Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Já acompanho este fórum a largos meses, dando especial atenção a tópicos de novas construções, com vista a "beber" o máximo de informação possível para a construção de uma moradia para a família que apesar de todas as adversidades esperámos iniciar a construção no 1º semestre de 2024.

Para tal adquirimos um terreno com pouco mais de 700m2, com projeto aprovado para uma moradia (V3+1), R/C (131m2)+ 1ºpiso (171m2), sendo ambos acessíveis pelo exterior, pelo facto de ser em "flanco de encosta"

Apesar de gostarmos do projeto de arquitetura e do seu layout na generalidade julgamos que o mesmo poderia ser melhorado para ir mais de encontro com as nossas necessidades, sendo nós pais de 3 "minis terroristas" dois deles gémeos com menos de 2 anos, gostávamos de habitar exclusivamente na parte de cima (sendo o andar inferior mais multiusos) dividindo eles um dos quartos e o outro seria da da mana mais velha, pelo que um dos quartos deveria "crescer" em detrimento do outro.

As outras necessidades que temos seriam:
    -> colocar a lavandaria que está no piso de baixo para o andar de cima, visto para facilitar a sua utilização;
    -> aumentar a área da cozinha (mesmo que aumentando a área de implantação), uma vez que achamos que o tamanho atual fica a quem do que necessitamos em termos de arrumações;
    -> seria interessante se o piso superior contasse com um wc de serviço;
    -> o espaço por baixo da cozinha seria para aproveitar para fazer alguma arrecadação;

Para além disso não seria para realizar o muro de suporte à esquerda da casa ficando essa zona em rampa, podendo assim ter iluminação no WC e possivelmente nos "arrumos". A atual zona definida como de lavandaria é possível que passe a escritório ou a uma pequena zona para ginásio, não sabendo se seria vantajoso aumenta-la ligeiramente para a direita e anular o vão que está dentro da garagem e aumentar o tamanho do portão.

Agradecia que me conseguissem dar algumas luzes para ajudar a acelerar a resolução destes pontos.

muito obrigado.
      Piso 1.png
      Piso 0.png
      planta.png
  2.  # 2

Para além do acima exposto e tendo em consideração que poderá ser necessário fazer alterações ao projeto de estruturas (entre outros), estamos a ponderar fazer uma revisão ao projeto que contemple uma laje aligeirada devidamente harmonizada com a arquitetura, tendo em consideração que o seu custo poderá ser bastante inferior relativamente à laje maciça que está atualmente projetada.

Ps: Não estou a conseguir fazer upload do 3d frontal da moradia.
    •  
      marco1
    • 3 dezembro 2023 editado

# 3

que projeto estranho
    já reparou que as suas crianças vão crescer nesses quartos sem uma pinga de sol quase o ano inteiro?
    que a sua zona social ( espaço de vivencia entre a toda a familia) vai ser um tunel sem sol o ano inteiro?
    porque na suite as duas casas de banho não estão lado a lado trocando de sitio com o closet?
    isso mais parece um projeto dos anos 80 ( nada contra telhados) mal amanhado.
    Tambem não se percebe bem que raio de acesso tem esse lote.

ps:é uma casa grande e como tal um investimento grande para se conforme com um projeto insuficiente.
    Concordam com este comentário: gil.alves, N Miguel Oliveira, Pedro Barradas
  3.  # 4

Olá,
    No piso de baixo, poderia perfeitamente manter o espaço por debaixo da cozinha... ficava com um espaço extra pelo mesmo preço.
    (salvo se houver limitação de área ou índices municipais).

Ainda assim, analisaria bem o aspecto que o user marco1 enunciou. Esta é uma casa grande sem sol, eventualmente triste e desconfortável.

Outro detalhe é o preço... sabe se a sua carteira aguenta com as ideias e necessidades do proprietário do anterior projecto?

Até porque esse "projecto aprovado" pode não ser bem assim. Verifique com a câmara se o projecto e a aprovação existem mesmo... pois muitas das vezes isso é mero paleio de quem quer vender. Verifique.

