Iniciar sessão ou registar-se
    • bit0
    • 28 março 2024

     # 241

    Muitos parabéns. Você está a viver o meu sonho :)
    Adorava comprar uma casa isolada para restaurar. Longe da confusão. Mas com a vida corrida que tenho não conseguiria dar conta do recado e restaurar sozinha. Admiro muito a vossa paciência e dedicação e vai acabar por compensar pois têm aí um paraíso para se viver :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
    • marize
    • 28 março 2024 editado

     # 242

    bit0 | não sei quantos anos tem, mas vou deixar-lhe aqui um bocadinho do meu percurso (muito pessoal) e o porquê de sentir que pode ser possível também para si.

    Há 15 anos atrás e até aos 5 anos seguintes, eu estava a morar entre dois países, a faturar uma média de 2500€/3000mês e atolada em dívidas. Ganhava muito mais do que precisava, gastava muito mais do que tinha e estava totalmente fora de ordem, a resolver questões familiares (dos outros).

    Quando o meu corpo começou a dar sinais (literalmente com ansidedade, stress e afins), mudei radicalmente o meu estilo de vida, emprego e vi-me praticamente sem apoio familiar ou de amigos.

    Vendi várias coisas que tinha e não precisava (de móveis, a artigos mais luxuosos), comprei um carro que me custou 600€ e passei a aprender a gerir as minhas prioridades e a perceber que gastava dinheiro numa data de coisas que me faziam sentir bem momentaneamente.
    Parei com isso e comecei a investir em mim a sério.

    Foi no perfeito caos, de relação manhosa em relação manhosa, em que acabei por conhecer o meu actual marido (na altura também ele a passar um processo de restabilização pessoal) e percebi a "realidade social" da qual queríamos ambos fugir.
    Ficou claro que queríamos sair da vida de vila (nem sequer estávamos a morar em uma cidade) e mudar-nos para uma aldeia no meio de nenhures em que pudéssemos ter um contacto mais honesto no meio da natureza.

    Os dois trabalhamos on-line e organizamos eventos presenciais em espaços de retiros, por isso a localização geográfica não era importante.
    Pedir um crédito estava totalmente fora de hipótese e alugar era o mais certo e uma escolha que nos deixava a ambos confortáveis!
    Entretanto a avó do meu esposo faleceu e ele por o seu pai já não ser vivo, veio a receber uma herança que nos permitiu avançar com esta compra (que não aconteceu de imediato, ainda demorámos quase 1 ano e meio a encontrar porque o valor disponivel era pequeno para o mercado actual).

    Hoje em dia vamos avançando de orçamento em orçamento, e aproveitando a força de novos amigos que foram chegando (e se inspiram no nosso estilo de vida), para acreditar que vale a pena cada banho de balde ou cada desafio com que tenhamos de lidar.

    Hoje os dois na casa dos 45, sinto que foi a melhor escolha das nossas vidas e é como se só agora estivessemos a lidar diariamente com realidades básicas que já deveríamos ter aprendido antes.

    Se quiser, envie-me uma msg privada e mando-lhe a nossa página instagram para se inspirar ainda mais.

    Agora desistir do seu sonho é que não!
    Concordam com este comentário: Iko
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N.Pires, Vítor Magalhães, Zé Meirinho
      walt disney.jpg
    • marize
    • 28 março 2024 editado

     # 243

    Entretanto deixo aqui algumas fotos deste fim de semana, em que os "12 apóstolos" que tomaram o pequeno almoço com Jesus no domingo de ramos, mesmo sem janelas e portas se sentiram muito bem junto das construções de apoio 🙌
      Screenshot_20240324_102826_Gallery.jpg
      Screenshot_20240328_121404_Gallery.jpg
      Screenshot_20240328_121118_Gallery.jpg
  1.  # 244

    (mas a opinião é comum, está-se mesmo bem é cá fora)
    Concordam com este comentário: powerPT
      Screenshot_20240328_121350_Gallery.jpg
      Screenshot_20240328_121259_Gallery.jpg
      Screenshot_20240328_121243_Gallery.jpg
    • bit0
    • 28 março 2024

