Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, venho solicitar uma ajuda para tentar salvar um Pinheiro bem adulto que se está a abrir, e receio que possa tombar, visto que cada lado do pinheiro tem os troncos todos a exercer força para o lado de fora.
    • sedna
    • 2 dezembro 2023 editado

     # 2

    Não estou a conseguir carregar a imagem
  2.  # 3

    Enquanto não consigo meter a imagem, venho já solicitar ajuda para saber o que deverei meter na racha que está entre os dois troncos, para que a arvore não apodreça? Será que devo meter terra?
  3.  # 4

    Entretanto a ideia que tenho para conseguir sustentar os dois troncos, será colocar um cabo de aço a agarrar os dois para assim se conseguirem manter, sendo que não sei quantas toneladas cada tronco possa exercer!
  4.  # 5

    Colocado por: sednaEntretanto a ideia que tenho para conseguir sustentar os dois troncos, será colocar um cabo de aço a agarrar os dois para assim se conseguirem manter, sendo que não sei quantas toneladas cada tronco possa exercer!

    Não sei se estou a visualizar bem mas a solução é simplesmente podar a árvore. Veja que galhos estão a pesar mais e corte, simples...
  5.  # 6

    Colocado por: sedna


    seria importante ver a imagem para opinar.
    recentemente tivemos de cortar varios pinheiros porque estavam doentes.

    tal como as pessoas, há fases de uma árvore em que o melhor a fazer é podar drasticamente ou mesmo cortal o mal pela raiz.

    Tente enviar a imagem!
  6.  # 7

    Colocado por: sednaEnquanto não consigo meter a imagem, venho já solicitar ajuda para saber o que deverei meter na racha que está entre os dois troncos, para que a arvore não apodreça? Será que devo meter terra?


    Não me lembro de ter alguma vez visto um pinheiro podre... acho que a resina do pinheiro não deixa que a água entre na madeira e apodreça.
    Não me parece que um cabo de aço resolva, pode atrasar a queda, resolver duvido.
    Talvez uma boa poda seja melhor opção, retirar alguns ramos interiores alivia o peso.
    Concordam com este comentário: marize
  7.  # 8

    Cortar e plantar outro.
  8.  # 9

    Colocado por: LMigAlves
    Não me lembro de ter alguma vez visto um pinheiro podre... acho que a resina do pinheiro não deixa que a água entre na madeira e apodreça.


    Há térmites/insectos que matam o pinheiro por embolia. Asfixiam a passagem de nutrientes e as extremidades começam a secar muito rapidamente (na zona onde moro, em 2meses, foram 3 os pinheiros que cairam na estrada por causa disso).

    Sedna, as extremidades estão secas? Ou a única anomalia é essa tal racha a pender para cada lado?
  9.  # 10

    Colocado por: marize

    Há térmites/insectos que matam o pinheiro por embolia. Asfixiam a passagem de nutrientes e as extremidades começam a secar muito rapidamente (na zona onde moro, em 2meses, foram 3 os pinheiros que cairam na estrada por causa disso).

    Sedna, as extremidades estão secas? Ou a única anomalia é essa tal racha a pender para cada lado?


    Ok, pronto, já vi pinheiros podres.
    Eu estava a referir-me ao problema "da racha".
    Nunca vi um pinheiro saudável apodrecer por causa de uma racha, de um ramo partido, de um corte.
    A resina protege.
    Se assim não fosse ao fazer cortes no tronco para tirar a resina corriam o risco de os matar.
    Concordam com este comentário: marize
  10.  # 11

    Colocado por: marize

    seria importante ver a imagem para opinar.
    recentemente tivemos de cortar varios pinheiros porque estavam doentes.

    tal como as pessoas, há fases de uma árvore em que o melhor a fazer é podar drasticamente ou mesmo cortal o mal pela raiz.

    Tente enviar a imagem!


    Tal como as pessoas?
    Está a falar de quê?
    Eutanásia?
  11.  # 12

    Colocado por: LMigAlves


    🤣🤣🤣 fez-me rir!
    referia-me a quando a companhia é má e cortamos o mal pela raiz 😅 não necessariamente com uma catana, era só mesmo deixar de lidar com a pessoa em questão.

    Quanto a este pinheiro, ainda mais sendo adulto (e continuando sem imagem da tal racha e podendo estar a imaginar algo dantesco e ser bem menos agressivo), não me faz sentido perpetuar com correntes ou seja lá o que for.

    Era cortá-lo e pagar uns 80€ para alguém o "fatiar" em altura. Fazer umas prateleiras bonitas e agradecer.
  12.  # 13

    Agradeço os vários comentários. Poda seria cortar a arvore ao meio, pois a separação que se está a criar, está quase a chegar ao chão, criando uma fenda já com uma boa expressão, e por isso com medo que comece a fazê-lo apodrecer, e daí a minha pergunta, sobre a forma de tentar isolar aquela entrada.

    O aspecto do pinheiro neste momento é excelente, sem qualquer indicio de doença

    Se alguém for capaz de me indicar como conseguir colocar uma foto, seria ótimo.

    Ao carregar no browse, escolho a foto e aparece C:\fakepath\Pinheiro.jpg, e ao tentar carregar a foto diz que o file está empty!

    Não entendo como aparece sempre "fakepath", venha de que ficheiro vier?
  13.  # 14

    Colocado por: sednaAgradeço os vários comentários. Poda seria cortar a arvore ao meio, pois a separação que se está a criar, está quase a chegar ao chão, criando uma fenda já com uma boa expressão, e por isso com medo que comece a fazê-lo apodrecer, e daí a minha pergunta, sobre a forma de tentar isolar aquela entrada.

    O aspecto do pinheiro neste momento é excelente, sem qualquer indicio de doença

    Se alguém for capaz de me indicar como conseguir colocar uma foto, seria ótimo.

    Ao carregar no browse, escolho a foto e aparece C:\fakepath\Pinheiro.jpg, e ao tentar carregar a foto diz que o file está empty!

    Não entendo como aparece sempre "fakepath", venha de que ficheiro vier?



    A foto deve ter demasiados mb. Tente por a foto no ecra do tlm em fullscreen, faça 1 captura e provavelmente já fica com menos mb.
    Ou edite a foto original.
    Quanto menor melhor.
    Concordam com este comentário: marize
  14.  # 15

    talvez agora
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      Screenshot 2023-12-03 at 00.32.56.png
  15.  # 16

    Consegui!!!
    Neste momento não consigo mostrar nenhuma foto com o aspecto do Pinheiro, mas asseguro que está muito bonita, sem qualquer sinal de doença.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peper87
  16.  # 17

    Pode usar cera por exemplo. Há massas para selar cortes.
  17.  # 18

    Tinha menos do que os 5mb, mas só depois de tirar um preentscren a um tamanho bem menor, acabou por resultar
  18.  # 19

    Apesar de na foto não se notar muito, o interior está bastante cavado, a meter cera, será já uma quantidade,... diria de no minimo uns 25Kg.
  19.  # 20

    Mas de qualquer modo, agradeço a indicação de massas que posssa então introduzir naquele espaço.

    Amanhã tentarei enviar uma foto do pinheiro por inteiro
 
0.0200 seg. NEW