Por vezes, faz mais sentido você começar um projecto à sua imagem e necessidade. A questão da orientação solar é bastante importante... e isso neste projecto está mal resolvido para uma casa com 4 lados...
    Concordam com este comentário: marco1, Pedro Barradas
  4.  # 5

o declive parece ir "a descer" no sentido noroeste/sudeste ou é o contrário?
    é que não se consegue perceber pois só é visivel a cota 535, as outras estão muito desfocadas para se poder aferir.
  5.  # 6

Colocado por: marco1que projeto estranho
    já reparou que as suas crianças vão crescer nesses quartos sem uma pinga de sol quase o ano inteiro?
    que a sua zona social ( espaço de vivencia entre a toda a familia) vai ser um tunel sem sol o ano inteiro?
    porque na suite as duas casas de banho não estão lado a lado trocando de sitio com o closet?
    isso mais parece um projeto dos anos 80 ( nada contra telhados) mal amanhado.
    Tambem não se percebe bem que raio de acesso tem esse lote.

ps:é uma casa grande e como tal um investimento grande para se conforme com um projeto insuficiente.
    Concordam com este comentário:gil.alves,N Miguel Oliveira

Quanto à exposição solar sou franco, até pensava que como a casa não estava na sua grande maioria alinhada a Norte, e pelas vezes que estive no terreno pareceu me ter uma exposição solar adequada (claro que como não tem edificações não tem sombras), contudo e se a memória não me enganar a urbanização toda terá o mesmo alinhamento, por ventura associado ao facto de ser uma encosta e estarem todas viradas para o vale.

Efetivamente já tínhamos dado por falta de iluminação nessa zona social sendo também nossa ideia abrir um vão na fachada norte na cozinha, na sala apenas fica com as portas da varanda e a que dá diretamente para o corredor. poderia ajudar em vez de fazer a parede Sul da varanda apenas colocar pilar, como está na suite?

As casas de banho também concordo plenamente com o que disse, sendo que me esqueci de referir que seriam para ficar as duas juntas e o closet poderia ficar na orientação que está ou então em L.

o lote situa-se no final do loteamento por trás/cima de umas moradias em banda, sendo o acesso feito por caminho com cerca de 4m de largura.

realmente pensava qe o projeto precisava de uns "toques", mas não pensei que fosse assim tão mal executado =|

Colocado por: N Miguel OliveiraOlá,
    No piso de baixo, poderia perfeitamente manter o espaço por debaixo da cozinha... ficava com um espaço extra pelo mesmo preço.
    (salvo se houver limitação de área ou índices municipais).

Ainda assim, analisaria bem o aspecto que o user marco1 enunciou. Esta é uma casa grande sem sol, eventualmente triste e desconfortável.

Outro detalhe é o preço... sabe se a sua carteira aguenta com as ideias e necessidades do proprietário do anterior projecto?

Até porque esse "projecto aprovado" pode não ser bem assim. Verifique com a câmara se o projecto e a aprovação existem mesmo... pois muitas das vezes isso é mero paleio de quem quer vender. Verifique.

Por vezes, faz mais sentido você começar um projecto à sua imagem e necessidade. A questão da orientação solar é bastante importante... e isso neste projecto está mal resolvido para uma casa com 4 lados...
    Concordam com este comentário:marco1

Informei me junto do municipio em questão e efetivamente o projeto está aprovado, não estando ainda "esgotado" o índice de construção para o lote.

Quanto ao resto julgo que seria uma casa que cumpre as nossas necessidades ideias, com as salvaguardas que referi no inicio do tópico que ao que tudo indica sem grandes tiques se enquadra no nosso orçamento.
  6.  # 7

Colocado por: marco1o declive parece ir "a descer" no sentido noroeste/sudeste ou é o contrário?
    é que não se consegue perceber pois só é visivel a cota 535, as outras estão muito desfocadas para se poder aferir.

