Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: dmanteigas

Va la... tambem nao vamos distorcer a realidade. Isso nao se aplica a todos os medicamentos nem se traduz no lucro efetivo da farmacia. Em muitos outros medicamentos, suplementos, etc que as farmacias vendem nao ha qualquer controlo de precos. Ja naqueles que o estado financia, faz todo o sentido

Mas o Estado financia a banca.
    Capitaliza os bancos quando são entidades PRIVADAS!
    Para o ESTADO só sobram as despesas, lucros ZERO.

Assim é também na TAP.

Daí o ESTADO TER TODA A VOCAÇÃO para poder restringir os preços na HABITAÇÃO.
    Sobretudo limitar quem se propõe a comprar ou arrendar casa em Portugal, de acordo com critérios como: ter nacionalidade portuguesa por nascimento, número de filhos, ter emprego ou contrato, habitar em Portugal de facto (há muitos apartamentos e casas vazias de luxo adquiridas por estrangeiros, só para poderem entrar livremente na Europa), etc etc
  2.  # 162

Colocado por: JAMartinsBom dia, vou dar o meu exemplo.
    Zona do Seixal.
    Dei uma boa parte da empreitada a um construtor, e fiz algumas adjudicações diretas para poupar alguma coisa (PVC's, todas as carpintarias, cozinha, pinturas e ited e electr).

Casa com 150m2+40m2 de garagem.
    Materiais de boa qualidade , mas sem ser de topo. Pode variar muito.
    AQS termossifão
    CZ equipada TEka
    São alguns exemplos

Ficou por 220.000€ casa terminada pronta a habitar
    Dá por volta 1200€/m2 , estou a por este valor visto a garagem ter a construção igual ao resto.

Falta só taxas finais .

terrea? grandes envidraçados?
  3.  # 163

sistema de aqueciento?
  4.  # 164

Não parece ser um preço real.

Obviamente que se é, a próxima que esse construtor fizer já não calha a 1200€/M2

O terreno não está nas contas.
    E o IVA?
  5.  # 165

Colocado por: JAMartinsDá por volta 1200€/m2 ,

Em que anos começou e acabou a obra?
    • HFSF
    • 3 janeiro 2025

# 166

Colocado por: sergioems1000€+Iva

Algo perfeitamente "fazivel". Em cima disto tem o terreno, IMT do terreno. Todas as taxas , e projecto estão nos 220K?

Perfeitamente fazivel? Dê algum merito ao homem.
    Do que conheço não é de todo fácil!
  6.  # 167

Colocado por: HFSFPerfeitamente fazivel?

Claro que é.
    Desde que o construtor aceite receber esse valor!
  7.  # 168

Colocado por: HFSF

Perfeitamente fazivel? Dê algum merito ao homem.
    Do que conheço não é de todo fácil!

Por dizer que é possivel estou a tirar mérito a alguém? Não sabia que assim era.
  8.  # 169

Realizável
    🙏
    • HFSF
    • 3 janeiro 2025

# 170

É o que reponde quando alguém faz alguma coisa difícil?

Completou um ironman? “é fazível”
    Pois tá claro que é fazível, apenas por uma % pequena de pessoas.

Eu leio isto como descrédito sim
  9.  # 171

Eu acho que este fórum tbm vive numa certa bolha. É assim tão estranho construir a 1200€ M2 quando o preço médio de avaliação de moradias em Portugal é menos de 1500€ M2?
    • HFSF
    • 4 janeiro 2025

# 172

Todos nós vivemos na nossa bolha.
    O que para mim é o minimo de qualidade para outra pessoa pode ser completamente diferente.

Pela minha experiencia e de alguns amigos que estão construir ninguém consegue orçamentos chave na mão ou a adjudicar todas as especialidades a 1000€/m2 + IVA

Há 2 anos quando comecei a construir, o valor minimo de orçamentos chave na mão era consideravelmente acima de 1000€/m2 + IVA

O preço medio pouco diz, tanto como o ordenado medio por exemplo
  10.  # 173

Colocado por: dmanteigasEu acho que este fórum tbm vive numa certa bolha. É assim tão estranho construir a 1200€ M2 quando o preço médio de avaliação de moradias em Portugal é menos de 1500€ M2?

