Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: marizese há coisa que esta casa já me ensinou é a aguardar que "ela" fale

    Isso não serão almas depenadas que ainda por ai habitam e se recusam fazer a passagem?
    Eu fazia um belo de um defumadoiro, dizem que elas não gostam de fumo de dão de frosques num piscar de olhos.
  2.  # 2

    Muitos parabéns, marize! Grande inspiração :)

    No meu caso, em escala bem menor, estou a viver uma situação em parte semelhante.

    Comprei uma pequena casa antiga, em pedra. Era para ser uma reconstrução mas, infelizmente, não "sobreviveu"... metade pedras granito, outra metade, grandes pedaços de terra que pareciam pedras. Bom... por falta de segurança estabilidade, a demolição foi o único caminho :(

    Mas ainda me sobrou um muro de sustentação secular... e decidi colocar as mãos na massa para destapar estas belezas semi-tapadas por uma massa já podre! Parece que o raio das pedras realmente falam enquanto pico este muro... sensação maravilhosa!

    Obrigado pela partilha. Aqui já tirei umas dicas interessantes!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  3.  # 3

    primo zé> comunicar com quem já partiu já é habitué para estes lados, neste caso, é a casa 😎

    joaoreis> lamento a experiência... aqui também foi um tiro no escuro... por muito que tenhamos vindo com um arquitecto antes de decidir, ele próprio reforçou, que só mexendo se sabe o que se encontra... Vocês guardaram as pedras? não dá para "fazer umas brincadeiras" com elas?

    (de manhã esqueci-me de publicar este antes/depois)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION, sousa80
      IMG-20240513-WA0029.jpg
  4.  # 4

    Todas as pessoas com quem falámos sobre remover o cimento "branco", inclusive os dois empreiteiros, nos diziam para não o fazer, que por baixo dessas coberturas habitualmente estavam sempre pedras muito pequenas e com defeitos.

    (não podíamos estar mais satisfeitos com a decisão)

    🩷
  5.  # 5

    É realmente algo incrível, é como encontrar a alma da casa.

    Mas por dentro como funciona? Tem estrutura em vigas?
  6.  # 6

      Colocado por: marize

      joaoreis>lamento a experiência... aqui também foi um tiro no escuro... por muito que tenhamos vindo com um arquitecto antes de decidir, ele próprio reforçou, que só mexendo se sabe o que se encontra... Vocês guardaram as pedras? não dá para "fazer umas brincadeiras" com elas?



    Não guardamos as pedras por falta de espaço. Area do terreno não é muito grande e está um uns 3 metros acima da estrada.. Para demolir foi preciso um camião grua colocar lá em cima uma mini escavadeira.

    No entanto, "arquitetonicamente" falando, a casa não era muito relevante. Diria que foi uma construção de 3ª categoria nos tempos antigos. E sempre deu para somar mais uns centimetros na área interior-

    Estragou um pouco as ideias iniciais, mas acabou por ser a melhor decisão :)
    Concordam com este comentário: marize
  7.  # 7

    NTORION> é mesmo essa a sensação! parece que estamos a fazer uma volta ao tempo, em que estamos mesmo a ser guiados e nisso temos de agradecer a este empreiteiro que desde que aqui chegou, nos disse para irmos tomando certas decisões à medida que fôssemos mexendo, porque estas casas não são como as tradicionais (e não podíamos estar mais de acordo). Sinto como uma grande vantagem e como maior desafio, o facto de estarmos a morar e a trabalhar aqui. Eles vão embora e nós ficamos, parece que fomos atropelados pela retro e do que pensávamos que o mais doloroso seria o "pagar", o lidar com a questão de dinheiro, neste caso em particular, o mais desafiante é mesmo ir sentindo para onde este vento nos leva (por vezes apetece fugir)

    Em relação à estrutura, quando removemos a parede interior do R/C, foram feitos reforços em toda a volta (comentário #3 e #5) e este empreiteiro inseriu mais viga de aço para sustentar uma das paredes.
    Neste momento estão a subir uns 15cm a parede dupla do 1.º andar e a pôr cabos de alicerce (?) e cimento a travar por dentro (como não é bem a minha área, há a grande possibilidade de não estar a dizer os nomes correctos).

    As paredes anteriormente, parece-me que eram preenchidas com um adobe e pedras menores (como se vê na foto) e eles agora fazem algo semelhante mas com cimento. Se confio a 100% de que a estrutura fica estável? Ia mentir se dissesse que sim, embora eu própria diga com toda a confiança que nós todos havemos de cair primeiro do que esta casa.
    Concordam com este comentário: NTORION
      Imagem WhatsApp 2024-05-14 às 07.16.05_fc046081.jpg
  8.  # 8

    GRELHAS DE VENTILAÇÃO | que quantidade?

    Bom dia e desde já muito obrigada a quem nos puder auxiliar.
    Reconstrução de casa em pedra, janelas de aluminio.

    Estamos na fase final de adjudicação de caixilharia e estamos com dúvida da quantidade de grelhas a aplicar.


    🌿 R/C - zona ampla, area sem divisões com cerca de 40m2, porta a este, porta a oeste, janela fixa + basculante a sul (por mim, punha grelha nas duas portas e na basculante). Opiniões de aplicação?


