Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho uma casa com vários radiadores ligados a uma caldeira a gás. HOje este sistema é proibitivo dado o custo e consumo de gás que estes sistemas obrigam.

    Gostaria de saber se é possível ligar uma salamandra de pellets canalizável com emissão de calor através de ventilação para as divisões com radiadores mas, ao invés, de usar água usar o ar aquecido produzido pela salamandra. Neste sentido, seriam retirados os radiadores e colocadas grelhas de ventilação usando as tubagens de àgua ja existentes.

    O objetivo seria não só reduzir custos mas também minimizar as obras necessárias para a climatização da casa.

    CAso tenham uma ideia melhor e economicamente melhor e ao mesmo tempo eficaz agradeço desde jà as sugestões.

    Desde já agradeço a ajuda.

    Pedro Simões
    • SrR
    • 30 novembro 2023

     # 2

    Colocado por: pedro9227seriam retirados os radiadores e colocadas grelhas de ventilação usando as tubagens de àgua ja existentes.
    nao percebi
  2.  # 3

    Colocado por: pedro9227Boa tarde,

    Neste sentido, seriam retirados os radiadores e colocadas grelhas de ventilação usando as tubagens de àgua ja existentes.



    Olá!
    É tecnicamente possível mas não vai querer: quanto mais pequeno o espaço que o ar tem que atravessar, maior barulho irá fazer (assumindo que quer uma quantidade de ar razoável a passar da salamandra para as divisões). Iria fazer muito barulho (como se fosse uma válvula do pneu de um carro aberta) e necessitaria de equipamento que teria que construir porque nem existe no mercado: algo parecido a um compressor, para injectar esse ar num tubo pequeno.

    A alternativa aqui passa por usar uma salamandra a pellets que faça o aquecimento dos radiadores (a água, portanto) ou uma caldeira com o mesmo princípio. Existem vários modelos no mercado e não necessitam de grandes obras: basicamente será uma chaminé, ligação ao circuito dos aquecedores e electricidade no local da salamandra e está feito. A minha grande recomendação é que coloque uma que permita ir buscar ao exterior para a combustão, maximizando assim a sua eficiência!
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
 
0.0100 seg. NEW