Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: HFSFEu gostei de estar muito envolvido na obra, isto já depende da personalidade mas foi algo que me deu muito gosto.
    Aprendi muito realmente.

Essa é a actitude!
    Acho que sem pressa, e sem o sentimento de que estou a fazer um sacrificio, uma obra pode de facto ser uma bonita aventura, uma aprendizagem sobre nós mesmos e sobre o cônjuge. Em que pelo caminho se vão fazendo boas amizades também.
    O saber não ocupa lugar.
  2.  # 142

Colocado por: PalhavaÉ complicado.
    Há uma série de normas.

É precisamente esse o meu ponto.
    Na industria farmaceutica há muitos "mas"
    Tal como na informática e por aí em diante.

Ora, na construção também os há.
    Há dezenas de intervenientes, em espectros muito diferentes. A mudança de legislação nos projectos pode afectar o preço? Claro que sim. As taxas e regras da Câmara? Também. O mercado dos fornecedores de materiais? Também. Logística? (Basta lembra do navio entalado no canal de Suez). Também! Mercado da mão-de-obra? Também. Localização da obra? Também. Matérias primas, bolsa de valores e afins? Também. Clima? Também. Frota, ferramentas, etc? Também... Seguros?...

Há um sem número de variáveis a influenciar o preço final. O lucro do empreiteiro (e dos outros todos) é também parte da equação, mas está longe, muito longe, de ser a única para podermos dizer que se o preço antes era X e agora é 3X, é porque o sacana do empreiteiro quer ter 200% de lucro.

O tal medicamento das gémeas brasileiras que custava 4 milhões ou lá o que era, que margem de lucro teria? hmmmm....
  3.  # 143

Colocado por: PalhavaSou eu que tenho azar.
    Com os c@#€&ões com que me meti.

-----
    Para tudo correr bem tenho de pagar os 3000€/M2?????
    É demasiado para mim.

Tenho vários projetos e não sei o que fazer.

Terrenos comprados e não tenho como ir em frente.

Eu não sei o que quer construir.
    A 3000€/m2 estamos a falar de quê? Cozinhas? Casas de banho? Ou continuamos a debater o bitaite da agente imobiliária?

Quanto ao azar.
    Como comentei antes no tópico do "Fujam!"...
    Se tem o mesmo problema com 99% das empresas de construção, a mim isso não me diz que 99% das empresas são más. Desconfio mais que o erro está no factor comum dessas situações todas que correral mal: você.

Talvez tenha que mudar de estratégia ou actitude, ou assumir que isto não é para sí e melhor delegar a gestão e negociação a outra pessoa.

Repare, isto não tem nada de mal, não podemos todos saber de tudo e sermos bons em tudo. Às vezes é melhor dar um passo atrás quando 99% das vezes o resultado não nos agrada.
  4.  # 144

Colocado por: PalhavaUm quilo de cenouras é pago com migalhas ao produtor e vendido a peso de ouro nos supermercados...a título de exemplo.
    Ou o leite e até a carne...

Era bom pagar menos no supermercado, nos bancos, pelas casas, pela gasolina.

Não?

Creio que para que o productor de cenouras possa ganhar mais, o preço final para o contribuinte não poderá ficar mais baixo.
    Ou então a matemática está-me a falhar em algum lado.

Claro que pode sempre querer controlar a margem do retalhista. Mas sem o lucro, não há cá novos supermercados em cada freguesia, etc... diversidade na oferta de productos, etc. Quer voltar às velhinhas mercearias? Mas olhe que os preços não eram mais baixos.
    É o lucro que move as pessoas, não é a boa vontade da Sonai, J. Martins, etc.

Podemos sempre aqui discutir a interferência do Estado na construção. Mas se já há poucos empreiteiros e gente para as obras como estamos, como seria se ainda fosse menos atrativo?