     # 245

    Você é uma inspiração. Eu tenho 40. Também a minha vida foi cheia de precalços e dificuldades. Também não tenho familia e amigos a sério. Tenho apenas o meu marido. Eu adoro o que faço. Neste momento sou engenheira de software e esforcei-me muito para chegar aqui. Mas como trabalho em casa porque o escritório é muito longe e não se justifica a despesa e o cansaço, tenho sentido que isto afeta muito a minha saúde. Vivo num apartamento t3 em que 1 divisão é o escritório. Por isso, evito usá-la no tempo livre. Então é como se a minha casa fosse na realidade um t2. Sinto-me isolada. Passo o dia inteiro sentada, sem me mexer, sem ver ninguém ao vivo… sonho com uma vida num local tranquilo, um pequeno terreno para cultivar as minhas coisas, um espaço ao ar livre para limpar a cabeça… claro que isto não resolve o problema do isolamento social. Mas pelo menos daria um upgrade no estilo de vida e na minha saúde física e psíquica. Tudo o que desejo é envelhecer, cultivar o que como e relaxar. Porque dessa forma vive-se muitos anos saudável.

    Eu sou pessoa de agir, de fazer acontecer. Mas o meu marido nem por isso… por isso digo que não me vejo a fazer algo como vocês. Sou pessoa de fazer uma remodelação simples na cozinha, wcs, até aplicar um teto falso, mas a envergadura do que vocês aí têm, para mim sozinha seria demasiado. Enfim, ando a pensar no que fazer. Temos uma pequena casa na praia com jardim. Está arrendada neste momento, mas já equacionei viver lá e aqui em leiria, ir variando, para sair deste buraco de vez em quando. E nem me posso queixar porque o apartamento tem uma vista completamente desafogada. Mas falta-me poder estender-me ao ar livre e não ouvir nada em volta.

    É muito bom “conhecer” pessoas como a marize. Faltam mais assim no mundo. Pelo que percebi a marize trabalha na área espitual. Eu não sou religiosa. Sou agnóstica. Nã nego nem afirmo nada (quem sou eu para o fazer). Mas acredito que o bem está nas ações que praticamos no dia a dia e valorizo muito as relações com os outros. Coisa que hoje em dia parece que não existe mais :( enfim, para me mudar para um sítio como esse não teria internet para continuar a trabalhar remotamente o que para nós é um grande entrave.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  2.  # 246

    Objecção a objecção, acho que temos para panos para mangas para sermos vizinhos 😅

    Nós trabalhamos (PUB) na área de desenvolvimento humano e espiritual (constelações familiares, acompanhamentos individuais/familiares e mentorias), mas a única coisa que "pregamos" é que devemos estar atentas e atentos a como o corpo se manifesta.
    Quanto mais afastados da natureza, mais o corpo se manifesta em doença, e essa é a nossa experiência e é o nosso trabalho espiritual (a par disso cantamos e rezamos muito aos elementos e não nos podemos queixar de como a vida "responde" 😉).

    Contar-lhe também que devagarinho, desde Outubro, os esposos das nossas clientes começaram a vir!
    Ou a ajudar a tirar fotos, ou a ajudar a cortar lenha, ou a esperar enquanto estamos em cerimónia; mas já participam muito mais. Não deixe de acreditar na mudança 🫂


    Quanto à net, estamos super satisfeitos com os 40€/fixos da Starlink 🙌

    Qual é a próxima objecção?! 🥸


    Colocado por: bit0

    sonho com uma vida num local tranquilo, um pequeno terreno para cultivar as minhas coisas, um espaço ao ar livre para limpar a cabeça… claro que isto não resolve o problema do isolamento social. (...)
    Eu sou pessoa de agir, de fazer acontecer. Mas o meu marido nem por isso… por isso digo que não me vejo a fazer algo como vocês.
    (...)
    Pelo que percebi a marize trabalha na área espitual. Eu não sou religiosa.
    (...)
    enfim, para me mudar para um sítio como esse não teria internet para continuar a trabalhar remotamente o que para nós é um grande entrave
    Concordam com este comentário: bit0
      Screenshot_20240328_124252_Gallery.jpg
    • bit0
    • 28 março 2024

     # 247

    Você é demais :) eu fico mesmo feliz por ver pessoas assim. De bem com a vida. É tão raro. Mas não me interprete mal. Não estou a objectar. Apenas estou neste momento a pensar no que realmente quero. Acho que é normal porque a vida dá voltas e o que queriamos na juventude pode já não ser o que ambicionamos hoje!
    Mas só no último mês é que me tenho questionado mais sobre estas coidas. Crise de meia idade acho eu. Ehehe.

