Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Desculpe estar aqui a intrometer-me com outro aspeto, mas já considerou outras argamassas?

    O Reabilita RB é um excelente produto que estive também a considerar para o meu projeto (paredes antigas, principalmente de pedra), mas acabei por escolher e utilizar o KX14 da Fassa. Tem um preço muito mais acessível (menos de 4€ com IVA), permite um acabamento areado e estou bastante satisfeito com o resultado.
  2.  # 22

    Não será que quer dizer blocos de adobe?
    Nesse caso, em Aveiro era realizado com "areia gorda".. ou seja areias com elevada percentagem de argilas..
  3.  # 23

    @pauloagsantos
    Sim, eu sei. O único problema é que este gajo nunca tinha usado este tipo de gesso e o preço que me deu foi antes de lhe pedir para o usar. Por isso, a solução dele foi apenas um reboco normal, à base de cimento. Pelo menos, ele não aumentou o preço quando lhe disse que queria uma solução à base de cal devido a possíveis problemas de humidade.
  4.  # 24

    @Pedro Barradas
    Não me parece que seja adobe porque lhe faltam fibras. Mas poderá ser algo específico da região, utilizando as areias gordas de que fala. A mim, parecem-me cal + areia. Peguei num bocadinho e testei, e de facto contém cal. Mas não sei ao certo se também tem na sua composição as areias gordas de que fala, nem sei como as testar. Não deixa de ser interessante o pormenor.
  5.  # 25

    Colocado por: rad_valNão me parece que seja adobe porque lhe faltam fibras.

    Não é necessário hver incorporação de fibras.

    PS: existe alguma literatura sobre a arquitetura de terra, da zona de Aveiro. Lá encontra alguma informação mais detalhada.
  6.  # 26

    Colocado por: Pedro Barradasexiste alguma literatura sobre a arquitetura de terra

    Depois de investigar um pouco mais, creio que é de facto o que se chama "adobe de cal". É algo que é específico da região de Aveiro, de facto. Obrigado por me ter ajudado a identificá-lo corretamente. Encaixa na perfeição na descrição e no aspeto.

    De qualquer forma, isto só reforça a utilização de Secil RB ou soluções similares à base de cal, penso eu, uma vez que o adobe tem uma porosidade e respirabilidade ainda maior do que os tijolos de cal + areia.
    • FFLS
    • 5 dezembro 2023

     # 27

    Peço desculpa por me estar a intrometer neste tópico mas aproveito para tirar uma dúvida.

    Estou a construir um muro com o meu pai de cerca de 30m lineares por 1,5 de altura em média. Está quase terminado faltando apenas o reboco. Este fim de semana colocámos a hipótese de fazer o reboco com argamassa já pronta, em vez do tradicional cimento + areia.

    Será que a nível de custos ficará muito mais caro. É certo que se poupa em trabalho e pelo que indicam algumas fichas técnicas são precisos cerca de 18kg por m2. Será mesmo assim?
  7.  # 28

    Colocado por: FFLSPeço desculpa por me estar a intrometer neste tópico mas aproveito para tirar uma dúvida.

    Estou a construir um muro com o meu pai de cerca de 30m lineares por 1,5 de altura em média. Está quase terminado faltando apenas o reboco. Este fim de semana colocámos a hipótese de fazer o reboco com argamassa já pronta, em vez do tradicional cimento + areia.

    Será que a nível de custos ficará muito mais caro. É certo que se poupa em trabalho e pelo que indicam algumas fichas técnicas são precisos cerca de 18kg por m2. Será mesmo assim?


    a argamassa já pronta tb tem que ser misturada com água.

    o que fica mais barato? comprar um bolo feito, ou comprar o açucar, a farinha e os ovos e fazer você o bolo?
  8.  # 29

    Colocado por: FFLSSerá que a nível de custos ficará muito mais caro.
    Fica mais caro, mas também tem de considerar a experiência de quem está a executar o trabalho. O FFLS e o pai são amadores ou profissioinais na arte de recocar?

    Eu enquanto rebocador amador, posso-lhe dar algumas vantagens das argamassas já preparadas:
    - Mais escolha (hidrofuga ou não, fibrada, etc), podendo assim escolher a que melhor se adapta ao local que vai rebocar.
    - Permite um reboco mais uniforme do que doseando os componentes manualmente (se tiver paciencia para medir areia, cimento, cal e água a balde também consegue uniformizar- eu não tenho paciência e medir à pá, aquilo fica sempre só mais ou menos).
    - As massas pré-doseadas, por norma são mais fáceis de trabalhar para quem tem pouca experiência- colam melhor à parede, secam de forma mais uniforme e é mais fácil conseguir um cabamento decente).

