Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos, estou em vias de escolher um sistema de AQS, o técnico já me pediu para escolher o sistema para calcular o que necessita projecto de especialidades correspondente.
    Como na rua onde se vou construir a moradia tem Gás natural canalizado, e após todas as minhas contas, verifiquei que recorrendo ao Gás para AQS e para fogão, acaba por ser a solução mais em conta a curto e médio prazo, contando com o custo dos equipamentos, manutenção e gasto mensal de energia, nestes aspectos o preço do Gás Natural canalizado continua a ser imbatível comparado com outros sistemas.

A questão que deixo é se será sensato deixar a canalização preparada para uma Bomba de calor com sistema de retorno, uma dificuldade que vejo é que o esquentador compacto com entrada de ar externa será para instalar no móveis da cozinha, assim fica instalado mais próximo dos locais de consumo e fica ao lado da coluna da chaminé. Já o sistema de bomba de calor seria para instalar o deposito na garagem, ou seja, os cálculos das tubagens entram em conflito devido às localizações serem distintas, além de que faz sentido ter um sistema de retorno de águas quentes o que não posso utilizar, visto que os esquentadores não utilização canalização de retorno.
    Já o Gás hoje compensa, mas no futuro pode deixar de compensar e depois para mudar não tenho a instalação preparada. Acabo por ter um dilema, já que se deixar tudo preparado para poder trocar acabo por estar a criar um sistema de canalizações dispendioso e complexo.
    • eu
    • 4 dezembro 2023

# 2

Colocado por: FTavaresA questão que deixo é se será sensato deixar a canalização preparada para uma Bomba de calor com sistema de retorno,

Sem dúvida que é uma boa decisão, até porque agora é fácil e barato de fazer.

A prazo, o gás natural vai deixar de ser usado ou ser altamente penalizado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FTavares
  2.  # 3

Colocado por: eu

Sem dúvida que é uma boa decisão, até porque agora é fácil e barato de fazer.

A prazo, o gás natural vai deixar de ser usado ou ser altamente penalizado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FTavares

Concordo que a prazo o gás pode deixar se ser competitivo, a questão é que ainda é a solução que apresenta mais vantagens nos custos já para não falar que praticamente não existem custos na manutenção, um esquentador por norma dura 20 anos sem qualquer tipo de manutenção e a sua substituição ou reparação é "simples" ou seja, está mais consolidada. Antes existia a desvantagem dos esquentares "queimar" o oxigênio do interior, mas até isso já não acontece com os novos que tem dupla ventilação, ou seja também já utilizam só o ar exterior para a queima.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 4

Eu pensava que para AQS o gás já não contava, tinha de ser uma fonte de aquecimento com origem em energias renováveis, tipo painéis solares ou bomba de calor (pelo menos foi assim que me disseram para o meu projeto).
  4.  # 5

Colocado por: rpmmsantosEu pensava que para AQS o gás já não contava, tinha de ser uma fonte de aquecimento com origem em energias renováveis, tipo painéis solares ou bomba de calor (pelo menos foi assim que me disseram para o meu projeto).
    é o que diz a regulamentação em vigor
    Concordam com este comentário: fpacardoso

0.0109 seg. NEW