Colocado por: dmanteigasMas isso e um mito.
Quantas profissoes existem em Portugal onde alguem com 30 anos ganha mais de 50 mil euros anuais... de forma relativamente facil. Porque os que trabalham as tais 60 horas ganham algures na ordem dos 80 mil anuais. Isto e uma nao discussao, porque dentro da funcao publica se ha quem nao se possa queixar comparativamente a media dos funcionarios publicos sao medicos e professores. E voltamos a mesma questao... quantos cursos de medicina acabam sem vagas? O que nao falta e atratividade da profissao...
O que se podem queixar e do que se queixam todos os outros - que a progressao e uma ****, nao ha uma carreira em condicoes e que quem entra de novo tem muito mais dificuldade que quem ja la esta. Mas agradecam a quem se bate pelo socialismo na funcao publica onde sao todos iguais desde que simplesmente... existam. E ja agora... cada aumento dos funcionarios publicos e sempre um novo imposto amanha. Isto de aumentar apenas 'porque sim' sempre me fez comichao, principalmente quando e funcionarios do estado. E preciso nao esquecer que ao contrario daqueles que se queixam que perderam poder de compra desde a troika, pelo menos nao perderam os empregos, casas...
Colocado por: dmanteigasQuem trabalha sem brio, tanto faz cobrar 1000 como 2000e/m2.
Colocado por: dmanteigasnao vao obviamente gastar milhares de euros em paneleirices que so interessam mesmo a malta como o DR que se preocupa com coisas que entram na regra dos 80/20. Aumentam 80% o custo para um beneficio adicional de 20%.Nao precisa de dizer mais nada, se os exemplos que dei atras (betonar contra a terra, não impermeabilização de sapatas, roubar no ferro, drenagem mal executada, Etics sem respeitar as normas de aplicação) para si são paneleirices esta tudo dito.
Colocado por: CarvaiJá os contribuintes que lhes pagaram a formação e lhes pagam o ordenado que se lixem, ou vão para o privado que aí já são mais "humanitários".
Colocado por: zedasilva
Chegam!
Mas cada um faz como quer, não existem morcelas sem sangue.
Colocado por: TelhadoÉ claro que existem. 😀
Colocado por: CarvaiO que acho piada é aos profissionais de saúde disponíveis para violar uma futura restrição aos "turistas de saúde" por razões "humanitárias".
Já os contribuintes que lhes pagaram a formação e lhes pagam o ordenado que se lixem, ou vão para o privado que aí já são mais "humanitários".
https://www.jn.pt/3584667764/profissionais-de-saude-enviam-carta-a-marcelo-contra-limitacao-no-acesso-de-estrangeiros-ao-sns/
Colocado por: HFSFAqui que ninguém nos ouve, também pagou a minha e de todos os meus colegas.
Um monte de eng. informaticos que nunca trabalharam no publico.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Não é líquido que pagando melhor receberá um melhor serviço.
Mas é altamente mais provável que isso aconteça, do que o inverso.
É tão simples quanto isso.
Estejámos nós a falar de empreiteiros ou de médicos.
É verdade que físicamente as 60h de trabalho dum médico/empreiteiro tanto lhe custam recebendo muito como pouco.
Porém, mentalmente é diferente... há uma maior motivação. E sobretudo permite, que se recebo mais, talvez não "precise" ou queira fazer tantas horas...
Ganhando mais à hora, posso trabalhar 40h, 45h, sabendo que no final do mês, a carteira, e o estilo de vida não se alteraram.
Melhora o serviço, porque trabalho mais fresco, mais descansado cada uma dessas 40h.
E sobram-me mais horas na semana, para fazer outras coisas, em vez de as fazer em horário de trabalho.
Ao passo que torno a carreira atrativa e posso competir com a concorrência para agarrar os melhores profissionais.
Depois, no caso do Médico, se não há remuneração atrativa, que a é nossa maneira de premiar as pessoas... haverá menos gente que siga a profissão "por amor à camisola". Sinceramente, para perder 10 anos a estudar na Universidade, adiar formar familia, etc e ganhar o mesmo, ou apenas pouco mais, do que se trabalhar na caixa do Froiz (com todo o respeito por outras profissões)... sinceramente... eu pensaria 2, 3, 4x antes de candidatar-me à vaga na Universidade.
Tudo bem que é uma questão de Procura e Oferta... mas pelo que vou vendo, e pela necessidade de tantas horas extra, não me parece que haja excesso de Médicos.
Colocado por: jg231tudo tretas, a motivação não está dependente do salário, com um salário que lhe cubra as necessidades já vai ser feliz.
Colocado por: jg231ganhar pouco mais que um caixa do Froiz? este tem que ser piada
Colocado por: HFSFdmanteigas já percebi que o que é preciso é ter brio profissional e amor à camisola.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão é líquido que um médico ganhe sequer o dobro, do que se trabalhasse num supermercado...
Colocado por: N Miguel OliveiraSe no 12º ano, me dissessem que iria estudar 8-10 anos a correr bem, queimar a cabeça, viver em constante formação, turnos da noite nas Urgências... para ganhar 2000 paus... eu certamente não ia, por muito amor à profissão que tivesse.
Colocado por: DR1982Nao precisa de dizer mais nada, se os exemplos que dei atras (betonar contra a terra, não impermeabilização de sapatas, roubar no ferro, drenagem mal executada, Etics sem respeitar as normas de aplicação) para si são paneleirices esta tudo dito.
Colocado por: dmanteigasObvio... ou no seu trabalho, o seu profissionalismo esta indexado ao valor que recebe ao final do mes?
O meu nao. Sou tao profissional hoje como quando comecei a trabalhar com um estagio profissional inferior ao SMN.
Colocado por: dmanteigasN Miguel, so pode dizer isto quem desconhece por completo quanto ganha um medico (e ja agora, quanto ganha um trabalhador do mercadona). Um interno ao fim de 2/3 anos ja ganha o dobro bruto do salario medico do Mercadona. No final da especialidade passa para mais do triplo. Isto a fazer 35h... se formos meter horas extra, urgencias, etc... Nao caiam nessa patranha, nao ha medicos pobres em Portugal.
Colocado por: HFSFLeu o link que o N Miguel comentou?
Colocado por: HFSFEu tenho alguns amigos medicos e não vejo nenhum a dizer que tem uma vida descontraida.
Colocado por: rpmmsantosSe a malta aqui do fórum derrapar nas obras como derrapam nos temas dos tópicos, estão bem tramados.
Começa o tópico com custo de construção e já se derrapa para salários de médicos!
Colocado por: dmanteigasNao era a isso que me referia. Isso sao os tais exemplos de mau profissionalismo e tem pouco a ver com o preco, pois e basicamente 'fugir' ao acordado.Mas era disso que eu falava. É o que vejo pela zona, é o que é considerado normal, é o “sempre fiz assim ha 200 anos e nunca caiu, isso humidades e rachadelas é normal, todas tem”
Colocado por: DR1982É o que vejo pela zona, é o que é considerado normal,
Colocado por: dmanteigasN Miguel, so pode dizer isto quem desconhece por completo quanto ganha um medico