é ao contrário =P
  7.  # 8

como não percebo muito da poda fiz uma pesquisa sobre a exposição solar e encontrei um calculador de onde extrai a exposição solar do lote tanto a 15 de agosto deste ano como no dia de hoje, sendo que hoje apenas teria umas 3h de exposição solar direta nos quartos.
      total.png
      3 dezembro.png
      15 de agosto.png
  8.  # 9

é ao contrário como?
    consegue nesta imagem que mando dizer qual a cota no pontos de interrogação? só consigo ver mesmo a 535
      00planta.png
  9.  # 10

Colocado por: marco1é ao contrário como?
    consegue nesta imagem que mando dizer qual a cota no pontos de interrogação? só consigo ver mesmo a 535
      00planta.png

543, as curvas de nivel, neste caso são métricas, sendo que as 541 e 542 estão no talude que divide as propriedades. A zona a verde tem uma cota máxima de 540.65m
  10.  # 11

Colocado por: Beirãosendo nós pais de 3 "minis terroristas" dois deles gémeos

Sem entrar em pormenores relativamente à planta e possíveis melhorias, do ponto de vista de vivência, acho impossível esta casa vos servir a longo termo.

Uma casa tão grande teria de acautelar obrigatoriamente 1 quarto para cada filho.

Faz-me lembrar historias das residências universitárias, que se tinha de pedir ao companheiro de quarto para se ausentar durante umas horas enquanto se recebia visitas conjugais... são situações desagradáveis que podem bem ser evitadas. Depois ainda há a adolescência que é sempre complicada, e meter 2 paus de dinamite no mesmo barril, não é capaz de funcionar bem.

Relativamente à exposição solar, acho efectivamente uma pena não usufruírem da abertura e exposição solar do pinhal a sul. Não há uma única divisão com exposição plena a sul, e isto é inconcebível num projecto novo em 2023/2024.
    A exposição dos quartos propriamente dita, não me choca. Tenho um quarto com exposição 100% oeste, e apesar de apanhar sol apenas umas horitas depois de almoço, é extremamente agradável no restante ano, principalmente na primavera e outono.
  11.  # 12

Colocado por: BeirãoAs outras necessidades que temos seriam:
    -> colocar a lavandaria que está no piso de baixo para o andar de cima, visto para facilitar a sua utilização;
    -> aumentar a área da cozinha (mesmo que aumentando a área de implantação), uma vez que achamos que o tamanho atual fica a quem do que necessitamos em termos de arrumações;
    -> seria interessante se o piso superior contasse com um wc de serviço;
    -> o espaço por baixo da cozinha seria para aproveitar para fazer alguma arrecadação;

bem... seria preciso ver qual é a area de implantação máxima desse lote para ver se tudo isso seria possivel.

na minha opinião o lote peca por obrigar a colocar a vida toda no 1º piso, é sempre chato subir e descer umas escada parq chegar e sair de casa. No entanto o 1º piso tem um acesso exterior a uma parte do terreno, pelo que é muito diferente de viver fechado no 1º piso, acaba por haver uma comunicação entre a casa e o exterior que é sempre boa.

depois concordo que a implantação é extranha, a casa tem as costas da suite viradas para sul e pelas fotos até parece ter boas vistas.

eu começava por mudar tudo e ter em conta a esposição solar e vistas do lote.
  12.  # 13

Seria um projecto interessante para uma casa térrea, num terreno que permitisse, assim passava o piso 1 para o r/c e o piso 0 passava a cave, fazendo alguns ajustes. As áreas das janelas também teriam que aumentar no piso térreo, já a cobertura com telhado tradicional poderia fazer sentido se no piso superior necessita-se de um sótão para criar mais 2 quatros e um w/c... retirava um quarto do r/c, criava nesse piso a lavandaria e aumentava a área da sala. assim ganhava um quarto extra e uma sala maior e com a lavandaria/despensa no piso correto.
  13.  # 14

Colocado por: Nostradamus

Sem entrar em pormenores relativamente à planta e possíveis melhorias, do ponto de vista de vivência, acho impossível esta casa vos servir a longo termo.

Uma casa tão grande teria de acautelar obrigatoriamente 1 quarto para cada filho.

