Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: zedasilvatubos de geodreno


    Era o que ia dizer. Principalmente naquelas zonas onde a água escorre ao longo do muro. Aquilo não faz bem às "fundações" do muro, amolece demasiado a base, e faz erosão. Mas também sem ter uma verdadeira vista aérea da topográfica do terreno e da envolvente é sempre difícil perceber de onde e para onde vai a água, apenas com essas fotos.

    O chato é que é preciso alguém dar ao cabedal para escavar isso para meter o geodreno enterrado na terra.

    ..Olhando para o gabarito do cão, eu metia-lhe uma charrua e tentava abrir uns regos com o bicho.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  2.  # 2

    zedasilva |
    uma vala e metia uns tubos de geodreno envoltos numa cama de brita e um geotextil
    Semelhante ao que estamos a fazer, mas com essa sequência certo?

    Nostradamus | (a Daisy discorda dessa sugestão e diz que já está sobrecarregada com a função de comer toupeiras e cocó de ovelha) o dar ao cabedal uma vez, ainda é como o outro, mas estar a fazer isto debaixo de chuva como já nos aconteceu é que não.


    A minha 1a reticência é que não sabemos fazer e não percebo a lógica, será necessário contratar alguém para nos dar consultoria on-line e nos explicar?! Ou é relativamente fácil de executar?!
  3.  # 3

    Quantos metros estima no total de valas para drenagem da água?

    Eu mais depressa fazia uma vala bem compactada junto aos muros/bermas e fazia os cruzamentos no caminho em locais estratégicos.
    O melhor controlo natural da erosão é a vegetação, portanto o ideal seria deixar uma canalização (vala) natural para a água correr, com terra bem compactada e pedras na base, fazendo quebras de X e X metros para travar a velocidade da água e o arrasto de inertes, e semear erva (prado) imediatamente fora dessa zona, que servirá igualmente de filtro.

    Quanto ao caminho para passagem dos automóveis propriamente dito, existe uma solução para manter em terra batida com uma dureza próxima do asfalto, mas não sei se existe cá pela região nem tampouco o custo da mesma, pesquise por Permazyme e pela história da descoberta deste produto, para não tornar este tópico muito extenso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, tgferreira
  4.  # 4

    Aproveito para vir colocar umas questões extra, caro Vítor:

    Quando fala de vala, estamos a falar literalmente de uma vala na terra + pedras (assumo que grossas ou mesmo brita) a servir de "tubagem"? É que tenho umas questões com água a resolver no meu terreno e abrir um buraco e encher com pedras fica mais em conta do que colocar canaleta (por exemplo). Obrigado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  5.  # 5

    A questão da vala é para manter o aspeto mais natural possível, tenho visto inclusive casos de valas feitas com base de enrocamento chumbado com betão, basicamente é betão ciclópico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  6.  # 6

    A solução de valas naturais apenas tem uma desvantagem que é o fato de necessitar de limpeza periódica.
    Má isso é algo que quem decide viver no campo tem que aceitar
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, marize, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilvaA solução de valas naturais apenas tem uma desvantagem que é o fato de necessitar de limpeza periódica.
    Má isso é algo que quem decide viver no campo tem que aceitar
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,marize,Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tgferreira


    Será que colocando uma manga de geotêxtil próxima do topo não ajuda a que as pedras abaixo fiquem mais limpas?

    No meu caso e perante estes comentários encorajadores, acho que vou pensar um bocado sobre esta solução. A questão prende-se em como "terminar" para canalizar a água (como ligar um tubo visto que terei obrigatoriamente de a passar via tubo a partir de um certo sítio).
  8.  # 8

    Queria tirar mais fotos para contextualizar melhor e aqui estou.
    Existem três pontos de água que tenhamos conhecimento (há a possibilidade de haver mais):

    🌿 ponto 1) vem de uma mina do terreno vizinho (nosso lado esquerdo), que faz serventia a quatro quintas, uma delas a nossa (para o nosso tanque), que habitualmente transborda quando não usada (desde que cá chegámos há pouco menos de 4meses, ainda não tivemos oportunidade de ir desbastar mato para perceber onde estão os tubos, ou qual o curso que faz e se há maneira de cortar o envio de água quando o tanque está cheio). Essa água por muito que corra para fora, é a que menos transtorno causa porque está no limiar do terreno e tem um caimento que conseguimos compreender e controlar com maior facilidade (fora a chatice do terreno abaular em certas zonas e ficarem poças aqui e ali). Esta água vai sair perto da nossa entrada principal (onde estão as telhas a conduzir)