    Começo a ter vontade pela 1a vez na vida de pensar em im, dar prioridade ao meu bem estar e do meu marido. Eu que sempre "cuidei" dos outros acho que está na altura de me priorizar. Por isso nos próximos meses vou decidir o que fazer com a vida. Não no sentido profissional que, para já, estou muito feliz. Mas com o resto. E talvez me reforme lá para os 55 às minhas custas, quem sabe? Acho que é uma questão de fazer as escolhas certas agora :)
  3.  # 248

    Uma pergunta, a bit0 e a marize têm filhos?
    • bit0
    • 28 março 2024

     # 249

    Colocado por: SirruperUma pergunta, a bit0 e a marize têm filhos?


    Não tenho e não faz parte dos planos. Em toda a vida não tive tempo para mim. Então agora só quero viver para mim e ter uma criança é uma enorme responsabilidade a muitos níveis que não pretendo assumir.
    Concordam com este comentário: Dias12
  4.  # 250

    Colocado por: bit0

    Não tenho e não faz parte dos planos. Em toda a vida não tive tempo para mim. Então agora só quero viver para mim e ter uma criança é uma enorme responsabilidade a muitos níveis que não pretendo assumir.

    Respeito.
    Mas por isso é que pensa em viver offgrid. Porque no seculo XXI ter crianças e viver offgrid é dificil.
  5.  # 251

    bitO> nem sempre estou de bem com a vida, mas já não luto com ela, tento participar na sua dança! E brinquei quando falei de objecções, até porque eu também as tive (embora confesse que quanto a esta propriedade, o meu esposo tinha mais), mas mal vi as primeiras fotos senti "é aqui" e quando a visitámos a 1ª vez senti ainda mais forte, até ao dia anterior à escritura em que já dormimos aqui e me deu um medo imenso!! foi quando me caiu a ficha de que estariamos efectivamente isolados de tudo o que conhecíamos como certo e que a segurança de até então estaria bem longe. Felizmente tão fortemente se instalou, como rapidamente foi embora.

    O senhor meu esposo, que é mais das áreas das astrologias, costuma dizer quer entre os 35 e os 40 anos, nós começamos a abandonar a experiência de vida de acordo com as expectativas da nossa família de origem e que se estivermos em atenção e nos permitirmos, grandes mudanças podem acontecer. Que a sua esteja para breve!


    Sirruper> já estive grávida três vezes, mas infelizmente nenhuma avançou do primeiro trimestre. Por um lado lidamos com a verdade agridoce, de que embora continuemos a tentar a quarta gravidez, ela poderá não se materializar como gostaríamos e estejamos a reconstruir algo para a descendência de outra pessoa; por outro, é uma delícia quando vemos os filhos dos nossos amigos e de clientes que chegam pela primeira vez, aproveitarem toda a brincadeira possível nesta encosta ou a simplesmente sentar e brincar com o mesmo que costumam fazer em casa, mas no meio da natureza.
    Nascendo filhos ainda neste lugar, seria um maior incentivo para nos por a nós e aos nossos amigos já a plantar e a levantar um galinheiro!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
      Imagem WhatsApp 2024-03-28 às 17.36.02_77550c6c.jpg
  6.  # 252

    Nós não vivemos offgrid.
    Dependemos de rede elétrica (para já, e não pretendemos investir em paineis/baterias até a casa estar em estado mais avançado) e de compras em grandes superfícies.

    É verdade que nas compras dependemos cada vez menos e mal tenhamos cozinha a sério (esta parece do tamanho lilliput), iremos estar mais auto suficientes a nivel alimentar; de qualquer modo não concordo que com uma criança seja mais difícil, pelo contrário!

