Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, grata à disponibilidade de quem puder dar a sua opinião.
    Estamos em fase de reconstrução de casa em Pedra (aldeia em Mangualde, Viseu), contratando grande parte do serviço.

    Na reconstrução do R/C (antigos currais), recolheu-se bastante entulho, em que muito embora na sua consistência fosse maioritariamente barro, cal e algum cimento e tijolo, os senhores "picaram" e aplicaram em uns buracos no acesso interior da propriedade; o que embora esteticamente tenebroso, ficou funcional.

    A verdadeira questão é que esta semana vamos começar a picar o 1.º andar e vamos reunir outro tanto.

    Contactámos a Junta e não fazem recolha/reciclagem de entulho (sob pagamento), contactámos empresa de reciclagem e recolha e recolhem 1m3 por semana, sob marcação, no entanto e uma vez que o acesso à propriedade é feito por caminho rural pelo meio de pinhais e eucaliptais, avisaram que teríamos de transportar o m3 até à extremidade do portão e só no dia saberiam se iriam fazer o caminho ou cancelar o serviço (devido aos acessos).

    Não temos carrinha para transportar directamente e teríamos de contratar alguém para o faezr por várias vezes (já que mesmo sendo entregue directamente no centro de recolha/reciclagem, apenas aceitam 1m3 por semana à mesma).

    PEDIDO DE OPINIÃO: o que fariam? continuavam a por nos acessos? além da questão estética, há prejuizo deste material em contacto com as aguas/terrenos de plantio?

    Muito obrigada pela ajuda!
      Imagem WhatsApp 2023-11-27 às 21.58.32_fb02438f.jpg
      Imagem WhatsApp 2023-11-27 às 21.58.31_cf0ef570.jpg
      Imagem WhatsApp 2023-11-27 às 21.58.21_40704941.jpg
  2.  # 2

    Eu faria um terraço sobre-elevado para colocar uma mesa e umas cadeiras com vista para o campo. Faz um murete de contenção e vai enchendo o interior, remata no final o piso com umas lajetas de alvenaria a condizer com a arquitetura da casa.

    Tipo isto, com ou sem cobertura.
    Concordam com este comentário: marco1, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  3.  # 3

    realmente com tanto terreno e quer tirar entulho dai
    aproveite para o caminho e era bom era passar com um rolo compressor por cima
    qualquer parte exterior que pretanda pavimentar pode aproveitar esse toutvenant para por por baixo
    convem é separar resíduos plasticos e ferrosos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  4.  # 4

    Cuidado, colocar entulho no caminho dá uma multa avultada. É um crime ambiental, ronda os 5 a 10k€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  5.  # 5

    O caminho é nosso (está entre portões sem serventia de vizinhos), penso que nesse caso está tudo bem?!

    Colocado por: bettencourtCuidado, colocar entulho no caminho dá uma multa avultada. É um crime ambiental, ronda os 5 a 10k€
  6.  # 6

    não posso mostrar esta mensagem ao meu marido, se não vai-me já dizer "é isto que eu quero" 😅

    muito grata pela resposta! abriu logo aqui todo um horizonte de foco para a solução 🙌

    Colocado por: Vítor MagalhãesEu faria um terraço sobre-elevado para colocar uma mesa e umas cadeiras com vista para o campo. Faz um murete de contenção e vai enchendo o interior, remata no final o piso com umas lajetas de alvenaria a condizer com a arquitetura da casa.

    Tipo isto, com ou sem cobertura.
    Concordam com este comentário:marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, kiliam
  7.  # 7

    isto de sermos navegantes de primeira viagem, dá espaço para eu ser um pouco extremista 🙈

    os resíduos são todos separados (até porque já chegava os plásticos que a propriedade tinha, não precisamos de adicionar mais; e os "ferros" mesmo pequeninos eles separam tudo porque do que nos apercebemos, se o cliente não os quiser, eles levam para venda.

    O rolo compressor seria extraordinário mas implicaria um investimento com que agora não podemos avançar, mas vou descomprimir e mostrar ao senhor meu esposo que podemos aproveitar para o caminho interno (até porque estamos a deixar o carro à entrada e a caminhar até casa devido às pedras e desniveis).

    Muito obrigada 🙌

    Colocado por: marco1realmente com tanto terreno e quer tirar entulho dai
    aproveite para o caminho e era bom era passar com um rolo compressor por cima
    qualquer parte exterior que pretanda pavimentar pode aproveitar esse toutvenant para por por baixo
    convem é separar resíduos plasticos e ferrosos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize
  8.  # 8

    Colocado por: marizeO caminho é nosso (está entre portões sem serventia de vizinhos), penso que nesse caso está tudo bem?!
    Não lhe dá o direito de contaminar os solos.
  9.  # 9

    Colocado por: BelhinhoNão lhe dá o direito de contaminar os solos.


    É preferivel então colocar um pavimento betuminoso... esse com os hidrocarbonetos que leva já não contamina nada.

    Os entulhos limpos, sem plásticos, ferros, etc., são e devem ser reutilizados em obra sempre que possível, para enchimentos de vazios, regularização de caminhos, etc.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marize, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  10.  # 10

    É que nem sequer posso achar estranha a sua linha de pensamento, porque a minha era a mesma! Daí ter vindo perguntar a profissionais que vêem o "todo" e não só o lado romântico como eu gostaria.

