Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.
    Neste momento, com a esposa, estamos a pensar em fazer um pequeno galinheiro no quintal, temos aqui um bom espaço encostado a um muro alto onde ficava muito bem, além de vontade o que temos muito neste momento é dúvidas, pelo que percebi as leis permitem ter as galinhas mas honestamente estou confuso se existe um limite para o meio citadino ( Estamos a pensar numas 5 galinhas - nenhum galo ).

Depois também há a questão do tamanho do galinheiro, sei que posso ter uma estufa até 18m2 se não me engano, o galinheiro obedece às mesmas regras?

Obrigado por qualquer esclarecimento!
  2.  # 2

As galinhas fazem muita porcaria. Sendo um meio citadino não se esqueça dos maus cheiros e questões de higiene, para si e para os vizinhos.
    A menos que a ideia seja ter uns garnizés para efeitos "decorativos".
  3.  # 3

se é numa cidade eu diria em principio para esquecer, mas tb existem sitios e sitios.

qual é a distancia que o dito galinheiro iria ficar da sua casa e da casa dos vizinhos? tudo o quer for menos que 20m, seria demasiado perto para mim
  4.  # 4

Acho que dentro do seu quintal pode fazer o galinheiro com o tamanho que quiser e ter as galinhas que quiser. Pode até ter sorte com os vizinhos e se lhes for dando uns ovos frescos até viverem pacificamente. Tudo depende se é zona de prédios com inúmeros vizinhos ou moradias, onde terá de lidar com 1 ou 2.

Se as vai deixar fechadas faça o galinheiro maior possível. Se vão ter acesso ao quintal todo (o sonho de qualquer galinha e pessoa que goste delas), basta um casota de 2m2 com poleiros para elas dormirem à noite.

Note que as galinhas também fazem uma barulheira dos diabos quando põem ovos. Só que não é na alvorada, como os galos!

Este site português tem tudo o que possa precisar: https://www.saidacasca.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

Colocado por: Casa da HortaAcho que dentro do seu quintal pode fazer o galinheiro com o tamanho que quiser e ter as galinhas que quiser.

https://observador.pt/2019/10/24/casal-de-braga-condenado-a-indemnizar-vizinhos-pelo-barulho-dos-galos-e-galinhas/
  6.  # 6

Este pessoal dos tratores e das galinhas e os que compram casas velhas no meio do monte para recuperar, está todo condenado a passar a eternidade no caldeirão do azeite
  7.  # 7

Colocado por: zedasilvaEste pessoal dos tratores e das galinhas e os que compram casas velhas no meio do monte para recuperar, está todo condenado a passar a eternidade no caldeirão do azeite

LOL
    Mas o tipo de "citadino" faz muita diferença. Um prédio na Av de Roma é tão citadino como uma moradia em Sintra... depende do citadino do user que colocou a questão. A indemnização do artigo é pelo ruído, que tanto pode ser por galinhas, cães ou piriquitos! :-)
  8.  # 8

Veja lá isso bem, esse muro o que tem do outro lado? Se fôr um vizinho pode não gostar muito da brincadeira e tem fundamento.

Para além da questão dos cheiros, atenção ao barulho que as ditas fazem, aliás vocês vão gostar de ouvir disto? Têm disponibilidade para manter o galinheiro em condições?
    • MDM
    • 30 novembro 2023

# 9

Vá lá morar para uma periferia de Lisboa a ver se depois não anda a sonhar com casas no meio do monte.
  9.  # 10

Obrigado pelos feedbacks, a ideia para seria umas 3-5 galinhas ( Nenhum galo obviamente ) na zona da Charneca de Caparica em moradia situado numa zona de moradias.

Em relação à distância, isto vai ficar a uns 2 metros da minha casa e na verdade encostado a um muro do vizinho mas é um muro elevado, diguemos que a apesar de encostado ao muro, estamos a falar de um muro com uns 2 metros de altura e a casa do vizinho está afastada uns 2 metros desse muro também.

Ainda vou falar com os vizinhos mas não me parece que haja problemas nesse sentido visto que já é um casal com alguma idade e descomplicados.

Em relação ao cheiro, a minha avó tinha um galinheiro com chão de cimento a cerca de 3 metros de casa e juro que nunca senti nenhum cheiro lá, sentia mais o cheiro do mijo do cão do vizinho do que das galinhas

0.0152 seg. NEW