Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 501

A tela da Onduline deve descarregar em cima da ultima telha do beirado e depois os condensados/escorridos são encaminhados para a caleira, ou na ausência desta, para o beirado.

Sobre o isolamento, se forem colocar teto falso (gesso cartonado) o isolamento pode ser pousado diretamente em cima deste, sendo que deveria ter uma barreira pára-vapor (BPV), a Onduline tem a Ondutiss Reflex, ou então podem simplesmente optar pela tradicional lã mineral com papel kraft. A BPV deve ser colocada por baixo do isolamento, para impedir que este fique "contaminado" com a condensação.
    Concordam com este comentário: OliveiroS/N
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  2.  # 502

Absolutamente divinal. A nível estético esse beirado lateral sem duvida que trás um valor e nobreza inegável.

Não querendo desvalorizar as paredes em pedra, sem esse beirado, a casa teria sempre um aspecto "inacabado" como se tratasse de um "anexo/palheiro".
  3.  # 503

Ora ando caladinha por estes lados, porque efectivamente pensávamos que este telhado ia custar a pagar, mas está é a custar a engolir...
    Entendo perfeitamente que é uma casa em pedra, feita fora de esquadria, com irregularidades, entendo isso tudo; agora há certas imperfeições que eles apresentam que para mim ou são falta de brio, falta de conhecimento ou usaram material que não é indicado para esta telha (esta última parte custa-me a crer porque vi as caixas dos encaixes e vinham fechadas e diziam "Lógica Lusa")

O João teve de andar sempre atrás deles a dizer "ainda está torto" "mais para esquerda" "mais para a direita" quando foi para alinhar algumas das telhas e principalmente as palmelas e mesmo assim, ao apertarem para fixar, uma das palmelas ficou torcida, e está a apontar para a quinta vizinha em vez de ser para "cima" e hoje vão ter de refazer.
    Mas indo por partes, esteticamente e no geral está bonito.

Estruturalmente tenho as minhas dúvidas devido aos encaixes entre os beirados e o telhado.
    Aquela sobreposição está horrorosa e claro que só a notamos porque este telhado em altura, fica alinhado com a Encosta onde a nossa porta de dormitório neste momento está, do outro lado não conseguimos ver se está a mesma aberração.

Além deles terem sobreposto uniões (que não me faz sentido, mas disseram que neste caso tinham mesmo de o fazer) há claramente um "buraco" que eles nos tentam descansar e dizem que depois de preencherem com espuma, cortarem e aplicarem o cimento vermelho não se vê nada e fica bonito (???) e que estes encaixes só servem para esconder e unir os dois lados, que a telha por baixo deles fica protegida da água, blá blá blá...

Enfim, nem sei que vos diga.
      Imagem WhatsApp 2024-05-21 às 08.30.13_ee0d7169.jpg
      Imagem WhatsApp 2024-05-21 às 08.30.13_9445e443.jpg
      Imagem WhatsApp 2024-05-21 às 08.30.13_eafb4537.jpg
  4.  # 504

Nesta foto vê-se melhor o "buraco" que dizem que vão preencher e que não se nota nada, para não nos preocuparmos (???) e juro que percebo que estas casas são desafiantes e o empreiteiro quando foi alinhar a pirâmide, até subiu ali um dos lados para nivelar o que tinham ligado, mas a segunda fiada de telhas, está ali aquela claramente mal cortada...

bota massa! 🙄
      Imagem WhatsApp 2024-05-21 às 08.54.55_be73dfa4.jpg
  5.  # 505

Bom dia Marize,

tenho acompanhado este tópico em modo offline...
    mas esse pormenor que aí está, está um vergonha... porque motivo a telha está cortado no lado que não fico coberto pelo telhão? isso não vai originar infiltrações?

também é a primeira vez que vejo fixar telhões com espuma..

Não deixe isso ficar assim.
  6.  # 506

Essa é a nossa principal dúvida!

Colocado por: Freitas84porque motivo a telha está cortado no lado que não fico coberto pelo telhão? isso não vai originar infiltrações?
  7.  # 507

Marize, efetivamente há aí uns pormenores que podem ser bastante melhorados pelo empreiteiro antes de "cravar" (fixar com argamassa) o telhado final, mas uma casa fora de esquadria é sempre um desafio e por vezes é uma solução de compromisso.