    Não sei o que caracteriza como seculo XXI, mas se se refere a tecnologias, IA e afins, é exactamente por isso que é incentivador criar crianças em um meio natural. Porque acredito de coração que elas merecem melhor do que estar rodeadas de noticias manipuladoras, ondas eletromagneticas nocivas, plastico no chão, nas paredes e nos moveis, e alimentação da treta.
    Agradeço sim, a todos os pais que conhecemos como inspiração e moram em caravanas e quintas com as suas crianças porque as tinham de tirar desse meio.

    É fácil ficarmos todos a pensar da mesma maneira, reconhecemos isso e fugimos disso mesmo.
    É ainda mnais fácil acolher o que nos serve e o que não serve, e infelizmente a grande maioria dos elementos que pertencem à sociedade actual, estão doentes emocionalmente e eu cheguei a uma fase da minha vida em que só lido com quem me permite ser eu mesma e sentir bem. O que implicou em festas familiares como natal, não ter de fazer fretes só porque sempre foi assim.

    Não conheço a sua história e estas palavras podem nem ser para si, mas trabalhar a vida toda para pagar uma casa empacotada no meio de vizinhos; com a promessa de um dia poder usufruir de uma reforma, não obrigada.
    Vivo hoje e se morrer amanhã, será um bom dia para morrer.


    Colocado por: Sirruper
    Mas por isso é que pensa em viver offgrid. Porque no seculo XXI ter crianças e viver offgrid é dificil.
    Concordam com este comentário: bit0
    • bit0
    • 28 março 2024

     # 253

    Colocado por: Sirruper
    Respeito.
    Mas por isso é que pensa em viver offgrid. Porque no seculo XXI ter crianças e viver offgrid é dificil.


    Ah sim. Claro. Tornar-se-ía bastante impraticável.
    • bit0
    • 28 março 2024

     # 254

    Eu acho que o Sirruper está a referir-se a aspetos mais práticos do tipo ter de levar as crianças diariamente à escola e esse tipo de questões. Pelo menos foi o que interpretei.
    Concordam com este comentário: Sirruper
  7.  # 255

    marize os seus posts transparecem uma simplicidade feliz e um modo de vida delicioso.....dá gosto ler
    Concordam com este comentário: Dias12, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  8.  # 256

    Colocado por: bit0Eu acho que o Sirruper está a referir-se a aspetos mais práticos do tipo ter de levar as crianças diariamente à escola e esse tipo de questões. Pelo menos foi o que interpretei.
    Concordam com este comentário:Sirruper

    E nao só.
    A nossa geracao cresceu sem tecnologia, mas as geracoes dos nossos filhos nao. Nao estou a dizer com isto que é ou nao saudavel. O que quero dizer é que as crianças crescem em sociedade, e se as afastar-mos, crescem desenquadradas dela.
    O meu sogro também tem uma casa afastada com muito espaço e um tanque/piscina, e o nosso filho gosta de ir la e no verao passa uma a duas semanas lá.
    Mas mais do que isso era impensavel.
    Escola, atividade extra-curricular, sair com os amigos, etc.
    Tento que a minha vida seja simples e nao refém das coisas materiais. Esforço-me por fazer mais coisas do que ter coisas.
    Neste momento nao posso ainda reformar-me como a outra Senhora aos 44 anos, mas com as poupanças que temos conseguiamos liquidar o credito da casa e nao ter dívidas. E tambem somos do ano da Marize.
    Mas gostava de chegar aos 55 e desligar do meu trabalho e trabalhar mais 10 anos noutra area qualquer, mas sem papeis e sem computadores.
    Para ja a prioridaade é dar acesso à melhor educacao possivel ao filho. Temos o nosso filho no colegio para poder ter acesso a uma educacao escolar mais completa, para lhe dar melhores bases. Nao nos preocupamos que ele tire excelentes notas. Apenas queremos que se dedique e viva relaxado, mas levando a escola a sério e como uma ferramenta para a vida e para lhe abrir horizontes e a ser feliz.
    P.S. vivemos muito em função do filho. A prioridade é ele. Por isso a minha questao sobre ter ou nao filhos.
  9.  # 257

    Que bom acolher o seu feedback, e saber que compreende que não quer dizer que dentro da simplicidade não haja medo ou dificuldades, mas as nossas prioridades passaram para o bem estar imediato 🙌 eu e o João falamos muito da opção de escolha, porque ambos já nos sentimos em um lugar mental como se não pudessemos escolher. Falar e partilhar traz realidade às suposições.

