Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      rituais
    • 2 dezembro 2023 editado

     # 1

    Numa reabilitação pedi para fazerem o acabamento do reboco de umas paredes interiores, afagado à costa de colher. Mas as paredes ficaram com um areado de que não gostei.

    Para outras paredes ainda em tijolo, que argamassa recomendam para ficar com acabamento liso e que seja trabalhável para afagar à costa de colher?

    E se quiser corrigir as paredes já rebocadas, o que posso aplicar?
  1.  # 2

    Talvez não se tenha explicado bem, ou quem executou o serviço não esteja a par desse serviço.
    Reboco afagado à colher não é o mesmo que microcimento.

    Será isso que pretende?
    Microcimento deve ficar perto de 50€ por m2.
  2.  # 3

    É utilizar agregados seleccionados mais finos...
    Não passar com esponja que fica areado ... Pode usar uma argamassa bastarda, tem melhor trabalhabilidade e permite ser mais húmida, sem ter os problemas de retracção. É mas isso é a experiência de quem faz...
  3.  # 4

    Vi algumas vezes um pedreiro da minha terra fazer umas paredes que pareciam quase cerâmica, mas era com aguada de cimento quando o reboco ainda não estava seco.

    Tente passar uma lixa na parede, ou um raspador, vai conseguir tirar grande parte dessas areias.
    Depois faça uma "aguada de cimento" e passe a aguada na parede com um rolo de pintura, de preferência de esponja que fica mais liso.
    Quando estiver quase seco passe uma talocha de acabamento (aquelas de chapa).

    Nas paredes que ainda não estão rebocadas, faça o reboco normal, mas, antes que esteja seco, passe uma aguada de cimento antes de passar as costas da colher.
  4.  # 5

    Outra sugestão: reboco normal, antes de passar a colher colocar pó de cimento, seco.
    O pó de cimento vai agarrar à humidade do reboco, depois passa a colher húmida (uma talhocha de acabamento maior que a colher deve dar um resultado melhor).
  5.  # 6

  6.  # 7

    Colocado por: rituaisNuma reabilitação pedi para fazerem o acabamento do reboco de umas paredes interiores, afagado à costa de colher. Mas as paredes ficaram com um areado de que não gostei.

    Para outras paredes ainda em tijolo, que argamassa recomendam para ficar com acabamento liso e que seja trabalhável para afagar à costa de colher?

    E se quiser corrigir as paredes já rebocadas, o que posso aplicar?


    Eu compreendo o que pretendia antigamente usava-se o reboco com as costas da colher que chamávamos massa francesa ou reboco estanhado! Utilizávamos em lambrins de corredor por ex.
    Mas infelizmente hoje não existe ninguém que consiga esse resultado seria a velha guarda de pedreiros que conseguia fazer esse tipo de trabalho.
    Se quer um trabalho de acabamento liso só com massa de enchimento e massa de acabamento nesta area existe profissionais capazes!
    Concordam com este comentário: Masterful
  7.  # 8

    Colocado por: LMigAlvesTalvez não se tenha explicado bem, ou quem executou o serviço não esteja a par desse serviço.
    Reboco afagado à colher não é o mesmo que microcimento. Será isso que pretende?
    Microcimento deve ficar perto de 50€ por m2.

    Os pedreiros sabem o que pretendo e que é, deixar na parede as marcas da passagem da colher ao apertar a argamassa. A questão está no areado que resulta da massa normal. Por isso preciso de um produto que tenha um acabamento liso e que tenha consistencia adequada para ser apertado à costa de colher.

    Colocado por: Pedro BarradasÉ utilizar agregados seleccionados mais finos...
    Não passar com esponja que fica areado ... Pode usar uma argamassa bastarda, tem melhor trabalhabilidade e permite ser mais húmida, sem ter os problemas de retracção. É mas isso é a experiência de quem faz...

    E consegue sugerir-me produtos concretos? O que é uma "argamassa bastarda"?
    Eles não passaram esponja. Talocharam para regularizar e depois apertaram com a colher, o que deixou mais ou menos as marcas pretendidas.

    Colocado por: LMigAlvesVi algumas vezes um pedreiro da minha terra fazer umas paredes que pareciam quase cerâmica, mas era com aguada de cimento quando o reboco ainda não estava seco. Tente passar uma lixa na parede, ou um raspador, vai conseguir tirar grande parte dessas areias.
    Depois faça uma "aguada de cimento" e passe a aguada na parede com um rolo de pintura, de preferência de esponja que fica mais liso.
    Quando estiver quase seco passe uma talocha de acabamento (aquelas de chapa). Nas paredes que ainda não estão rebocadas, faça o reboco normal, mas, antes que esteja seco, passe uma aguada de cimento antes de passar as costas da colher. Outra sugestão: reboco normal, antes de passar a colher colocar pó de cimento, seco.
    O pó de cimento vai agarrar à humidade do reboco, depois passa a colher húmida (uma talhocha de acabamento maior que a colher deve dar um resultado melhor).

    Essa aguada de cimento pode ser próximo de alguns produtos de que entretanto me falaram e que comento no final deste post.
    A colocação de pó de cimento seguido de afagamento, é o que os brasileiros chamam de cimento queimado e que faz um efeito giro para acabamento de pavimentos mas não é o pretendido.
    Edit: Isso! É conforme links enviados

    Colocado por: Costa53Eu compreendo o que pretendia antigamente usava-se o reboco com as costas da colher que chamávamos massa francesa ou reboco estanhado! Utilizávamos em lambrins de corredor por ex. Mas infelizmente hoje não existe ninguém que consiga esse resultado seria a velha guarda de pedreiros que conseguia fazer esse tipo de trabalho. Se quer um trabalho de acabamento liso só com massa de enchimento e massa de acabamento nesta area existe profissionais capazes!

    Ainda se encontra em algumas casas recentes, nas paredes exteriores, umas mais bem feitas que outras. Em relação ao efeito pretendido, este pedreiro até nem fez um mau trabalho. Tenho apenas de lhe pedir que não se acanhe a vincar mais a passagem da colher, para que se perceba que é "feitio e não defeito".

    Hoje falei com um comercial da Secil que para fazer um acabamento liso em cima do reboco já feito, recomendou "Redure PK06" (1-2mm), que pode ser apertado à colher. Este produto é semelhante ao Mecafino, sendo este último à base de gesso e que por isso até talvez seja mais interessante.

    E para as paredes em alvenaria, recomendou "Redure Manual" aplicado como um reboco normal e que diz ficar com muito pouco areado. Pode ser logo apertado à colher, ou levar uma camada de Redure PK06 e ser então apertado.

    Já utilizaram estes produtos. Algum comentário?
 
0.0137 seg. NEW