Faz-me lembrar historias das residências universitárias, que se tinha de pedir ao companheiro de quarto para se ausentar durante umas horas enquanto se recebia visitas conjugais... são situações desagradáveis que podem bem ser evitadas. Depois ainda há a adolescência que é sempre complicada, e meter 2 paus de dinamite no mesmo barril, não é capaz de funcionar bem.

Relativamente à exposição solar, acho efectivamente uma pena não usufruírem da abertura e exposição solar do pinhal a sul. Não há uma única divisão com exposição plena a sul, e isto é inconcebível num projecto novo em 2023/2024.
    A exposição dos quartos propriamente dita, não me choca. Tenho um quarto com exposição 100% oeste, e apesar de apanhar sol apenas umas horitas depois de almoço, é extremamente agradável no restante ano, principalmente na primavera e outono.

inicialmente a nossa ideia seria ter 4 quartos, contudo achamos que seria bom para os gémeos estarem juntos no mesmo quarto, brincar, rotinas iguais, isto é como ter sempre o melhor amigo em casa...mais tarde se surgir alguma coisa sempre tenho o quarto multifunções do piso de baixo.

Quanto à exposição a sul na verdade fica bem dificil naquele lote visto a sul estar a serra e pouca ou nenhuma vista teria.

Colocado por: pauloagsantos

bem... seria preciso ver qual é a area de implantação máxima desse lote para ver se tudo isso seria possivel.

na minha opinião o lote peca por obrigar a colocar a vida toda no 1º piso, é sempre chato subir e descer umas escada parq chegar e sair de casa. No entanto o 1º piso tem um acesso exterior a uma parte do terreno, pelo que é muito diferente de viver fechado no 1º piso, acaba por haver uma comunicação entre a casa e o exterior que é sempre boa.

depois concordo que a implantação é extranha, a casa tem as costas da suite viradas para sul e pelas fotos até parece ter boas vistas.

eu começava por mudar tudo e ter em conta a esposição solar e vistas do lote.

heheh mudar tudo é um pouco fora da caixa =P

as vistas do lote e principalmente do 1º andar (visto o r/c ter vista para as moradias em banda e um pouco a SW, são completamente desinpedidas desde WSW até NNE. neste momento o lote ao lado do meu (a sul) está a venda e se o quarto tivesse vistas para lá daqui a uns tempos teria uma vista brutal para a vizinha =P. até porque o terreno ao lado terá à vontade quase mais 1m de altura que o meu.
  14.  # 15

Colocado por: FTavaresSeria um projecto interessante para uma casa térrea, num terreno que permitisse, assim passava o piso 1 para o r/c e o piso 0 passava a cave, fazendo alguns ajustes. As áreas das janelas também teriam que aumentar no piso térreo, já a cobertura com telhado tradicional poderia fazer sentido se no piso superior necessita-se de um sótão para criar mais 2 quatros e um w/c... retirava um quarto do r/c, criava nesse piso a lavandaria e aumentava a área da sala. assim ganhava um quarto extra e uma sala maior e com a lavandaria/despensa no piso correto.

demorei um pouco a perceber a ideia...mas acho que até poderia ficar gira a ideia...por fora ficaria esteticamente mais apelativa se ajardinasse tudo até à cota da soleira do atual piso 1...

mas a ideia da cobertura em telha era ter um "perfil" mais baixo...não estando previsto o aproveitamento do sótão...

seriam muitas mudanças secalhar a camara não autorizava tanta mudança xD
  15.  # 16

Boa tarde, já percebi que o facto da casa não ter um maior aproveitamento solar é altamente desvantajoso para a grande maioria, mas a localização do lote (numa encosta rodada a NW), não permite um melhor aproveitamento solar, pelo menos com as mesmas vistas que se tem para W e NNW.

Apesar disto conseguem ajudar quanto à disposição / geometria do atual projeto de forma a conseguir incluir o que referi no primeiro post ou adaptar o atual espaço nesse sentido?

0.0219 seg. NEW