O preço médio de avaliação de moradias, inclui moradias usadas e velhas, pelo que não tem nenhuma relação com preços médios de construção.
    Quanto aos 1200€/m2, sei apenas que 21% da área é garagem, e esta relação é importante, e sobre qualidade da construção e IVA, nada sabemos.
  11.  # 174

Qualquer pessoa pode usar o supercasa, imovirtual e idealista para encontrar dezenas de moradias novas vendidas abaixo de 1500e o m2 de área bruta já com terreno, taxas, etc.
    Mais uma vez... há áreas onde é mais caro, outras onde é mais barato, mas não vejo nada de estranho em ver moradias a 1200m2. O meu irmão acabou de comprar uma nova para ser entregue a menos que isso já com terreno, etc que está pronta em Agosto. Se é possível fazer estes preços de venda, é porque é possível fazer de construção
    • HFSF
    • 5 janeiro 2025

# 175

E não é uma moradia em banda?
  12.  # 176

Colocado por: dmanteigasEu acho que este fórum tbm vive numa certa bolha.

igualmente o que eu acho... o que seja abaixo dos 1500€/m2 é aqui logo catalogado como construção de 2ª ou 3ª, ou algo mesmo impossível.

por outro lado, esta métrica de valor por m2 serve apenas para postar por aqui, cada um faz a conta à sua maneira, com/sem terreno, área bruta vs área útil, com ou sem arranjos exteriores, etc.

o problema é que esta métrica pega-se e temos uma bolha inflacionista do lado da maioria dos construtores e dos fabricantes de materiais (por exemplo o betão subiu este ano novamente aprox 5%, os outros materiais devem seguir o mesmo caminho).
  13.  # 177

Colocado por: HFSFE não é uma moradia em banda?

Moradia isolada, num terreno com 700m2, aquecimento por AC e aguas por AQS com a construcao 'tipo' (bloco termico, capoto, cobertura plana, etc)

140m2*2 pisos, com 65m2 de garagem, numa pequena vila do centro de portugal.

Colocado por: rpmmsantosigualmente o que eu acho... o que seja abaixo dos 1500€/m2 é aqui logo catalogado como construção de 2ª ou 3ª, ou algo mesmo impossível.

Por curiosidade, filtrando o supercasa para moradias T3 e T4 na zona norte e centro de nova construcao chegamos a um preco medio anunciado de 2250e/m2. Se sairmos dos grandes centros urbanos, e comecarmos a pesquisar um bocado e zonas mais afastadas (Cantanhede, Agueda, etc) vemos varias moradias novas com precos a rondar os 1500e/m2 e as vezes ate abaixo. Isto para moradias onde ja estamos a incluir custo de projeto, terreno, taxas e taxinhas e sem retirar os 5 a 7% da comissao da imobiliaria mais eventual margem negocial e sem sequer assumir que um 'promotor imobiliario/construtor' que faz para vender tem uma margem maior que um empreiteiro que simplesmente constroi.

Isto para dizer que tem que haver um meio termo entre o 'e facil fazer uma casa por 1000e/m2' e o 'abaixo de 1500e/m2 nem e possivel construir'.

Colocado por: rpmmsantoso problema é que esta métrica pega-se

E para uma grande parte dos empreiteiros/construtores com pouco ou nenhuma formacao de gestao e controlo de financas que nao seja a tesouraria do dia a dia, e bem mais facil que fazer as coisas com pes e cabeca.
    Perguntem a 100 empreiteiros qual foi a margem de lucro que tiveram com determinada obra e garanto que 90% vai atirar um valor ao ar que se estiver certo e por puro milagre. A maior parte deles tem uma ligeira nocao que se assentar pavimento a 10e/m2 em principio tera um lucro de X... e se decidir subir de 10 para 12e/m2 nao e por uma questao de margem, mas porque agora que o mercado esta bom ha que aumentar os precos.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  14.  # 178

Quem tem a iniciativa para vir a este forum procura uma construção melhor que a média e é um cliente que dá muito mais trabalho que o cliente normal. É muito diferente ir a um empreiteiro pedir N coisas bizarras como VMCs, bombas de calor, pisos radiantes, marcas específicas de cola e veda, pormenores de pontes térmicas ou fiscalizações de obra independentes vs comprar algo pré-feito em que o que estiver atrás do pladur é o que estiver.