* Essa cruzeta que se vê na ultima imagem não está minimamente alinhada com os cumes do beirado;
    * O cume do beirado poderia estar mais baixo e para isso bastava que cortassem a fiada das telhas pelo canudo e não pela aba.

O telhado depois de rematado fica com outro aspeto pelo que menos se evidenciarão esses pormenores.
  8.  # 508

Olhando melhor para a foto, dá a entender que esse canudo foi colocado por cima de outras telhas, ou seja, para não ficar à vista o espaço entre o cume do beirado e a telha por baixo.
    Concordam com este comentário: marize, snob
  9.  # 509

Obrigada Vítor! De certa maneira o seu comentário sossegou-me um bocadinho (vá-se lá saber porquê, porque na verdade não me disse que estava bem).

Entretanto o João já falou com o empreiteiro, apontou a questão daquela telha cortada e pediu para trocar e eles disseram que vão trocar agora e que não tinham visto (????) e já está lá em baixo a servir de nível da palmeta/seta que está a ser realinhada.
      Imagem WhatsApp 2024-05-21 às 09.25.43_3abed40e.jpg
  10.  # 510

Colocado por: Vítor MagalhãesOlhando melhor para a foto, dá a entender que esse canudo foi colocado por cima de outras telhas, ou seja, para não ficar à vista o espaço entre o cume do beirado e a telha por baixo.
    Concordam com este comentário:marize

Quer me parecer que o beirado deste lado , ficou mais alto que o outro. No post #484, já se consegue ver a diferença do telhado para o beirado.

Até acredito que as casas fora de esquadria sejam difíceis de acertar, mas neste caso parece que o ponto do cume deste beirado ficou mais alto que o outro, o que originou a diferença de altura para o telhão cobrir.
    poderia ter sido resolvido no momento que foram colocadas as pedra, 10 cm mais baixo e não se notaria aquela diferença.

Corrijo o que disse, no lado esquerdo ainda faltava atelha de cima. por isso dá a sensação de diferença.
  11.  # 511

Colocado por: Vítor MagalhãesMarize, efetivamente há aí uns pormenores que podem ser bastante melhorados pelo empreiteiro antes de "cravar" (fixar com argamassa) o telhado final

Concordo que ainda é possível melhorar isso. Não os deixe ir embora... Será que ainda vão aplicar argamassa? Essa espuma é própria para telhado, será que não vão cortar somente o excedente de espuma??

No geral está bonito, falta limar esses pormenores :)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  12.  # 512

É muito usual utilizarem espuma PU para fixar algumas peças, mas nunca vi deixarem à vista, isso seria muita falta de brio. No final costumam rematar com argamassa à cor ou posteriormente pintam (ou não) de cor telha/vermelho.
  13.  # 513

snob, não deixamos não e já tive uma achega com o empreiteiro agora de manhã que vou relatar para caso aconteça com algum DO de primeira viagem como nós.

Ontem liguei-lhe a avisar que uma das "setas" estava torta e como estava com o fixador, se ele não queria dar cá um salto (mora a 10min) e ele disse que fazia hoje de manhã.

Hoje de manhã chegou mais tarde do que os funcionários e disse que a "seta" já estava muito fixa e que agora se calhar podia partir a tirar e que eu lhe devia ter ligado a lembrar e disse ao João "veja lá se há mais alguma coisa que queira que mude" (depois de lhe ter dito das tais telhas que estavam com mau aspecto).

Disse-lhe que não percebemos nada de telhados, que já era a segunda vez que ele me tentava responsabilizar a mim quando alguma coisa corria mal, e que estamos a tentar evitar não só ter problemas na estrutura, mas também que quando venham os amigos com os drones filmar e tirar fotos, não nos venham mostrar alguma m**** que está do outro lado onde não conseguimos ver.
    Ao que ele tem a lata de me perguntar se eu queria subir na grua para ele me mostrar como estava o outro lado 💣 disse-lhe que tinha mais do que fazer do que estar a controlar o trabalho deles, e que os tínhamos contratado na expectativa de que soubessem o que estavam a fazer e não fosse preciso sermos nós a apontar os erros.

