro ou do carpinteiro.

    O ponto aqui, nas obras e nos hospitais é o mesmo. É a crónica mania de que "tanto faz pagar muito ou pouco, porque o serviço vai ser sempre mau". Que basicamente é isso que estamos aqui a falar.
    Você acha que não é por um trabalhador ganhar mais um bocado que deixará de fazer de tantas horas.
    Eu discordo disso. Precisamente pelos seus próprios argumentos... se chega a um pouco em que tanto vale... eu não acredito que toda a gente prefira ganhar mais, e não haja ninguém que pondere passar de 60 para 40h por exemplo. Sobretudo quando os filhos são pequenos, ou em momentos em que se procura um melhor equilibrio familiar. E acho que isso ainda será mais notório precisamente em profissões mais desafogadas... em que tanto vale ganhar 4000 como 4500.

    Até digo mais... ou muito me engano, ou mesmo estas novas gerações tendem a preterir melhor remuneração a câmbio dum melhor balanço entre vida pessoal e profissional.

    Por alguma razão, cada vez vejo menos pessoas a trabalhar ao Sábado por exemplo. E sinceramente, ainda bem que assim é.
    E não é preciso ganhar muito bem, para dispôr de trabalhar ao Sábado... e passar mais tempo em família.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
 
0.0314 seg. NEW