Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: marizeNTORION> não vamos ter pintores por aqui 😉 mas muito agradecida pelo aviso!

Sim, mas atenção a passar com um escadote, um carro com carga alta, etc...

Colocado por: marizeá que o que usa o título só manda papaias pelo FDC e aparecer está quieto)

Ele já sabe que nessa obra era corrido à paulada.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  2.  # 2

marize
    essa cobertura leva vigotas e mais o quê? não consigo perceber pela imagem.
  3.  # 3

Marco não sei os nomes correctos, mas vigotas não é o nome que se dá em cimento?!
    Tem a viga central em ferro, depois essas "vigotas" ele chama "liga leve" (são esburacadas), depois a onduline. por cima uns ripados/ripas (foto que tem umas partes em vermelho) e por fim a telha.

Todas as telhas do que me parece estão soltas, as que pousam na cornija de pedra estão cimentadas à base.

(por dentro levará o isolamento que ainda não escolhemos 🙄)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
      Screenshot_20240516_155047_Gallery.jpg
      Screenshot_20240516_155113_Gallery.jpg
  4.  # 4

Por hoje fechou a loja (deles! que eu, finalmente vou dar uso à roçadora)

Vamos ver se amanhã não chove muito, para virem fazer a folha do outro lado (este cantinho arredondado, é mesmo muito bonito 🥰
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães, Nostradamus, snob, sousa80, Rui_Mendes, Dias12
      20240516_171435.jpg
  5.  # 5

Pessoalmente preferia sem os telhões nas laterais
  6.  # 6

DR, pois para mim, é exactamente o que gosto mais 😊
    Concordam com este comentário: snob
  7.  # 7

Colocado por: marizeDR, pois para mim, é exactamente o que gosto mais 😊
    E isso é o que mais importa, gostos são mesmo assim:)
  8.  # 8

O beirado nas laterais de um telhado de duas águas é o que dá a gracinha toda. Está a ficar lindíssimo e, minha modesta opinião, 12 ou 13 mil euros por esse trabalho (e com essa rapidez) não é nada caro.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, NTORION, Rui_Mendes, Nostradamus
  9.  # 9

Luís e na verdade acredito que eles tenham ido para os beirados porque estava muito vento e húmido para estarem do outro lado.. não daria tempo para fazerem em segurança (já acendi as velinhas todas para ver se amanhã estabiliza e possam vir terminar)

O DR se diz que não gosta e ainda está só assim, quando vir com a pirâmide e as palmelas, nunca mais visita esta discussão 😅
  10.  # 10

Colocado por: marizeODRse diz que não gosta e ainda está só assim, quando vir com a pirâmide e as palmelas, nunca mais visita esta discussão 😅
    como disse acima são gostos, eu adoro estas casinhas de pedra reconstruidas mas prefiro mais simples, para mim era o telhado simples de duas aguas em telhas de canudo se possível, tal como vejo nas casinhas antigas.
  11.  # 11

Gosto!
    Na minha arvore genológica é quase só tamancos mas a Marize está-se a esmerar.
  12.  # 12

Também era o que faltava o primo vir para aqui dizer que estava foleiro 😎
    No entanto de ressalvar que nisto de telhados, eu limitei-me a seguir os conselhos que fui recebendo aqui, apresentando ao maridão e conversando com o empreiteiro.
    De telhados percebemos mesmo muito pouco (se é que alguma coisa além do que estamos a lidar agora) e não tínhamos grande opinião estruturada. Mas que está cada dia mais bonita, está!

Colocado por: zedasilvaGosto!
    Na minha arvore genológica é quase só tamancos mas a Marize está-se a esmerar.
  13.  # 13

Corrido à paulada não era! Mas que saía de cá com a roupa suja, isso sem dúvida 😅

Colocado por: NTORIONEle já sabe que nessa obra era corrido à paulada.
  14.  # 14

Mas a prima acha que se eu soubesse ao menos acartar baldes de massa teria ido para fiscal?
  15.  # 15

Primeiro é porque não se trabalha para a família, depois é porque se não ha dinheiro em jogo, também não se faz voluntariado. Bla Bla Bla.

Se fosse para uns defumadoiros, apanhar uns esqueletos de aves mortas, ou rogar umas pragas aos vizinhos que não limpam os matos, já cá estava na 1a fila!!!!
  16.  # 16

Colocado por: marize

Se fosse para uns defumadoiros, apanhar uns esqueletos de aves mortas, ou rogar umas pragas aos vizinhos que não limpam os matos, já cá estava na 1a fila!!!!

Isso ou enfardar sandes de atum com marmelada e línguas de gato de 1958
  17.  # 17

A obra parece estar com muito bom aspecto! Só 2 pormenores é que me parecem poder ser melhorados:

1. A tela da Onuduline não é suportada/não tem como base, p. ex., placas de OSB? E termina antes do beiral, por cima da pedra? Assim, as eventuais águas que entrem devido a telhas partidas/levantadas serão descarregadas ou no isolamento/forro ou na pedra e posteriormente, por entre as juntas, nas paredes.

2. Sem contraripado, vão instalar telhas de ventilação, de forma a assegurar uma melhor ventilação da cobertura?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  18.  # 18

primo zé> é que atum ainda se arranjava, agora pão e marmelada carregadinha de açúcar como de lá não há quem e as línguas de gato jánem se fala

OliveiroS/N> a Onduline acredito que possa ser melhorada em outra construção, nesta infelizmente não vamos mexer. Não sei se tem acompanhado esta partilha, mas o empreiteiro tinha-nos dado um prazo de fim de verão para instalar e tanto apertámos com ele (por querermos avançar com a caixilharia) que de um dia para o outro veio e estávamos despreparados para o interior. A nossa ideia inicial era termos placas OSB a sustentar a tela, mas depois como a casa ia ter algumas partes de parede refeitas tinha de ser feita uma estrutura para as segurar e acabámos por avançar para já, só com o telhado. Longe de ser o indicado, era de momento o possivel.
    O empreiteiro ai da sugeriu xps por dentro mas o meu esposo quer o mínimo de "esferovite" possível e andamos a empurrar essa decisão com a barriga.

Já agora quer comentar se avançaria com xps ou lã mineral cruzada?
  19.  # 19

marize
    essa pedra é para rejuntar de alguma forma ou é para ficar assim?
    isso do xps ou la, é la se o isolamento já for "interior" logo a seguir ao teto falso que presumo vai ter. O xps é propicio a condensações.
  20.  # 20

Marco, a pedra vai ser toda para rejuntar (não sei é quando nem como, que embora tenhamos os andaimes emprestados,aquilo é mesmo alto 😳).

Não sei se percebi o que disse sobre o isolamento interior.

1) faz-me todo o sentido a questão do xps/condensação

2) sim, vai levar teto falso, a minha dúvida é se deviamos o quanto antes fixar as guias do gesso cartonado para poder prender já o isolamento (estamos inclinados para a lã), ou se não há como a prender e devíamos aplicar somente quando fizéssemos tudo.

0.0959 seg. NEW