Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Casas de banho e Sanitas secas

    Quando nos mudámos, este W.c. (dentro do R.omisso onde estamos a dormir), não tinha qualquer sistema de aquecimento e estava aparentemente funcional.

    Mas com o uso percebemos que sempre que ligávamos a bomba do furo para receber água, pingava em vários pontos do cano que a trazia e começámos a perceber que reestruturar toda esta casa de banho não era uma prioridade (mas garantir que eu própria tinha onde fazer os meus txitxis a meio da noite, sim!)

    A primeira coisa que anulámos foi a recepção da água e o móvel de lavatório, passando a encher a caixa da sanita com garrafões de água (os banhos já eram de garrafão).

    Com o uso da sanita, a mesma aparentava estar cada vez mais bloqueada e depois de sucessivas tentativas falhadas de a desbloquear a 100% (e de em dias de chuva, aparecer um cheiro pontual a urina no R/c abaixo) optámos por a remover.

    (segundo o sr meu esposo que assegurou essa tarefa, estava um "wc pato" travado no cifão da mesma 😅 por isso é que bloqueava)

    Passámos a fazer N1 em um recipiente de 25Lt ("garrafão" cinzento de asas brancas que aparece nas fotos) e o N2 em um balde equipado com saco plástico.

    Pouco tempo depois chegou a Trobolo, um dispositivo que permite a colheita e separação de urina e fezes, a que vulgarmente se chama casa de banho seca com separação.

    Embora este não seja o modelo final, alterámos uma cadeira de madeira para a tornar mais confortável e tem funcionado muito bem!

    Para talvez mais de 90% das pessoas que cá estiveram e contactaram com este dispositivo é algo estranho e de difícil aceitação, para a minoria, consideram interessante que com o avançar do conhecimento, os dejectos humanos, quando separados um do outro e do elemento água, possam inclusivamente ser aproveitados.

    O desafio é que em projecto anterior, fomos informados pela técnica da Câmara que legalmente em Portugal, ainda não são aceites estas casas de banho.

    (fingers crossed)

    p.s.: os banhos continuam de momento, tal como anteriormente: aquecemos água em um jarro elétrico e misturamos com a "fria" em balde ou panela. 👌
      20231201_134655.jpg
      20231201_134853.jpg
  2.  # 2

    Para quem se quiser inteirar mais sobre os w.c. secos, estas são as duas marcas das quais comprámos os dispositivos de separação:


    . https://trobolo.com/en/composting-toilet-inserts/

    . https://www.kildwick.com/
  3.  # 3

    Depois de ontem termos tido uma reunião SUPER esclarecedora com o Arquitecto Antony Lemos a fim de nos preparar para a reunião de hoje na Câmara Municipal, sentimo-nos felizes por poder dizer que finalmente (!) estamos bem orientados com o caminho a seguir:

    1) levantamento topográfico

    2) visita às Finanças e Registo para fazer alteração das áreas (*)

    3) Nova reunião na Câmara para fazer análise PDM

    4) Comunicação (on-line) junto da CM das intervenções de conservação pretendidas

    5) Estudo familiar perante valores de investimento de Licenciamento com eventuais alterações x vantagens de adiar mudança de caixilharia no imediato


    Muito grata a todos os que deram bons conselhos, em especial aos ex.mos srs Vítor Magalhães e José da Silva, não só pela sabdoria partilhada, mas também pela boa onda 😎


    (*) a nossa surpresa foi pela insistência na CM para o levantamento topográfico e alteração das áreas antes do pedido de intervenção, devido a segundo a pesquisa rápida que fizeram, as edificações já constarem nos registos anteriores a 1995 e podermos estar a ser "prejudicados" perante o que está edificado e mostra idade semelhante ao artigo urbano.

    Colocado por: antonylemos
    ,
    Colocado por: Vítor Magalhães

    Colocado por: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, Zé Meirinho
  4.  # 4

    Boa noite e desde já agradecida aos entendidos e entendidas que possam dar a sua sugestão.

    Uma vez que nas férias (???) de natal nos vão emprestar uma máquina de lavar à pressão, se o bom tempo se mantiver, queria aproveitar para dar uma lavagem nesta pequena parede e ver se levo jeito a rejuntar (é o projecto mais pequenino que temos e parece-me uma boa escola).

    Dúvidas:

    . o produto que tenho apontado que recomendaram foi o "SECILTEK REABILITA CAL RJ"; ora ao pesquisar na net o sr Leroy Merlin confundiu-me... muda o "RJ" para outra sigla em função da cor? 🫥

    . Ordem de trabalhos: remover a terra que conseguir, lavar à pressão, deixar secar 1 a 2 dias, rejuntar com saco, alisar com espátula, quando começar a secar escovar e esponja, vero?
      Screenshot_20231215_215042_Gallery.jpg
  5.  # 5

    Pelo que depreendo da ficha técnica a sigla RJ estará relacionada com a "reabilitação de juntas". Outras siglas terão significado diferente. A cor de produtos de base de cal terão por norma uma tonalidade bege assim como os produtos de base cimenticia terão uma tonalidade cinza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  6.  # 6

    Colocado por: marizeremover a terra que conseguir,

    Do interior das juntas!? não faça isso. que descalça as pedras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  7.  # 7

    Muito agradecida! Nesse caso vou procurar por este especificamente 🙌
    Colocado por: Vítor Magalhães



    Então aconselha só a lavagem a pressão (com cuidado naturalmente) e se ficar um bocadinho de "terra" mais internamente estará tudo bem?!
    Colocado por: Pedro Barradas
    Do interior das juntas!? não faça isso. que descalça as pedras
  8.  # 8

    Colocado por: marizee se ficar um bocadinho de "terra" mais internamente estará tudo bem?!