    🌿 ponto 2) vem subterraneamente de um terreno florestal vizinho (nosso lado direito), cujo cano vem direto para a nossa propriedade (imaginando nós que neste momento esteja por baixo do monte de pedras que acumulámos) e que tem uma pressão semelhante a uma agulheta de 45 dos bombeiros, é mesmo assustador e fascinante ao memso tempo. Neste momento está fechado a 100% com uma torneira de 2" que aplicámos

    🌿 ponto 3) na nossa propriedade temos em um dos socalcos superiores uma mina de água, que faz ligação directa para um tanque lindíssimo em um socalco abaixo e daí ramificam muitos canos para vários pontos.
    Sabemos que há que os desenterrar todos e perceber o trajecto que o proprietário anterior desenhou e alterá-lo para o que nos servirá melhor.
    O grande desafio é que neste momento temos a torneira fechada (para a tal ramificação), pelo que a água sai por cima do tanque a encharca tudo em redor. Na imagem das setas, vê-se a água a descer por um buraco antes das escadas e daí é naturalmente conduzida de socalco a socalco até meio do nosso caminho privado.
    O que temos em mente, é esta semana desmantelar e unir em posição diferente, todos esses tubos, até percorrermos a água até à extremidade da propriedade e podermos abrir em pressão essa torneira (que sai do tanque), para o esvaziar e permitir que reencha do zero (até pode ser que nos dê vontade de limpar o tanque).


    💬 Preocupação 1) os nossos muros estão mesmo muito frágeis devido a esta água que acumula

    💬 Preocupação 2 ) esta água vai-nos fazer muita falta daqui a pouco tempo e deveríamos apostar em guardá-la, nem que fosse em alguma cisterna de polietileno em segunda mão

    💬 Preocupação 3) o estarmos a conter a água (tanto a do nosso tanque, como a do tal terreno florestal), ela estará a sair por novos caminhos e isso habitualmente traz problemas futuros... deveria poder correr livremente...


    Agradeço a todos as sugestões, e muito honestamente acho super interessante os tubos de drenagem, mas não me parece que à velocidade a água vem, eles tenham capacidade de a absorver e conduzir.. a menos que esteja a perceber mal como se faz, o que também é uma grande possibilidade...

    A vontade de ir procurar fornecedores de paralelos para um DIY é grande, mas são mesmo muitos metros de muro 🙄
      IMG-20240121-WA0028.jpg
      IMG-20240121-WA0029.jpg
      IMG-20240121-WA0030.jpg
  9.  # 9

    Ponto 1
    Aproveite bem essa água, se necessário, façam outro tanque onde a armazenar. cada um dos tanques deve ter um tubo ladrão que conduza os excedente para fora da propriedade.
    Ponto 2
    Igualmente conduzam esse cano até ao limite da vossa propriedade (um rolo de tubo, uma enxada e uma tarde a vergar a mola)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  10.  # 10

    Pode sempre fazer uma lagoa/represa para armazenar a água em excesso, a natureza agradece em todos os sentidos 😊
    Concordam com este comentário: zedasilva, marize
  11.  # 11

    Colocado por: Vítor MagalhãesPode sempre fazer uma lagoa/represa para armazenar a água em excesso, a natureza agradece em todos os sentidos 😊

    Não sei se a marize tem filhotes mas ainda me lembro de todas as vezes que apanhei por ter caído ao tanque da minha avó por andar a caçar girinos e rãs.
    São momentos que ficam para a vida.
    O alivio de ter conseguido não morrer afogado e a seguir levar uma carga de porrada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, sousa80
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilva
    Não sei se a marize tem filhotes mas ainda me lembro de todas as vezes que apanhei por ter caído ao tanque da minha avó por andar a caçar girinos e rãs.
    São momentos que ficam para a vida.
    O alivio de ter conseguido não morrer afogado e a seguir levar uma carga de porrada.