    Colocado por: 4por1marize os seus posts transparecem uma simplicidade feliz e um modo de vida delicioso.....dá gosto ler
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize



    bitO> onde moramos há junta de freguesia, minimercado, posto de combustivel a 5min de carro e a escola fica a menos de 10km.
    Há vizinhos que nos dão o número de telefone e se oferecem para vir cortar uma arvore cado encontremos uma caída a meio do caminho florestal.
    Não falta nada, só exige maior programação.
    Com a vantagem de que não precisamos de ficar 30min dentro de um carro ou de transportes públicos para chegar seja onde for
    • marize
    • 28 março 2024 editado

     # 258

    [EDIT]
    viver em função do filho, desalinha a realidade do casal.
    O Sirruper deve viver em função de si mesmo e do compromisso que considerou com a sua senhora.
    Vocês como pais, unidos e saudáveis mental e emocionalmente, guiam o vosso filho.
    Mais comum do que se pensa, as escolhas são feitas em função dos filhos e isso é pesado para todos, principalmente para eles 🩷

    Sirruper > a nossa casa só não está mais vezes cheia de casais, amigos e suas crianças; porque não os chamamos para ajudar mais vezes.

    É urgente este retorno ao mundo natural, sem televisão e com o som dos pássaros e dos instrumentos e vozes que se toquem e cantem nesse momento.

    Crianças a brincar com outras que não falam português, a colher fruta sem ajuda dos pais, a ficar com os dedos e a roupa cheios de resina de pinheiro sem se sentirem criticados pelos adultos.

    Todas estas crianças e adolescentes têm acesso à melhor educação, actividades extra curriculares e oferta que possa imaginar, vêm de grandes cidades; mas acredite que são elas que pedem aos pais para vir e do que mais gostam é de ver vários adultos a trabalhar juntos ao ar livre. Não e incrível?!

    Ver o pai, a mãe, os amigos, a carregar troncos, a andar de carrinho de mão, a chegar à hora de almoço com aquela fome que só sente quem mora na aldeia.

    Para mim, esta é a melhor educação que podem ter.


    Eu não sei se chego aos 55.. não está a fazer 1 ano e vi ser cremado o meu melhor amigo com menos de 40anos, excelente músico, compositor e professor; e o que mais me dizia era "marisinha, os nossos miudos estão todos f@didos por causa dos telefones; vê-se de ano para ano o cenário a piorar".. se abrir as portas da nossa casa pode minimizar essa infeliz realidade, vamos a isso 🙌
    Concordam com este comentário: bit0, Vítor Magalhães, Nostradamus, NTORION
  10.  # 259

    É engraçado virem com o argumento que devemos viver em modo carpe diem. Eu por exemplo conto viver muitos anos. Mas se morrer amanha, nao fico arrependido de nada. O que ficar por fazer fica, o que puder ir fazendo vou gozando. Eu levo uma vida simples e vou fazendo o que quero e que posso. Todos os anos vamos de ferias para fora para conhecer um pouco do mundo e o nosso filho acompanha-nos sempre.
    Ele ja diz que qd fizer 18 anos vai querer iniciar as viagens dele.
    Eu estou feliz e fico feliz quando vejo o meu filho feliz, a minha familia feliz e com saude e os meus amigos tambem.
    Ainda este semana fui a um funeral de um vizinho. Tinha 71 anos. Foi um pouco cedo. Recordo uma boa pessoa. Criou 3 bons filhos. Teve uma boa vida e a vida que pôde. Faleceu com a mesma idade da minha mãe.
    A vida é assim.
    Para nós o nosso filho é a prioridade e será sempre a prioridade.
    Concordam com este comentário: Peper87, snob
    • bit0
    • 28 março 2024

     # 260

    Eu quero viver até aos 100 como os meus avós paternos. E sei que não é o estilo de vida atual que me conduzirá aí.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlota74
 
0.0560 seg. NEW