Iniciar sessão ou registar-se
    • Herpez
    • 29 novembro 2023 editado

     # 1

    Olá. A casa dos meus pais está desabitada e o meu plano para ela seria dividir em duas, com obras necessárias, de modo que eu habitasse numa parte, e a outra parte fosse para algum investimento, por ex alugar.
    Já tive a ler tópicos semelhantes mas a maior parte que encontro fala em prédios e não sei se é aplicável a moradias.
    Digam-se se estou correto.

    Tenho de dividir a casa de modo a ter 2 propriedades horizontais, cada uma uma fração?
    E cada uma delas vai ter de ter contadores de energia, agua, etc independentes?
    Cada uma delas tem de ter entrada da rua independente ou pode ser comum?
    Cada uma delas tem de obedecer a todos os critérios de acessibilidade como estacionamento, dimensões para cadeira de rodas, etc?

    Obrigado


    (em anexo uma imagem da casa do google maps)
      casa.jpg
  1.  # 2

    ANTES DEMAIS DEVE CONTACTAR 2 ou 3 gabinetes de arquitectura/ arquitectos e pedir cotação e informalmente saber da viabilidade da sua pretensão ( pode não ser possivel) - Assim é difícil, sem uma serie de enquadramento.

    Essa casa é uma edificação que deve ser valorizada e não destruída... talvez o que pretenda fazer dela não seja o mais adequado.

    respondendo:
    Tenho de dividir a casa de modo a ter 2 propriedades horizontais, cada uma uma fração? Se é propriedade horizontal, constitui frações. Senão pode optar pela propriedade total, com frações susceptíveis de utilização independente.

    E cada uma delas vai ter de ter contadores de energia, agua, etc independentes? So consegue ter serviços independentes, com a instrução de um processo urbanístico.

    Cada uma delas tem de ter entrada da rua independente ou pode ser comum? pode ser comum. pode haver zonas comuns.
    Cada uma delas tem de obedecer a todos os critérios de acessibilidade como estacionamento, dimensões para cadeira de rodas, etc? Sim, dentro dos parâmetros e excepções que existam na lei. Mais uma vez depende de como será conduzido o processo de licenciamento, e das alterações/ nível de intervenção.
    Concordam com este comentário: Herpez
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
    • Herpez
    • 29 novembro 2023 editado

     # 3

    Exmo Pedro. Concordo a 100% que é para ser valorizada e nao destruida. Aliás, é esse o motivo de estar aqui, pois é de família e nao a consigo vender a quem a pretende comprar por a querer mandar a baixo. O que pretendia, era conseguir habitar numa casa de família, mas como compreende, é demasiado grande para eu morar sozinho nela, e esperar que um dia, quem sabe, tenha família, serão anos e anos em que a casa vai morrendo.

    Poderei contactar-lhe por email?
  2.  # 4

    Colocado por: HerpezPoderei contactar-lhe por email?

    Essa edificação parece ser na zona Norte, fica-me um pouco fora de mão.
    Concordam com este comentário: Herpez
  3.  # 5

    Não é preciso duas propriedades horizontais.
    Seria uma propriedade horizontal com duas frações, por exemplo.
    Neste sentido, haveria zonas comuns, como eventualmente um acesso.

    É importante aferir se o processo é viável.
  4.  # 6

    Colocado por: ADROatelierNão é preciso duas propriedades horizontais.
    Seria uma propriedade horizontal com duas frações, por exemplo.
    Neste sentido, haveria zonas comuns, como eventualmente um acesso.

    É importante aferir se o processo é viável.

    E quem será o profissional indicado para aferir isso?
  5.  # 7

    Um Arquitecto
    Concordam com este comentário: ADROatelier, Herpez
  6.  # 8

    isso parece ser no porto.

    mande um email ou contacte um dos arquitectos cá do forum. somos uns quantos cá do norte
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Herpez
 
0.0130 seg. NEW