    Posto isto, faça as contas e veja o que lhe compensa mais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, rad_val
    • FFLS
    • 5 dezembro 2023

     # 30

    Colocado por: HAL_9000Fica mais caro, mas também tem de considerar a experiência de quem está a executar o trabalho. O FFLS e o pai são amadores ou profissioinais na arte de recocar?

    Eu enquanto rebocador amador, posso-lhe dar algumas vantagens das argamassas já preparadas:
    - Mais escolha (hidrofuga ou não, fibrada, etc), podendo assim escolher a que melhor se adapta ao local que vai rebocar.
    - Permite um reboco mais uniforme do que doseando os componentes manualmente (se tiver paciencia para medir areia, cimento, cal e água a balde também consegue uniformizar- eu não tenho paciência e medir à pá, aquilo fica sempre só mais ou menos).
    - As massas pré-doseadas, por norma são mais fáceis de trabalhar para quem tem pouca experiência- colam melhor à parede, secam de forma mais uniforme e é mais fácil conseguir um cabamento decente).

    Posto isto, faça as contas e veja o que lhe compensa mais.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Muito bem. Obrigado pelo esclarecimento.

    Eu não percebo de reboco mas o meu pai desenrasca-se bem.

    Acho que vou optar pela argamassa porque para os metros de muro a diferença de preço assim por alto (se os 18 kgs por m2 forem fidedignos) não é assim tão grande. O cimento e a areia também estão caros.

    O que se gasta a mais também se ganha em tempo.
  9.  # 31

    @FFLS

    Mas tenha cuidado: 18 kg por m2 é, de facto, por m2 por 1 cm de espessura. Dependendo do tipo de parede que está a construir e da aplicação geral, pode ser necessário mais do que 1cm de espessura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  10.  # 32

    Um reboco feito com uma mistura pré-postada (reboco pronto) para além do cimento e do agregado contem fibras e aditivos para lhe conferirem características especiais, isto não encontra num reboco misturado tradicionalmente.

    A meu ver a única vantagem do reboco tradicional tem a ver com a resistência ao choque/impacto, e uma das maiores desvantagens é a falta de resistência à humidade, e isto vai traduzir-se mais tarde em notar as juntas da alvenaria por baixo do reboco.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  11.  # 33

    Colocado por: FFLS

    Muito bem. Obrigado pelo esclarecimento.

    Eu não percebo de reboco mas o meu pai desenrasca-se bem.

    Acho que vou optar pela argamassa porque para os metros de muro a diferença de preço assim por alto (se os 18 kgs por m2 forem fidedignos) não é assim tão grande. O cimento e a areia também estão caros.

    O que se gasta a mais também se ganha em tempo.


    Considerando a frase a negrito, e com base em experiências que tive anteriormente, não deixe adicionar mais nada para além da água nas quantidades indicadas pelo fabricante. Escrevo isto porque muitas das vezes as pessoas com mais "experiência" tem tendência a querer adicionar mais cimento ou areia ou o que quer que seja para dar mais "força" ou fazer "render" o produto quando na verdade só estão a fragilizá-lo e depois este acaba por fissurar/esfarelar/desagregar do suporte.
    Faça a mistura do saco completo num cesto e adicione a quantidade necessária de água toda de uma vez, ao principio vai-lhe parecer pouca água, mas depois ao mexer vai perceber que está a atingir a consistência ideal.
    Concordam com este comentário: OliveiroS/N
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, marize
    • FFLS
    • 5 dezembro 2023

     # 34

    Bem vou ter em atenção todos os vossos concelhos.

    Agradeço a vossa ajuda.
  12.  # 35

    Colocado por: FFLSBem vou ter em atenção todos os vossos concelhos.

    Agradeço a vossa ajuda.


    E aceite os con(s)elhos do forum 👌
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias
  13.  # 36

    E qual seria o preço justo para rebocar um muro exterior em bloco, pronto a pintar?

    - 1 face e topo;
    - praí 45 metros de cumprimento, por 0,8m de altura;

    Fácil acesso e obviamente sem necessidade de andaime.

    Não percebo nada, mas creio que seja chapisco e depois reboco.
  14.  # 37

    Eu já paguei a 15€, há mais de 2 anos.

    O que vinha orçamentado na casa era a 8€
  15.  # 38

    Pronto a pintar?
  16.  # 39

    Colocado por: Bragas VPronto a pintar?

    Sim pronto a pintar, preço por m2, claro.
    O muro tinha entre 1,5m e 2,5m de altura. Com material e mdo
  17.  # 40

    Colocado por: NTORIONEu já paguei a 15€, há mais de 2 anos.

    O que vinha orçamentado na casa era a 8€
    Igual por aqui
 
0.0200 seg. NEW