Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: lots_jokerQual é a margem de lucro na construção para o empreiteiro?

Nem eles sabem
  2.  # 102

Colocado por: N Miguel Oliveira
    Com que base escreveu isso?
    Que contas fez?

Se há 8 anos pediam 900€/M2 e hoje pedem 3000€/M2 e mais. Por acabamentos equivalentes... é fazer as contas.
    Mesmo que os materiais tenham subido. A subida do M2 não tem justificação a não ser a do lucro do construtor.
    O salário do pedreiro está na mesma...
    Concordam com este comentário: rui1magano
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui1magano
  3.  # 103

Colocado por: PalhavaO salário do pedreiro está na mesma...

Olhe que não... Até se pode argumentar que alguns ainda são mal pagos para o que trabalham, mas em empresas decentes os vencimentos têm subido, até porque a mão-de-obra está escassa e valorizou um (bom) bocado.
    Por outro lado, há uns que nem metade deviam recebem pelo serviço que apresentam, mas isso é outra história.
    Concordam com este comentário: Dias12, N Miguel Oliveira
  4.  # 104

Subiu tudo desde salários até á margem de lucro, mas não acredito para essas margens...
    É a lei da oferta e procura, infelizmente ainda não estabilizou mas a disponibilidade está lá e é maior.
    Esperar pelo próximo orçamento de estado mas noutros sectores já verifico quebras de facturação
  5.  # 105

Colocado por: PalhavaSe há 8 anos pediam 900€/M2 e hoje pedem 3000€/M2 e mais. Por acabamentos equivalentes... é fazer as contas.
    Mesmo que os materiais tenham subido. A subida do M2 não tem justificação a não ser a do lucro do construtor.
    O salário do pedreiro está na mesma...

Bem, acha que essa é a justificação?
    Que as margens simplesmente passaram de 20 para 70 ou 200% só porque sim?

Mas estamos a comparar o mesmo?
    Que construção é essa por 900€/m2? E quando foi isso? Em que região?
    E já agora, que mansão é essa para custar 3'000€/m2?
    Estamos acaso aqui a debater aquele bitaite duma agente imobiliária?

Estará mesmo a comparar coisas iguais? Com os mesmos materiais?
    Chegando à conclusão que tudo se deve exclusivamente à eventual subida das margens?
    Simplesmente atirando o bitaite que o resto está igual... onde?

Acredito que as margens tenham subido sim... e ainda bem diga-se de passagem.
    Depois de anos negros... se não é agora que estabilizam um bocado e renovam pessoal, frota, ferramentas... não estou a ver quando será...
    Até aqui tudo bem. Daí a apontar para margens de 200% acho manifestamente exagerado. Já os 70% o eram.

Eu até gostaria de saber quais são as margens de lucro doutros sectores. Como por exemplo a informática, retalho, farmárcia, saúde, ensino particular, serviços de acessoria, advocacia, alimentar, etc etc... quais são as tais margens de lucro face às despesas... serão inferiores às da construção???
  6.  # 106

Colocado por: N Miguel Oliveirafarmárcia

Engraçado pegar nesta situação do lucro da farmácia.
    Pois é um setor que conheço bem, em particular.
    Não pode ser misturado com qualquer outro setor pois o lucro está muito restritamente tabelado!!!
    Nomeadamente os medicamentos sujeitos a receita médica.

Se é possível fazerem preços obrigatórios para baixar o preço dos medicamentos . E não é considerado um abuso de poder nem discriminação sobre um setor...
    Façam o mesmo para a habitação que é um bem de primeira necessidade.
    Concordam com este comentário: Dias12
  7.  # 107

Alguém me sabe dizer para que serve isto?

Regulamento de honorários para arquitectos e engenheiros – HOAI?
  8.  # 108

Colocado por: PalhavaPois é um setor que conheço bem, em particular.

E então qual é o lucro que tem o sector farmaceutico? Consegue responder?
    • HFSF
    • 31 agosto 2024

# 109

Sobre o lucro na informática, as margens são altas sim mas há muitos contratos com penalizações avultadas. Coisas que não se vem na construção que conheço.

Há poucos contratos de informática sem SLAs e neste momento na construção que conheço isso não existe.

Atrasos na entrega? Penalização.
    O serviço demora 215 em vez de 200? Penalização

Se fosse assim na construção eu não me tinha chateado metade
  9.  # 110

Colocado por: HFSFSobre o lucro na informática, as margens são altas sim mas

mas... mas... mas...
    Há sempre um "mas"...

E a construção não é diferente. Há sempre muitos "mas"...
    Não basta dizer que o lucro subiu 200% porque o empreiteiro é lambão. Isso não é argumento.

De resto, concordo consigo. Deveria haver uma penalização em caso de incumprimento, e isso funciona para os dois lados.
    Trabalhei e trabalho uns bons anos assim quando as obras são no estrangeiro, mas também lhe pergunto:

Acha que os preços seriam mais baratos se houvesse penalização? Obvio que não.
    Já sobre ter metade das chatices, disso não tenho dúvida nenhuma.

Mas para isso tampouco precisa de ir ao tema das penalizações, compre feito, assim de simples.

