Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Neste momento sou dono de uma casa junto com o meu irmão, e estou a completar o processo de compra da parte dele. A casa não esta habitável, precisa de obras.

    Queria uma ajuda vossa nas seguintes duvidas.

    1) Se comprar em meu nome (só) para se tornar habitação própria permanente posso só mudar a minha morada fiscal para lá, ou tenho que mudar da família toda?
    2)Depois da comprar se quiser vender quanto tempo tem que passar para conseguir vender, para não ter que pagar mais valias? Já li que eram 6 meses, mas também vi 2 anos.
  2.  # 2

    1) Em principio será a sua porque é o titular do imóvel mas não faz sentido mudar a sua e não mudar do agregado (por coerência);
    2) Seguro a Lei aprovada a 6 out 2023, 24 meses!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rodrigocruz
  3.  # 3

    A questão de alterar só a minha é que a ideia pode passar por vender esta casa, e para já vamos continuar a viver numa casa alugada e a renda pode ficar em nome da parceira sempre ajuda no IRS.

    Onde tive a ler refere sempre na mudança do agregado familiar.
  4.  # 4

    Se houver emprestimo tem de ser alterado a morada da familia toda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rodrigocruz
  5.  # 5

    Não vai existir empréstimo para compra. Contudo não é muito claro a questão se posso mudar só eu, ou será necessário ser toda a família
  6.  # 6

    Não facilite... perde as deduções das rendas mas assegura o reeinvestimento de mais valias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rodrigocruz
  7.  # 7

    A questão é que se eu vender antes dos dois anos, as deduções não se aplica correto ?
  8.  # 8

    Não é deduções, é o regime de reeinvestimento, são coisas distintas!
    As deduções aplicam-se ao cálculo das mais-valias e isso tem sempre. Quanto à possibilidade de reeinvestimento, só se tiver o imóvel afeto à HPP durante 24 meses.
  9.  # 9

    Então no meu caso se não deixar passar os 2 anos, se vender e reinvestir não tenho vantagem, porque vou ter que pagar sempre as mais valias.
  10.  # 10

    Certo
 
0.0125 seg. NEW