Dou-lhe o exemplo da California, que vive um momento crítico quanto à falta de habitação.
    A construção já é caríssima, pelo que para conter minimamente os preços, os PDM tiveram que ser revistos de modo a aumentar a capacidade constructiva dos terrenos. Pois só sendo lucrativo construir é que se constrói. Terrenos que antes davam para 2 ou 3 casas, passam a dar para 10 ou 20... Berkley por exemplo acabou de abolir a zona de PDM que restringia a construção de casas unifamiliares.

Mas se acha que em Portugal a solução é tablar os preços da construção, talvez daqui a uns anos tenhamos cidades "lindas" como La Habana de Cuba ou leste europeu :)
  5.  # 145

Colocado por: PalhavaO que está aqui em causa, é que o CIDADÃO ficava muito melhor se fizessem esta imposição de preços em todas as actividades económicas. Não era?

Va la... tambem nao vamos distorcer a realidade. Isso nao se aplica a todos os medicamentos nem se traduz no lucro efetivo da farmacia. Em muitos outros medicamentos, suplementos, etc que as farmacias vendem nao ha qualquer controlo de precos. Ja naqueles que o estado financia, faz todo o sentido
  6.  # 146

Para usar os valores que aqui falam na estimativa de custos de uma habitação o que se considera?

Uma reconstrução de uma casa germinada em que se mantem a fachada. Isto tem alguma reducao na estimativa do custo ou ate pode piorar por ter que se manter a fachada?

2 pisos cada com 80m2 cobertos e um terceiro com 40m2 cobertos e outros 40 terraco. Consideram 200m2 de construcao ou 240m2?

Obrigado :)
    • Faja
    • 21 outubro 2024

# 147

Colocado por: N Miguel Oliveira

Essa é a actitude!
    Acho que sem pressa, e sem o sentimento de que estou a fazer um sacrificio, uma obra pode de facto ser uma bonita aventura, uma aprendizagem sobre nós mesmos e sobre o cônjuge. Em que pelo caminho se vão fazendo boas amizades também.
    O saber não ocupa lugar.

Eu tambem adorei estar extremamente "envolvido" na construçao da minha casa, e por esse mesmo motivo acho que poupei muito dinheiro.
    Trabalho no estrangeiro, tenho periodos de ferias superiores ao "normal", a minha construçao decorreu sempre nos meus periodos de ferias, sempre comigo presente! Contratei apenas mao de obra, os materiais foram todos comprados por mim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  7.  # 148

Malta voltando ao tema, sem desmerecer a questão se devemos ter uma economia estatizada ou de mercado, acham possivel construir uma moradia de 2 andares, 200m2 (100 por piso) por 1250€/m2, na zona da maia?

Excluindo arranjos exteriores e o terreno é planinho.

Se sim, que concessões teríamos de pedir ao arquiteto?

Já agora, tenho ideia que ter tudo a preços controlados só aparentemente torna as coisas mais baratas, porque com o tempo, ao destruir-se a economia, o poder de compra também diminui. Que o digam os países com economia estatizada. MAAAAAS não sou jurista, ups, queria dizer economista :)
  8.  # 149

Colocado por: SarrapilheiroSe sim, que concessões teríamos de pedir ao arquiteto?

otimização, otimização, otimização.
    Envidraçados QB
    Materiais e técnicas correntes.
  9.  # 150

Obrigado pela motivação. ainda ha esperança
    • sito
    • 22 outubro 2024

# 151

Colocado por: zedasilva
    otimização, otimização, otimização.
    Envidraçados QB
    Materiais e técnicas correntes.

"Envidraçados QB" significa reduzir as janelas pois é uma % grande da obra, certo? Parede é mais barato
    Concordam com este comentário: zedasilva
  10.  # 152

Colocado por: Sarrapilheiroesperança

Esperança? Ponham mas é a matemática e a lógica a trabalhar, em vez do pinterest.