Só que todos queremos o melhor pelo menor preço, não é verdade?
    Querer pagar pouco, que os outros tenham pouco lucro, e ainda não se querer chatear com nada... era uma maravilha de facto. Eu também quero. :)

Só que já vai cansando um pouco sempre esta ladaínha neste fórum contra o lucro dos outros... Ao passo que todos nós queremos ganhar mais também naquilo que fazemos. Parece que a malta da construção é diferente do resto...

Eu vou-me cruzando com muitos profissionais de diversas áreas e não vislumbro grande diferença dos empreiteiros para as demais profissões. Aliás, costumo desconfiar mais até de quem vem demasiado engravatado e é muito eloquente na fala...

Depois parece haver um ódio crónico contra o Mercedes/Porshe do empreiteiro. Se for outro tipo qualquer já não há problema nenhum.
    Só não entendo porque é que num mundo tão maravilhoso e lucrativo, não há mais gente a seguir por uma carreira na construção.
    Concordam com este comentário: jorgealves, Matisofi
    • HFSF
    • 31 agosto 2024 editado

# 111

Ui já estamos a confundir muito as coisas.

O lucro do empreiteiro é o que ele quiser e o que o mercado permitir, se ele quiser ter lucros de 200% e alguém pagar por isso continuadamente excelente.
    Cabe ao DO optar pelo que mais valor lhe aporta pelo preço.

Colocado por: N Miguel OliveiraMas para isso tampouco precisa de ir ao tema das penalizações, compre feito, assim de simples.

Isto não é de todo verdade e é um problema. Não é por comprar feito que está bem feito.

O problema do pessoal não é com os porshes ou os mercedes. É com sinais de riqueza e fuga de responsabilidades.
    Se atrasou a culpa não é dele, se ficou mal era porque estava sol, se empenou é por causa da humidade e não se admite qualquer falha.

O dono da empresa que me fez o pladur chegou a horas, alertou para possiveis problemas, cumpriu o plano, imitiu a fatura e recebeu o pagamento.
    Os funcionaram andavam super bem equipados porque o patrão lhes dava o material basico quando chegavam à empresa e um budget anual. As maquinas passado 3 anos eram dos empregados e os empregados escolhiam o material que usavam.
    Andava de tesla mas isso é um pormenor e desejo-lhe o melhor.

Na empresa onde trabalho, o parque da equipa executiva começa em gamas de X5 para cima mas não oiço grande ruido sobre isso. Claro que o pessoal quer sempre aumentos mas não andam revoltados até porque se andassem com a falta de eng. informaticos era só olhar para o lado.
  10.  # 112

o tal lucro do empreiteiro é sobre um serviço/obra que media geral se estende por 1/ dois anos, não é propriamente toma lá dá cá no ato de venda como se fosse um produto qualquer.
  11.  # 113

Por que está tão incomodado?
  12.  # 114

Colocado por: marco1o tal lucro do empreiteiro é sobre um serviço/obra que media geral se estende por 1/ dois anos, não é propriamente toma lá dá cá no ato de venda como se fosse um produto qualquer.

Faz render o peixe.
    E às vezes até demasiado tempo.

Não aparecem.
    Não cumprem.
    Não têm perfeição.
    É às 3 pancadas.
    E ficam impunes.
    Porque precisamos deles.
  13.  # 115

eu?
    eu não estou nada incomodado, mas que está tudo dificil e complicado neste mundo da construção está.
  14.  # 116

Não era para si.
    ☺️
  15.  # 117

https://www.google.com/search?q=regulamento+pre%C3%A7o+medicamentos&oq=regulamento+pre%C3%A7o+medicamentos+&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOdIBCTEyMDk0ajBqNKgCALACAQ&client=ms-android-oppo&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8&chrome_dse_attribution=1

Preço dos medicamentos.
    Tem como base o preço referência de 3 países na Europa.
    Depois os medicamentos têm lucro variável consoante o preço do laboratório e com um mecanismo travão.
  16.  # 118

Então e qual o papel da banca na escalada de preço do M2?
  17.  # 119

Colocado por: PalhavaO salário do pedreiro está na mesma...

Colocado por: RuikodeOlhe que não...

Eu acho que até há muitos que trocaram Portugal e foram trabalhar para outros países.
  18.  # 120

Colocado por: HFSFIsto não é de todo verdade e é um problema. Não é por comprar feito que está bem feito.

O meu comentárário era sobre ter chatices.
    Contratos com penalizações evitam muitas chatices, e para ambos os lados.
    Mas convém entender que isso traz também outro nivel de preços.

Do mesmo modo que comprar feito. Evita muitos cabelos brancos mas os preços também são diferentes que o "faça você mesmo".

Era sobre isto que me referia.

Nota: quanto às penalizações, como referi isso funcionava para os dois lados. Cheguei a ver Donos de Obra que encomendavam o material eles próprios e que por vezes não chegavam a horas. Recordo uma obra em que uma grua foi montada e desmontada 2x vezes. A segunda por azelhice de coordenação do Dono de Obra, óbvio que o encargo ficou do lado dele. Idem para licenças de uso de via pública desnecessárias ao encargo do empreiteiro, etc... Enfim, depende de que lado estava a culpa. Também me lembro de casos em que a indecisão do dono de obra em pequenas coisas resultou-lhe em gastos desnecessários...

0.0343 seg. NEW