Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Adquiri um T2 na zona de Carnaxide há 3 anos atrás por um ótimo preço. Remodelei a casa e 3 anos depois o valor de venda é superior, se vendesse faria um lucro de cerca de €70mil.

    Agora pretendo mudar para Sintra devido a trabalho e gostaria de comprar uma casa nesta zona mas mantendo a de Carnaxide, para arrendamento e rentabilizar.

    Será possível um banco aprovar-me crédito imobiliário para compra duma segunda habitação dando a primeira habitação e esse valor de lucro como garantia?

    Obrigada!
  2.  # 2

    tudo depende da taxa de esforço.... como não sabemos ordenados, rendas hipotéticas do T2 de carnaxide e a prestação da futura casa de sintra, opinar é dar um tiro no escuro.
    Concordam com este comentário: Mary26
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantostudo depende da taxa de esforço.... como não sabemos ordenados, rendas hipotéticas do T2 de carnaxide e a prestação da futura casa de sintra, opinar é dar um tiro no escuro.


    Para lhe dar uma ideia, rendimentos mensais líquidos na casa dos 8000€, com uma mensalidade automóvel de €380. A futura casa de Sintra seria uma mensalidade de uns €1000 e o arrendamento da casa de Carnaxide seria um valor à volta de €1200. Já ajuda a enquadrar melhor?
  4.  # 4

    acho que com esses rendimentos nem precisa de "dar" a casa de Carnaxide como garantia.
    Concordam com este comentário: sisu
  5.  # 5

    Colocado por: marco1acho que com esses rendimentos nem precisa de "dar" a casa de Carnaxide como garantia.


    Pois mas a questão é que o banco que me financiou a primeira casa não me dá crédito com estes rendimentos e com a casa como garantia. Querem que venda esta primeiro, o que não me faz sentido nenhum, pois o arrendamento desta pagaria o valor da outra.

    Será que deveria ir a outros bancos?
  6.  # 6

    Ao adquirir um imóvel com recurso a financiamento, este fica hipotecado.
    Isto é, o valor do próprio imóvel é a garantia do banco, pelo que não precisa necessariamente de pedir uma 2ª hipoteca sobre o primeiro imóvel.

    É importante referir que para segunda habitação o LTV costuma ser mais baixo, normalmente 70%.
    Isto é, o banco só empresta até 70% do valor da avaliação, pelo que precisa de 30% do montante mais as respectivas comissões, IMT, IS, etc.

    Caso tenha rendimentos suficientes - mas não tenha este montante em capital próprio - poderá contratar um terceiro crédito com base no primeiro imóvel (crédito multi-funções ou algo semelhante). Mas isto tem um custo e, claro, uma responsabilidade acrescida.

    Por fim, menciona "lucro":
    dando a primeira habitação e esse valor de lucro

    A ideia é vender o primeiro imóvel?

    Se for, pode recorrer aos bancos que oferecem créditos para troca de casa, que permitem a contratação do 2º crédito habitação como HPP e a taxa de esforço é calculada apenas com o encargo do 2º imóvel.
    Durante um período, normalmente 2 anos, apenas paga juros (que nesta altura é a maior fatia, claro), para ter tempo de vender o primeiro imóvel. Nessa altura, começará a pagar na totalidade a mensalidade do crédito do 2º imóvel.
    Concordam com este comentário: diouf_matos, FilipeS.
  7.  # 7

    Colocado por: smashy

    Pois mas a questão é que o banco que me financiou a primeira casa não me dá crédito com estes rendimentos e com a casa como garantia. Querem que venda esta primeiro, o que não me faz sentido nenhum, pois o arrendamento desta pagaria o valor da outra.

    Será que deveria ir a outros bancos?


    Provavelmente esqueceu-se de dizer quanto esta a pagar de credito da 1ºCasa.
    Até 35/40% aprovam-lhe, portanto com 8000€ mensais liquidos (x14 meses) é como se ganhasse 9333€ por mês, ou seja em teoria dao lhe credito até 3265/3735€ mensais, mais coisa menos coisa... a este valor tem de descontar todos os creditos existentes...

    tambem vai depender se tem um ordenado "fixo" ou se é algo que pode desaparecer de um dia para o outro... o ideal é ir a alguns bancos e perguntar...
  8.  # 8

    Colocado por: pguilhermeAo adquirir um imóvel com recurso a financiamento, este fica hipotecado.
    Isto é, o valor do próprio imóvel é a garantia do banco, pelo que não precisa necessariamente de pedir uma 2ª hipoteca sobre o primeiro imóvel.

    É importante referir que para segunda habitação o LTV costuma ser mais baixo, normalmente 70%.
    Isto é, o banco só empresta até 70% do valor da avaliação, pelo que precisa de 30% do montante mais as respectivas comissões, IMT, IS, etc.