    Sim, faz parte da alvenaria. não remova.
    Mas tem a certeza da necessidade de rejuntamento das pedras? por mim isso es´ta optimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas


    Estive a testar a máquina (e fiquei surpreendida como uma máquina de 100€ faz um trabalho tão bom) e sim, gostaríamos de rejuntar.

    Esta faceta é virada à Encosta de monte e nunca apanha sol... é extremamente húmida e da parte de dentro (onde não vamos fazer obras para já), o cimento sempre que chove fica húmido por vários dias...
      Screenshot_20231216_155027_Gallery.jpg
  10.  # 10

    Na boa verdade e a seu tempo, gostaria de rejuntar todas as paredes, tanto por questão estética, como pessoal ... Sou super a favor das cobras, das aranhas e satões de quase 1mt e do equilíbrio de bicharada que eles trazem a estes lados, mas de preferência que durmam em outros lugares 😅
  11.  # 11

    Colocado por: marize

    Estive a testar a máquina (e fiquei surpreendida como uma máquina de 100€ faz um trabalho tão bom) e sim, gostaríamos de rejuntar.

    Esta faceta é virada à Encosta de monte e nunca apanha sol... é extremamente húmida e da parte de dentro (onde não vamos fazer obras para já), o cimento sempre que chove fica húmido por vários dias...
      Screenshot_20231216_155027_Gallery.jpg
    rejuntar essa pedra, ou é feito em condições , ou vai tirar a beleza da pedra... É só uma opinião...
  12.  # 12

    A pedra não é regular e não respeita uma altura de juntas de 5cm, ou seja, obviamente que as juntas se vão sobrepor à pedra.

    No entanto a água entra como rio quando chove com vento.
    Qual a sua sugestão para evitar essa situação?
    Colocado por: nbastos
  13.  # 13

    Para dar um toque mais rústico, em casas de tijolo burro antigas,rejuntava, deixava secar bem, e depois passava uma escova de arame.
    A esponja sujara mais as bordas da pedra.
    Faça a massa mais 'pastosa e seca',aperte bem com colher de rejuntar, e quando quase seco passe a escova de arame. Conseguirá um melhor aspeto nesses sítios de pedra mais miúda. Opinião pessoal claro
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  14.  # 14

    Ainda pode melhorar o acabamento, se deixar secar mais a argamassa DE CAL, e apos a operação de raspagem com a escova de arame, efectuar uma limpeza mais cuidada com a maquina de pressão.

    No final. para garantir a impermeabilização dessa argamassa, que não irá pintar, aconselho a dar uma passagem ou saturar as superficies com agua de apagar a cal. ( Agua de cal)
    Concordam com este comentário: nbastos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasAinda pode melhorar o acabamento, se deixar secar mais a argamassa DE CAL, e apos a operação de raspagem com a escova de arame, efectuar uma limpeza mais cuidada com a maquina de pressão.

    No final. para garantir a impermeabilização dessa argamassa,que não irá pintar, aconselho a dar uma passagem ou saturar as superficies com agua de apagar a cal. ( Agua de cal)
    Concordam com este comentário:nbastos
    e tentar rejuntar o mais " profundo " possível, quanto mais " ocultas" ficarem melhor ficará...
  16.  # 16

    Marcocar> muito agradecida pela sugestão de evitar a esponja 🙌

    Pedro Barradas> vamos usar a SECILTEK REABILITA CAL RJ vomo tinha(m) sugerido. Quando refere a limpeza com a máquina de pressão mais "suave", refere-se só à pedra ou dar um bocadinho na argamassa para tirar algum vinco?

    Gostei particularmente do "não irá pintar" 😅 não irei não senhor; devemos comprar cal e diluila um pouco em água e pincelar? Não vai ficar muito esbranquiçado?

    Quanto ao rejuntar profundamente, era a opção que mais me agradaria, mas a menos que faça todo um patchwork com estas pequeninas, ou pondere substituir algumas por menores, não sei como será possível...
      Screenshot_20231217_153748_Gallery.jpg
      Screenshot_20231217_153711_Gallery.jpg
  17.  # 17

    marize, para fazer esse rejunte o ideal é uma máquina de projetar argamassa de pequena dimensão ou em alternativa um sistema tipo saco de pasteleiro, mas muito demorado e minucioso.
    Depois de seca pode escovar com uma escova de aço manual ou então com um berbequim igualmente com escova de aço.

    Veja o episódio #85 abaixo para ter uma ideia do procedimento.

    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  18.  # 18

    Terei de ir pelo "saco de pasteleiro" nem que seja improvisado porque não tenho a quem pedir a máquina (e comprar está fora de hipótese).

    A maior dificuldade está a ser encontrar revendedor de Secil em Viseu, onde possa ir comprar na hora :/ a maior parte dos pontos de venda que nos aparecem temos de fazer encomenda e ir buscar passados uns dias ou dar um endereço para entrega...

    Colocado por: Vítor Magalhães
  19.  # 19

    Já tentou os armazéns reis em Viseu?
    Penso que tenham
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  20.  # 20

    obrigada 🙌 nunca lá fomos, mas vou ligar amanhã! (no Leroy Merlin ainda por cima pedem 12 dias para entregar 🫥)

    O Marco é daqui da zona?

    Colocado por: marcocar
 
0.0430 seg. NEW