Eu próprio já fiz remodelações com aspecto semelhante a 300€/m2 e a 1000€/m2. A diferença é que numa sucatei tudo, e a na outra tive cuidado em deixar a base na melhor condição possível. Nenhuma das duas era um luxo mas ambas eram igualmente habitáveis. Uma vai durar 20 anos sem problemas e a outra...vai-se vendo. Quem compra chave na mão sujeita-se a descobrir muitas horas poupadas atrás de duas camadas de tinta e reboco. O que não faltam são artistas bate chapas e tinta robbialac.
    Concordam com este comentário: joanamsequeira
    • HFSF
    • 6 janeiro 2025

# 179

Colocado por: zemvpferreiraQuem tem a iniciativa para vir a este forum procura uma construção melhor que a média e é um cliente que dá muito mais trabalho que o cliente normal.

Aí está.

Acho muito mais facil um construtor conseguir por 1000€ do que alguém que está a pensar construir a sua casa.

Enquanto construía ouvia muitas vezes o pessoal de diferentes especialidades dizer: "aquilo também é para vender". E claro que se não houver grande controlo pequenos pormenores que enterram muito dinheiro são descartados.

Colocado por: rpmmsantoso problema é que esta métrica pega-se e temos uma bolha inflacionista do lado da maioria dos construtores e dos fabricantes de materiais (por exemplo o betão subiu este ano novamente aprox 5%, os outros materiais devem seguir o mesmo caminho).

Duvido que o pessoal do betão ande a ler o forum :)
  15.  # 180

Colocado por: HFSFAcho muito mais facil um construtor conseguir por 1000€ do que alguém que está a pensar construir a sua casa.

Claro que e... afinal o construtor que vende 'so' tem que dar 5 anos de garantia. E uma vez que tambem e vendedor, se a casa passado 6 anos parecer que tem 60, vai ficar com uma publicidade fantastica. Principalmente na era da internet onde um cliente insatisfeito consegue chegar a milhares de potenciais clientes.

Colocado por: HFSFEnquanto construía ouvia muitas vezes o pessoal de diferentes especialidades dizer: "aquilo também é para vender".

O que torna tudo muito mais 'facil' para eles... ate porque se houver borrada sao obrigados a assumir. Caso contrario o construtor tambem se vira facilmente para outro lado e perdem um bom cliente. Ja construir para quem vai ser cliente apenas uma vez e onde podemos facilmente culpar outra especialidade, ai e que se pode ser brioso a serio :)

So pensa assim quem nunca trabalhou nas obras. Regra geral, um subempreiteiro trabalha muito melhor para um cliente 'fixo' do que para um cliente de uma so vez. Porque um cliente fixo garante muito negocio ao longo dos anos.
    Obviamente que nao vale a pena ter grandes ilusoes. Quem compra uma casa 'barata' nao pode achar que o construtor andou preocupado em meter a melhor qualidade possivel. Provavelmente o azulejo foi um stock de outlet a 11e/m2... entre outras coisas. Mas a qualidade e brio de quem la anda muito provavelmente foi ate muito superior aos projetos de 2000e/m2 de 'elevada qualidade construtiva'. Porque o eletricista que la andou sabe que se fizer borrada e o construtor passar a vida a receber reclamacoes dos clientes a quem vende, pode perder um cliente que garante 50% da faturacao. Ja se tiver orcamentado para uma moradia que lhe foi entregue por um qualquer DO ate e relativamente simples... deixa de atender o telemovel ou diz que 'para a semana vai la' e fica o problema resolvido :) Ou entao aparece la, ve que fez borrada mas da muito trabalho a corrigir, entao culpa o canalizador e problema resolvido.

Isto nao e tao simples e linear como parece. Ate porque achar que quem vende constroi com vista a poupar o maximo possivel nao conhece de todo a construcao. Ha muito construtor assim, como tambem ha muito que se preza e orgulha de apresentar a melhor qualidade possivel. Um dos clientes do meu pai gaba-se que nao olha a meios para ser quem constroi com melhor qualidade do concelho. Mesmo que ganhe menos 10 mil por apartamento que os outros, enquanto em 2013/14 havia muitas que nem dados lhes queriam os apartamentos, aqueles nunca faltou clientes nem sequer precisam de entregar comissao a imobiliarias. Porque os clientes vao la parar todos pelo 'boca a boca'. Porque entram na casa do amigo, do primo, do tio com 15 anos que continua impecavel e na hora de entregar o dinheiro, isso conta muito.
    Concordam com este comentário: setaevra

0.0398 seg. NEW