    Caso tenha rendimentos suficientes - mas não tenha este montante em capital próprio - poderá contratar um terceiro crédito com base no primeiro imóvel (crédito multi-funções ou algo semelhante). Mas isto tem um custo e, claro, uma responsabilidade acrescida.

    Por fim, menciona "lucro":

    A ideia é vender o primeiro imóvel?

    Se for, pode recorrer aos bancos que oferecem créditos para troca de casa, que permitem a contratação do 2º crédito habitação como HPP e a taxa de esforço é calculada apenas com o encargo do 2º imóvel.
    Durante um período, normalmente 2 anos, apenas paga juros (que nesta altura é a maior fatia, claro), para ter tempo de vender o primeiro imóvel. Nessa altura, começará a pagar na totalidade a mensalidade do crédito do 2º imóvel.



    O meu banco tem esse programa de troca de casa e não me financiam para comprar uma segunda habitação, mesmo que eu arrende a primeira.
  9.  # 9

    Colocado por: diouf_matos

    Estou a pagar 500€ mensais da primeira casa, e o único crédito que tenho é 380€ do carro. Portanto não entendo porque não me dão o crédito sem vender esta primeira casa.

    Provavelmente esqueceu-se de dizer quanto esta a pagar de credito da 1ºCasa.
    Até 35/40% aprovam-lhe, portanto com 8000€ mensais liquidos (x14 meses) é como se ganhasse 9333€ por mês, ou seja em teoria dao lhe credito até 3265/3735€ mensais, mais coisa menos coisa... a este valor tem de descontar todos os creditos existentes...
  10.  # 10

    Colocado por: smashyO meu banco tem esse programa de troca de casa e não me financiam para comprar uma segunda habitação, mesmo que eu arrende a primeira.

    esqueça o seu banco, fale com um intermediário financeiro e eles conseguem melhores propostas pois tªem protocolos com os bancos.
    Avalia as propostas e depois decide.

    desses 1200Euros em principio 28% vão á vida, mas com o seu rendimento isso não é problemático

    qual o valor estimado do imovel de Carnaxide? para calcular a taxa de rentabilidade e analisar se existe algo que tenha rentabilidade semelhante sem chatices.
  11.  # 11

    Colocado por: rguerreiro79
    esqueça o seu banco, fale com um intermediário financeiro e eles conseguem melhores propostas pois tªem protocolos com os bancos.
    Avalia as propostas e depois decide.

    desses 1200Euros em principio 28% vão á vida, mas com o seu rendimento isso não é problemático

    qual o valor estimado do imovel de Carnaxide? para calcular a taxa de rentabilidade e analisar se existe algo que tenha rentabilidade semelhante sem chatices.


    Comprei o imóvel de Carnaxide por 175, neste momento o valor de venda são 230/240.
  12.  # 12

    Colocado por: smashyO meu banco tem esse programa de troca de casa e não me financiam para comprar uma segunda habitação, mesmo que eu arrende a primeira.

    Se quer arrendar a primeira, não é "troca de casa", logo não é esse o produto que procura.
    Para o que pretende, tem de conseguir suportar os encargos de ambos créditos.

    A "pré-aprovação" conta apenas com seus rendimentos e situação profissional/financeira.
    Se rejeitam logo nesta fase, sobretudo face aos números que partilhou, há algo em falta ou que não bate certo.

    De qualquer forma, o arrendamento só será contabilizado como rendimento quando aparecer no seu IRS.
    Concordam com este comentário: diouf_matos, Mary26, sisu
  13.  # 13

    Sim concordo, há algo que não bate certo, até porque a mensalidade da casa atual são 500€.

    Vou ver com outros bancos ou intermediários de crédito porque acho que deveria ver outras possibilidades.
  14.  # 14

    dá perto de 4% liquido ao ano, sem contar com condomínios e IMI e já descontando a retenção de 28% de IRS. Isto se correr tudo bem com o arrendamento, caso existam problemas isto pode baixar o percentual.

    Por outro ao não vender vai estar a pagar juros desnecessários na casa atual(dos 500 euros se calhar 350 são juros) e na futura casa.

    Nada melhor que pegar numa folha de papel e fazer contas para os diferentes cenários. Não esquecer impostos, taxas e taxinhas, e adicionar também os problemas que a gestão do imovel arrendado podem trazer.
  15.  # 15

    Colocado por: smashySim concordo, há algo que não bate certo, até porque a mensalidade da casa atual são 500€.

    500€ de CH da sua casa actual + 400€ de automóvel + 1000€ de CH do 2º imóvel são 1900€, que com uma taxa esforço de 35%, já conseguiria com 5500€ de rendimento normalizado do agregado.
    Na prática isto significa um rendimento liquido mensal de 4700€ a 14x por ano.