    🌿 1.º ANDAR - zona ampla com pequeno wc fechado com mini janela a este (essa obrigatoriamente com grelha), porta a norte, duas janelas a sul, uma janela a oeste. Opiniões de aplicação?
  9.  # 9

    Colocado por: marizeTodas as pessoas com quem falámos sobre remover o cimento "branco", inclusive os dois empreiteiros, nos diziam para não o fazer, que por baixo dessas coberturas habitualmente estavam sempre pedras muito pequenas e com defeitos.

    Eu quase que também concordo com os empreiteiros. Pois normalmente antigamente só se deixavam à mostra as pedras boas. A argamassa servia para sustentar melhor essas paredes que tinham pedras mais irregulares. E a sua casa mais no topo tem muita pedra miúda.

    Agora hoje também temos mais oferta de argamassas, mesmo para o preenchimento das pedras.

    Eu no entanto gosto muito das que levam argamassa mas deixam o recorte das pedras boas: os cunhais, à volta da janela, etc. E fazer o contorno da pedra. Não como tem na imagem à esquerda que parece reboco à régua.

    De qualquer maneira gosto muito de ver alguém ir à essência da casa. É algo que estamos a perder na construção actual em que tudo é falso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  10.  # 10

    paulovalente> deixe-me discordar de uma coisa, eu acho que a casa é que nos está a levar à nossa essência (que aventura!!!)
  11.  # 11

    2

    3

    A sua obra faz-me recordar sempre o que sucedeu na minha aldeia. A igreja foi restaurada através de fundos da Direção Regional de Cultura do Norte. Os especialistas da arte, obrigaram a repor a igreja na sua originalidade à época. Assim, as fachadas em pedra (grandes e bonitas) foram todas preenchidas com argamassa. O povo ao início quase que se revoltou, mas depois aceitou, porque também se eliminaram muitas humidades que a igreja já tinha no interior.
    O importante é fazermos a obra de acordo com os nossos gostos e essência ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  12.  # 12

    snob> que bonita que ficou e como os pilares ganharam destaque!!!!
  13.  # 13

    Santa Eugénia?
  14.  # 14

    Colocado por: Vítor MagalhãesSanta Eugénia?

    Lavandeira, concelho de Carrazeda de Ansiães ;)
  15.  # 15

    Colocado por: snob
    Lavandeira, concelho de Carrazeda de Ansiães ;)

    Isso, queria dizer Santa Eufémia. 👍
    Boa terra e boas gentes 😊
    Concordam com este comentário: snob
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
  16.  # 16

    Do lado de cá começaram a assentar a viga central e as pedras para a cornija e já agora algum dos srs pode dar-me a sua opinião sobre o #448?
      Screenshot_20240514_113025_Gallery.jpg
  17.  # 17

    Colocado por: marizeReconstrução de casa em pedra, janelas de aluminio.


    Geralmente, a caixilharia deve ser só modernizada juntamente com a fachada, ou seja com um respetivo isolamento térmico. Caso contrário, e principalmente em casas já antigas, os pontos de condensação passam muitas vezes das janelas (onde antes a água condensava nos vidros e podia facilmente ser limpa) para as paredes exteriores não isoladas, causando graves problemas de bolores.

    Convém ver esta questão na globalidade e com pessoas experientes, já que cada caso é um caso.
  18.  # 18

    Colocado por: marizeDo lado de cá começaram a assentar a viga central e as pedras para a cornija e já agora algum dos srs pode dar-me a sua opinião sobre o #448?


    Que tipo de grelhas de ventilação é que está a falar? Sei de algumas grelhas que podem ser instaladas depois de ter a caixilharia montada. Será que vai precisar mesmo disso, com janelas basculantes consegue ventilar a casa ...
    Mas eu posso estar a ver mal a coisa!
  19.  # 19

    A caixilharia foi estudada com ajuda de arquitecto e com algumas reuniões com duas empresas que fomos espremendo até chegar ao que pretendemos. As grelhas são exactamente para permitir que a casa respire.

    snob> ainda não tenho nenhuma foto para partilhar, foi algo que nós pedimos mas que já sai montado de fábrica.
    As grelhas que escolhemos podem ser abertas e fechadas e permitem que mesmo em dia de muito vento/chuva, tenhamos a casa a ser arejada, para nós são imprescindíveis.
      Screenshot_20240514_120401_WhatsAppBusiness.jpg
  20.  # 20

    Colocado por: marizejá agora algum dos srs pode dar-me a sua opinião sobre o #448?

    Se pudesse ter umas janelas em madeira era top.
    Mas isso hoje em dia deve ter custos tremendos.
    Eu não sei bem o que faria. Se tornar a casa estanque, terá de ter ventilação pelas janelas. Isto pare consensual.
    Antigamente, com um forro de madeira e folgas nas janelas e portas q.b. não havia problemas de ventilação. Hoje, talvez colocasse grelhas nos caixilhos. Eu por um lado, faz-me confusão abrir um buraco ao lado do vidro térmico. Por outro, precisa de ventilar.

    Não podia ser uma opção ter um VMC de duplo fluxo? E assim resolvia toda a questão de grelhas e ventilação de uma assentada.
 
0.0806 seg. NEW