Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ola malta, preciso que me digam o que fariam no meu lugar:
    tenho uma infiltração de agua que desce pelo tubo do exaustor, apenas quando chove. A adminstração ja me pediu que lhes desse tempo para resolverem mas as desculpas ja duram ha mais de 1 ano ou porque agora nao chove, ou porque agora está a chover ou porque precisam de ir ao apartamento do vizinho de cima etc. O meu extractor do fogão ja foi à vida, mandou um estouro e deixou de funcionar, porque estava molhado. O armário fartou-se de apanhar agua e como sabem estes moveis de hj em dia sao de melamina e não gostam de apanhar agua. O fogão já tem 2 bicos que nao funcionam. Apesar de andar a apanhar a agua com um vasilho por baixo do tubo, até me aperceber disso a agua foi fazendo estragos. Há mais de um ano que pedi para resolverem mas já estou farto de esperar e pelos vistos isto so se vai resolver recorrendo a vias judiciais, é triste hoje em dia nao haver palavra de honra, ninguem cumpre sem ser obrigado. Duvido que houvesse algúem com tanta paciencia a ficar com o móvel estragado e sem fazer nada. O que fariam alem de tentar falar novamente e ouvir outra desculpa e pedido de paciencia? Enviar email para haver registo por escrito que se deu a conhecer e establecer um prazo? Após esse prazo posso pedir orçamento para alguma empresa reparar e a conta é enviada à adminstração do condominio? Obrigado.
    • size
    • 4 dezembro 2023

     # 2

    Quantos pisos tem o prédio ?

    Pode acontecer que cada habitação esteja dotada do seu próprio tudo de exaustão até à cobertura. Qual é o seu caso ?
    Se assim for, compete a si proceder à pesquisa e reparação.
  2.  # 3

    Por cima do meu apartamento tem mais dois apartamentos.
  3.  # 4

    Já accionou o seguro da sua habitação? Verifique primeiro se a culpa é do condomínio.
    Deixe tudo por carta ou e-mail como prova.
  4.  # 5

    Bom dia, obrigado pelas respostas, os admistradores que tratam de alguns problemas no predio ja foram ao telhado inclusivé chamaram uma empresa para procurar a infiltração, mas sem sucesso.
    • size
    • 5 dezembro 2023

     # 6

    Colocado por: neodymiumBom dia, obrigado pelas respostas, os admistradores que tratam de alguns problemas no predio ja foram ao telhado inclusivé chamaram uma empresa para procurar a infiltração, mas sem sucesso.
    ´

    O tubo dos exaustores é um único para todas as habitações, ou cada fração tem o seu ?
  5.  # 7

    Penso que cada um vai dar a uma chaminé no telhado/terraço. Se fosse um pingo ocasional em dias de tempestade..mas basta estar a chover e no prazo de 2 dias tem cerca de um litro no vasilho recipiente que foi colocado.
    • size
    • 5 dezembro 2023

     # 8

    Colocado por: neodymiumPenso que cada um vai dar a uma chaminé no telhado/terraço. Se fosse um pingo ocasional em dias de tempestade..mas basta estar a chover e no prazo de 2 dias tem cerca de um litro no vasilho recipiente que foi colocado.


    Se assim for, tome conta da pesquisa por sua conta. Procure descobrir qual a ponta do seu tubo na dita chaminé e pesquise bem como pode entrar água para o interior do mesmo. Neste caso o condomínio não tem que intervir.
  6.  # 9

    Colocado por: neodymiumO que fariam alem de tentar falar novamente e ouvir outra desculpa e pedido de paciencia? Enviar email para haver registo por escrito que se deu a conhecer e establecer um prazo? Após esse prazo posso pedir orçamento para alguma empresa reparar e a conta é enviada à adminstração do condominio? Obrigado.


    Meu estimado, comece por solicitar uma vistoria para avaliar o estado das condutas (se forem comuns) do imóvel, com vista a determinar a execução, pelo proprietário ou pelo condomínio de obras necessárias à correcção de más condições de segurança ou de salubridade;

    De salientar que esta vistoria pode ser solicitada por inquilinos, proprietários, locatários e administração de condomínios.

    Se se verificar que o problema tem origem em parte comum, envie cópia do auto à administração, concedendo-lhe um prazo tido por razoável para que a mesma providencie a reparação devida, sob pena de você poder:

    i) avançar, por sua iniciativa, com a reparação (nos termos do art. 1427º do CC), exigindo posteriormente o reembolso de todas as despesas por havidas suportadas, à administração. Caso esta se furte à sua responsabilidade, pode dela recorrer para a AG (art. 1438º CC). Se também esta se furtar, pode executar o condomínio.

    ii) avançar com acção (em Julgado de Paz ou Tribunal) peticionando a condenação da administração à feitura da reparação, em prazo tido por razoável, e cumulativamente, que seja prevista uma coima por cada dia de atraso e bem assim, reembolso das custas e despesas por si havidas suportadas.

    Pode igualmente, se lograr produzir prova bastante, exigir uma competente indemnização pelos danos que sofreu, quer nos electrodomésticos, quer nos móveis.


    https://apropriedadehorizontal.blogspot.com/
 
0.0115 seg. NEW