    Qual a razão que o banco lhe deu para não pré-aprovar um crédito desses montantes? Nem sequer uma aprovação condicional?

    É estranho... para nem referir esta altura, que os bancos estão particularmente interessados em clientes de determinado perfil, a quem têm todo o interesse em vender os produtos.

    Colocado por: rguerreiro79dá perto de 4% liquido ao ano, sem contar com condomínios e IMI

    Fundamental para a gestão financeira, sem dúvida. (e ainda deveria incluir seguros, manutenções, taxa de desocupação, etc)
    Por outro lado, o banco não olha para estes valores. Nem a nota de liquidação do IRS tem tanta importância como o valor que recebe liquido todos os meses.
  16.  # 16

    Colocado por: rguerreiro79dá perto de 4% liquido ao ano, sem contar com condomínios e IMI e já descontando a retenção de 28% de IRS. Isto se correr tudo bem com o arrendamento, caso existam problemas isto pode baixar o percentual.

    Por outro ao não vender vai estar a pagar juros desnecessários na casa atual(dos 500 euros se calhar 350 são juros) e na futura casa.

    Nada melhor que pegar numa folha de papel e fazer contas para os diferentes cenários. Não esquecer impostos, taxas e taxinhas, e adicionar também os problemas que a gestão do imovel arrendado podem trazer.


    Colocado por: rguerreiro79dá perto de 4% liquido ao ano, sem contar com condomínios e IMI e já descontando a retenção de 28% de IRS. Isto se correr tudo bem com o arrendamento, caso existam problemas isto pode baixar o percentual.

    Por outro ao não vender vai estar a pagar juros desnecessários na casa atual(dos 500 euros se calhar 350 são juros) e na futura casa.

    Nada melhor que pegar numa folha de papel e fazer contas para os diferentes cenários. Não esquecer impostos, taxas e taxinhas, e adicionar também os problemas que a gestão do imovel arrendado podem trazer.


    Sim com certeza que terei de fazer contas, mas o que me chateia é este banco nem me dar alternativa de fazer essas contas e fechar a porta logo.

    E ainda me disseram que mesmo vendendo esta casa só financiariam uma nova casa a um máximo de 190 mil.

    Não faz sentido nenhum estar a vender esta casa que tenho agora para comprar uma menor e ficar a pagar mais por mês.
  17.  # 17

    Colocado por: pguilherme
    500€ de CH da sua casa actual + 400€ de automóvel + 1000€ de CH do 2º imóvel são 1900€, que com uma taxa esforço de 35%, já conseguiria com 5500€ de rendimento normalizado do agregado.
    Na prática isto significa um rendimento liquido mensal de 4700€ a 14x por ano.

    Qual a razão que o banco lhe deu para não pré-aprovar um crédito desses montantes? Nem sequer uma aprovação condicional?

    É estranho... para nem referir esta altura, que os bancos estão particularmente interessados em clientes de determinado perfil, a quem têm todo o interesse em vender os produtos.


    Fundamental para a gestão financeira, sem dúvida. (e ainda deveria incluir seguros, manutenções, taxa de desocupação, etc)
    Por outro lado, o banco não olha para estes valores. Nem a nota de liquidação do IRS tem tanta importância como o valor que recebe liquido todos os meses.


    Nao me deram razão nenhuma, disseram que fizeram as contas e dá isso.

    E ainda me disseram que mesmo vendendo esta casa só financiariam uma nova casa a um máximo de 190 mil.

    Não faz sentido nenhum estar a vender esta casa que tenho agora para comprar uma menor e ficar a pagar mais por mês
  18.  # 18

    Colocado por: smashy

    Nao me deram razão nenhuma, disseram que fizeram as contas e dá isso.

    E ainda me disseram que mesmo vendendo esta casa só financiariam uma nova casa a um máximo de 190 mil.

    Não faz sentido nenhum estar a vender esta casa que tenho agora para comprar uma menor e ficar a pagar mais por mês


    Os seus 8000€ liquidos sao declarados???
    Eles olham para o IRS e para os 3 ultimos recibos de vencimento... alguma coisa errada não está certa, nesta história...
    Concordam com este comentário: sisu
  19.  # 19

    Colocado por: diouf_matos

    Os seus 8000€ liquidos sao declarados???
    Eles olham para o IRS e para os 3 ultimos recibos de vencimento... alguma coisa errada não está certa, nesta história...


    Tudo declarado até ao último tostão. Por isso também não entendo.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  20.  # 20

    8000€ mensais é um valor apetecivel para qualquer banco. algo está mal contado?

    é trabalhador por conta de outrem ou por conta propria?

    os 8000€, são 100% do valor base do ordenado ou parte do valor base e outra parte de prémios?
 
0.0167 seg. NEW