    Aqui na zona (Lousada) é muito comum existe este tipo de represas junto a nascentes de água, local de muita fauna e os mosquitos nem tem hipótese para se desenvolver por causa dos predadores aquáticos. Não tenho conhecimento de tragédias por afogamento nestes locais, acessíveis a todos, mesmo no Rio Sousa, na altura ainda se conseguia ver o fundo arenoso no verão era o local de eleição para combater o calor, mesmo em locais com profundidade bem superior ao nosso tamanho. Outros tempos.
    Os tanques de rega e de lavagem de roupa eram também locais que frequentávamos sendo que aprendi a nadar num tanque com menos de 3 metros de comprimento 😎

    Saímos de casa no final do almoço e regressávamos ao entardecer, sem preocupações, internetes, consolas, nada, na TV só dava a RTP1 e RTP2...
    Concordam com este comentário: sousa80, marize
    • marize
    • 22 janeiro 2024 editado

     # 13

    zedasilva> filhotes nascidos ainda não temos, vamos a ver se os próximos querem nascer 🙌

    Vítor> A ideia de um tanque (para água e para nós) ou uma charca (oara patos e demais bichos), seria maravilhoso, mas são projectos que requerem uma atenção e t€mpo que agora não temos disponíveis 🫥 estão pensados para o patamar inferior de todos os socalcos, até para em caso de incêndio, poderem servir a bombeiros para abastecimento (ou a nós, com um gerador e motobomba)

    Acham que a solução das pedras seria muito desafiante de realizar?!
  13.  # 14

    PEDIDO DE AJUDA
    Precisamos de ajuda em como comunicar com empreiteiro 😅

    Não conseguimos que concorde com o rejuntamento da casa em argamassa de cal e quase disse que só fazia se fosse ele a fazer a mistura... ao que lhe disse "mas ia pôr cimento" e ele "claro, isto tem de levar cimento".

    Sugeri nós comprarmos o material e ele só aplicar e ele diz que bla bla bla não vai ficar bem e eu não o quero educar, só quero saber como não o perder e fazer com que faça como queremos?!

    (é um trabalho que nem pensar assegurarmos sozinhos e não queríamos partir para o isolamento interior sem avançar primeiro com toda a drenagem e rejuntamento exterior)


    HEEEEEELLLLLPPPP 🤯
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor S. Almeida
  14.  # 15

    Eu vejo duas opções.
    1) O empreiteiro faz aquilo que lhe foi pedido;
    2) Escolhe outro empreiteiro.

    A questão é que a aplicação e limpeza da argamassa de cal é mais fácil do que se tratasse de cimento. Quais são os argumentos dele por querer meter cimento?

    https://www.limebase.co.uk/guides/lime-repointing-best-practice/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  15.  # 16

    • marize
    • 24 janeiro 2024 editado

     # 17

    Vítor> Diz que não vai durar, que a casa não vai ficar isolada, que anda nisto há muitos anos, etc..

    Eu não quero entrar em discussão, nem em palestras com ele, queria era treinar aqui o jogo de cintura.

    E querido Vítor, isto não se troca de empreiteiro como quem escolhe o que vai jantar 😂 e sabe melhor disso do que eu 🥸

    (p.s.: no espaço de 4meses já vamos no segundo)


    barreira > sim, ainda não vi ao vivo mas já me havia sido recomendado! para mim e para os meus pulsos, sinto que ia ficar muito pesado, o meu marido é capaz de optar daqui a uns tempos (andamos nas rezas para que o tempo estabilize e possamos continuar)
  16.  # 18

    Colocado por: Vítor MagalhãesQuais são os argumentos dele por querer meter cimento?


    "Eu sempre fiz assim."
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  17.  # 19

    Colocado por: marizeandamos nas rezas para que o tempo estabilize e possamos continuar


    Há por aí um fiscal que percebe disso.
    • marize
    • 24 janeiro 2024 editado

     # 20

    Clioll | tal e qual!
    quando lhe disse que preferíamos o aspecto e a eficiência da argamassa de cal, foi quando me disse que me preparava da mesma cor e eu lanço "mas vai por cimento" e ele disse logo que sim 😒

    esse fiscal anda ocupado a rezar para outras paróquias!
 
0.0410 seg. NEW