Iniciar sessão ou registar-se
    • eust
    • 30 novembro 2023

# 1

Boa noite, tenho ideia de instalar a salamandra numa chaminé já existente na cozinha de um anexo.

Fiz um teste com a salamandra dentro da chaminé encostada ao fundo, apesar de ter uma chapa a fechar a chaminé, o calor parece ficar retido no chapéu da chaminé e não aquece o espaço.

Fiz o teste com a salamandra fora da chaminé e ai sim já aquece o espaço.

Afim de tirar o melhor proveito da salamandra pergunto o que seria mais viável;

Há vantagem na instalação mais á face da chaminé, ou pode ficar ao fundo (+/-90cm fundo)?

Melhor sitio para isolar a chaminé do exterior;

Isolar ligeiramente acima do "sitio 1" a chapa que tapa a chaminé, lã de rocha com folha de alumínio, e no sitio 1 abrir uma grelha para sair o calor acumulado;

Isolar a chaminé pelo "sitio 2" com uma chapa e por cima lã de rocha com folha de alumínio. (abrir ou não a grelha á mesma no "sitio 1"?)

Em ambos os sítios que testei a salamandra, se fechar o ar na totalidade ela apaga-se, seria vantajoso abrir uma conduta para a rua no "sitio 3"?

Aceito outras sugestões para tirar o máximo de calor, a zona ainda está em remodelação pelo que ainda posso fazer algumas alterações.

Obrigado
      sal4.jpg
      sal3.jpg
      sal1.jpg
  1.  # 2

Sabe se esse modelo de salamandra dispensa uma porção de tubo "a direito na vertical", na saída de fumos? Essa seria uma preocupação...

É sempre vantajoso abrir uma entrada de ar junto da salamndra, para que a casa não "aspire" ar frio por todas as outras frinchas e frestas.

De resto, de certeza que não compensa fazer um furo novo na cobertura, e colocar a salamandra num sítio mais estético?...
    • eust
    • 4 dezembro 2023

# 3

Colocado por: jorgemlflorencioSabe se esse modelo de salamandra dispensa uma porção de tubo "a direito na vertical", na saída de fumos? Essa seria uma preocupação...

É sempre vantajoso abrir uma entrada de ar junto da salamndra, para que a casa não "aspire" ar frio por todas as outras frinchas e frestas.

De resto, de certeza que não compensa fazer um furo novo na cobertura, e colocar a salamandra num sítio mais estético?...

Creio que idealmente deva ter pelo menos 1 metro a direito antes de qualquer curva, mas a montagem da foto foi só mesmo para testar, e ainda foi a forma em que se sentiu mais aquecimento na divisão.

Esteticamente acho que ficava bem lá dentro da lareira, idealmente para o funcionamento dela já constatei que não.. dai procurar dicas para a montar lá dentro e tentar tirar o rendimento dela.
  2.  # 4

Colocado por: eust

Creio que idealmente deva ter pelo menos 1 metro a direito antes de qualquer curva, mas a montagem da foto foi só mesmo para testar, e ainda foi a forma em que se sentiu mais aquecimento na divisão.

Esteticamente acho que ficava bem lá dentro da lareira, idealmente para o funcionamento dela já constatei que não.. dai procurar dicas para a montar lá dentro e tentar tirar o rendimento dela.

Isso não deve conseguir. Aliás, eu escolheria o ponto mais afastado dessa chaminé, já que à partida será sempre um "ponto de fuga" de calor...

0.0098 seg. NEW