Uma janela deve ter uns 15 ou 20% da área do espaço interior que serve. Pode ser mais, pode ser menos. Há-que calcular. Qualquer coisa acima desse valor resultará em maiores gastos com climatização, etc... além da propria janela ser mais cara que a parede também...

Agora, se não ligam ao trabalho do Engenheiro e quem manda é o serralheiro... não admira que os valores nunca batam certo.

Nos quartos é normalissimo vermos janelas até ao tecto, a toda a largura... representando facilmente 60, 70% da área interior, necessitando também uma proteção solar brutal, etc etc...

É preciso equilibrio e pragmatismo, se a ideia é poupar.
    Concordam com este comentário: Dias12, jorgferr
  11.  # 153

Colocado por: Sarrapilheiro2 andares, 200m2 (100 por piso) por 1250€/m2, na zona da maia?

Dar dá.
    Como pode custar o dobro.
    Estas contas não servem de muito.

Ah, e não se esqueça do +IVA...
  12.  # 154

Colocado por: FajaEu tambem adorei estar extremamente "envolvido" na construçao da minha casa, e por esse mesmo motivo acho que poupei muito dinheiro.
    Trabalho no estrangeiro, tenho periodos de ferias superiores ao "normal", a minha construçao decorreu sempre nos meus periodos de ferias, sempre comigo presente! Contratei apenas mao de obra, os materiais foram todos comprados por mim.

Se faz as contas por gosto é mais fácil.

Se faz porque tem que ser, mais vale comprar feito...
    • Faja
    • 23 outubro 2024

# 155

Colocado por: N Miguel Oliveira

Se faz as contas por gosto é mais fácil.

Se faz porque tem que ser, mais vale comprar feito...

Foi pelos 2 motivos, a soluçao chave na mao teria custado o dobro talvez.
    Fiz por gosto, pela peocupaçao de "saber como as coisas foram feitas" e porque tinha noçao que dessa forma iria poupar muito dinheiro. Fiz sem emprestimo bancario, com a soluçao chave na mao iria sempre ter de recorrer a credito.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, rpmmsantos
    • Faja
    • 23 outubro 2024

# 156

Colocado por: SarrapilheiroMalta voltando ao tema, sem desmerecer a questão se devemos ter uma economia estatizada ou de mercado, acham possivel construir uma moradia de 2 andares, 200m2 (100 por piso) por 1250€/m2, na zona da maia?

Excluindo arranjos exteriores e o terreno é planinho.

Se sim, que concessões teríamos de pedir ao arquiteto?

Já agora, tenho ideia que ter tudo a preços controlados só aparentemente torna as coisas mais baratas, porque com o tempo, ao destruir-se a economia, o poder de compra também diminui. Que o digam os países com economia estatizada. MAAAAAS não sou jurista, ups, queria dizer economista :)

Consegue... nao sera "facil" mas acredito que consegue, depende de muitas variaveis.
  13.  # 157

14.  # 158

Bom dia, vou dar o meu exemplo.
    Zona do Seixal.
    Dei uma boa parte da empreitada a um construtor, e fiz algumas adjudicações diretas para poupar alguma coisa (PVC's, todas as carpintarias, cozinha, pinturas e ited e electr).

Casa com 150m2+40m2 de garagem.
    Materiais de boa qualidade , mas sem ser de topo. Pode variar muito.
    AQS termossifão
    CZ equipada TEka
    São alguns exemplos

Ficou por 220.000€ casa terminada pronta a habitar
    Dá por volta 1200€/m2 , estou a por este valor visto a garagem ter a construção igual ao resto.

Falta só taxas finais .
    • HFSF
    • 3 janeiro 2025

# 159

Isso sem estragar as costas é de valorizar!

Parabéns!
  15.  # 160

1000€+Iva

Algo perfeitamente "fazivel". Em cima disto tem o terreno, IMT do terreno. Todas as taxas , e projecto estão nos 220K?

0.0231 seg. NEW