(escusado será dizer que o João subiu para ver e fotografar para me mostrar 😂)

[EDIT] - Vítor, eles cortam a espuma, sopram com soprador elétrico e rematam com argamassa vermelha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
      Imagem WhatsApp 2024-05-21 às 11.59.02_8f5d26f2.jpg
  14.  # 514

Esse telhão de 3 vias foi um pouco inventado, não?
    Dá a entender que não se trata de um telhão de empena (aqueles que ficam na extremidade de um telhado de 2 aguas) mas sim um telhão de 3 vias de topo, tipo a imagem abaixo, neste caso não se trata de um "T" mas sim de um "Y".
    Concordam com este comentário: OliveiroS/N, sousa80, Nostradamus
  15.  # 515

Vítor, não lhe sei responder, mas de todos os desafios, esse é o que menos questiono.
  16.  # 516

Entretanto telhado acabado, voltaram à rampa de pedra (estão a usar a grua e a retro para as remover e eu a pensar que nós conseguiríamos fazer alguma coisa com estes penedos sem máquinas).

No fim de semana ainda nos pusemos a inventar com uns amigos, mas eram metade destas 😅
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, snob
      Screenshot_20240521_140853_Gallery.jpg
      Screenshot_20240521_140944_Gallery.jpg
      Screenshot_20240521_141551_Gallery.jpg
  17.  # 517

Marize, olhando melhor para as fotos, está mais que visto que o problema desse remate meio manhoso foi porque inventaram com o telhão.
    Se reparar na foto o telhão foi inclusive desbastado para ficar mais ou menos direito, assim como a própria pinha tem a base desnivelada que teve de ser corrigida com argamassa.

Resumindo, uma simples peça trocada teve muita influência no resultado final.

Edit:
    Veja as setas na imagem

1 - Correção de alinhamento com argamassa;
    2 - Telhão cortado para corrigir alinhamento com o telhão de empena;
    3 - Canudo do telhão completamente desalinhado com o telhão de empena (utilizaram o tal Y em vez do T);
    4 - É visível telha por baixo do remendo feito com canudos cortados;
    5 - Telhão de empena cortado para permitir o encaixe do remendo...

Muito honestamente, vendo este serviço eu pediria ao empreiteiro para refazer esse remate e colocar o T correto.
    Veja e na outra empena está semelhante.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
      Sem título2.png
  18.  # 518

Vítor, muito grata por toda a sua instrução e dedicação 🫂🩷 falámos com ele sobre isso e a sua justificação foi que sempre trabalharam com esta peça e que este fornecedor aqui de Mangualde, não tem o telhão em "T".

Eu disse-lhe que nos podia ter dito, que como ele já se apercebeu conhecemos pessoas que trabalham nesta área e ele respondeu, qualquer coisa como, "ia-lhe dizer o quê se é assim que fazemos"?!

De maneira geral estamos satisfeitos dentro do que é.
    Tudo a correr bem, no início do próximo ano ele vem mudar o telhado da outra casa e aí sim pedimos-lhe para ele fazer essa substituição.

Está falado (mostrei-lhe a imagem que mandou) e ele sabe que não era como queríamos, e será trocado talvez um dia, mas não próximo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus, snob, sousa80
      Screenshot_20240521_173200_Gallery.jpg
      Screenshot_20240521_212703_Gallery.jpg
      20240521_171727.jpg
  19.  # 519

Colocado por: marizedisse-lhe que nos podia ter dito, que como ele já se apercebeu conhecemos pessoas que trabalham nesta área e ele respondeu, qualquer coisa como, "ia-lhe dizer o quê se é assim que fazemos"

Vai ter direito à taxa extra... Infelizmente não basta pagar e esperar que o trabalho seja bem feito.
  20.  # 520

Sinto o mesmo NTORION e aliás, já comentei isso em outro post em que um user justificou que todos devíamos saber de tudo (no caso referindo-se a leis), eu sinto que tenho mais do que fazer do que tomar conta do trabalho dos outros e senti-me extremamente frustrada por ter de eu ou o João, apontarmos coisas básicas passando a estar a desconfiar de todas as outras que não sabemos ver.
    Concordam com este comentário: NTORION, sousa80, joanamsequeira

0.0308 seg. NEW