    Tirar daqui o entulho e mandá-lo para um aterro legalizado, seria como misturar o cocó com água e mandá-lo para uma Etar.
    Mas isso já seria toda uma outra conversa 😉

    Colocado por: Belhinho

    não lhe dá o direito de contaminar os solos.
  11.  # 11

    Grata pelo reforço nas ideias transmitidas anteriormente, com ajuda na passagem de consciência 🙌

    Vamos estudar melhor a questão, até porque temos esta casa de banho tenebrosa que também vai abaixo assim que mudem o contador de sítio e mais entulho vamos ter 😅 (as escadas de pedra serão obviamente para recuperar)

    Colocado por: rpmmsantos

    Os entulhos limpos, sem plásticos, ferros, etc., são e devem ser reutilizados em obra sempre que possível, para enchimentos de vazios, regularização de caminhos, etc
      Screenshot_20231128_101548_Gallery.jpg
  12.  # 12

  13.  # 13

    Colocado por: rpmmsantosÉ preferivel então colocar um pavimento betuminoso... esse com os hidrocarbonetos que leva já não contamina nada.
    O mundo da reciclagem/sustentabilidade tem muitas destas situações que as pessoas acham sem sentido e muitas até caricatas. É o mundo que criamos. Há muitos tachos para manter.
    Concordam com este comentário: marize
  14.  # 14

    É boa pratica a incorporação dos RCD nas obras.
    Agora depende do tipo de RCD´s e do local onde os mesmos podem ser depositados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  15.  # 15

    Colocado por: Vítor Magalhãesu faria um terraço sobre-elevado para colocar uma mesa e umas cadeiras com vista para o campo. Faz um murete de contenção e vai enchendo o interior, remata no final o piso com umas lajetas de alvenaria a condizer com a arquitetura da casa.


    É uma optima estratégia para a incorporção de RCD's.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  16.  # 16

    Grata pela sua passagem por aqui Pedro, já lho pude dizer directamente mas agora publicamente, que é das opiniões que mais sigo e considero, aqui no Forum (naturalmente que não desmerecendo nenhum dos outros arquitectos ou profissionais).

    A ver se na próxima semana ganho coragem para publicar por aqui algumas fotos e acolher as críticas mais ou menos pesadas, mas de certeza com acesso a muita ideia de génio!

    Colocado por: Pedro Barradas
    É uma optima estratégia para a incorporção de RCD's.
  17.  # 17

    Agradeço sem dúvida a sua opinião, mas chegámos a um ponto em que perguntar às entidades locais (em que o fazemos sempre por escrito) deixou de nos dar segurança.

    Tinhamos uma pilha (com moveis e mais de 30portas) de madeira podre à entrada.

    A resposta da entidade (achávamos nós que responsável) foi de que íamos gastar muito dinheiro "para tirar aquilo daí, queimem como fazem os outros".

    A cal e o adobe não são prejudiciais ao solo.
    Inclusive a cal é o que e recomendado para controle de humidade como a que temos aqui.. pedacinhos de tijolo e de cimento já não me agrada nada.
    Mas não demolimos nenhuma casa de 100m2! Estamos a falar de "estuque" de compartimentos no total não chegam a 80.

    Colocado por: bettencourt

  18.  # 18

    Acho que nesta frase disse tudo!
    Mas enquanto vejo a ignorância de ver pessoas a comprar carros elétricos porque sem qualquer noção do impacto ambiental, pensam que é uma escolha "amiga do ambiente", tento garantir que não seja por ignorância que eu (nós, como casal), façamos as nossas escolhas.
    Acredito que se está neste forum, concorde também que há pequenos momentos em uma obra, em que podemos controlar o que podemos controlar.

    Não me agrada, mas pelo menos sei que aqui, o entulho não vai parar ao meio de um monte ou de um rio (como infelizmente já soube acontecer, e promovido por funcionários da Junta, no distrito onde pertenci anteriormente)

    Colocado por: Belhinho
    É o mundo que criamos.
  19.  # 19

    Colocado por: marizeTinhamos uma pilha (com moveis e mais de 30portas) de madeira podre à entrada.


    A pilha de moveis e portas de madeira é retalhar isso com um serra circular ou motosserra e guardar para o inverno ou para os grelhados. Eventualmente pode sempre reciclar em fazer novos moveis ou adaptar. Não faltam ideias pela internet. 👌

    Outra opção é oferecer a alguém que tenha uma padaria com forno a lenha. Numa casa de aldeia que temos é o que temos feito quando juntamos madeiras de obras ou de moveis velhos que já não se usam.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  20.  # 20

    Colocado por: Vítor MagalhãesA pilha de moveis e portas de madeira é retalhar isso com um serra circular ou motosserra e guardar para o inverno ou para os grelhados. Eventualmente pode sempre reciclar em fazer novos moveis ou adaptar. Não faltam ideias pela internet. 👌

    Outra opção é oferecer a alguém que tenha uma padaria com forno a lenha. Numa casa de aldeia que temos é o que temos feito quando juntamos madeiras de obras ou de moveis velhos que já não se usam.


    eu evitava, portas e moveis tem sempre restos de tinta e vernizes, não acho sensato usa-los para grelhar.
    no recuperador vai-se gastantando uma tabua ou outra misturada na lenha normal.
 
0.0229 seg. NEW