Estou a pensar em mudar a instalação eléctrica da minha casa. Todos os electricistas com quem falei até agora têm o mesmo problema: podem fazer toda a instalação eléctrica, mas não me podem dar o certificado que me ajuda a aumentar a potência com e-redes (em muito, o suficiente para exigir a mudança do disjuntor principal).
O que não é útil, posso dizer o mesmo de mim próprio: Tenho as competências e o conhecimento para efetuar o trabalho, mas também não posso assinar o certificado.
Até agora, procurei no OLX e no facebook, mas estou a pensar em alargar a minha pesquisa. Encontrei algumas empresas maiores, mas cobram muito mais do que um empreiteiro.
Qual seria a melhor forma de abordar este assunto? Existe alguma forma de obter esse certificado como resultado de uma inspeção: independentemente de quem fez a instalação.
ou é 10,35kVA ou 13,8kVA (Depende da aprovação da E-redes), presumo que monofásico
Primeiro de tudo, tem de solicitar um pedido de ligação à rede com aumento de potencia para ver se é viável e quanto lhe custará esse aumento (pode ser poucas centenas de euros ou então alguns milhares de euros).
para efetuar o pedido tem de entregar uma ficha eletrotécnica com a potencia a solicitar emitida por um técnico credenciado e fotos do local de consumo.
Para potencia até 10,35kVA não necessita de projecto elétrico.
Para potencias até 6,9kVA o eletricista pode passar o certificado de execução e para potencias superiores o eletricista terá de solicitar a uma entidade externa a vistoria a instalação para emissão do certificado (tem um custo de +/- 80€).
@Bigmouse Neste caso, presumo que não posso simplesmente contratar um eletricista não certificado e esperar que a inspeção externa valide o seu trabalho. Conheço um rapaz, é de confiança, mas é francês, por isso não tem licença cá. À parte isso, não na minha pergunta inicial, mas pareces muito conhecedor desta área: qual seria um preço justo para uma instalação para uma casa de 120m2 que está atualmente ao nível do tijolo, com dois painéis eléctricos (um por nível). Sei que isto depende muito de muitas coisas, mas pelo menos um intervalo, porque não faço mesmo ideia e já me pediram qualquer coisa entre 3000E e 8000E, por isso tenho a certeza que compreende a minha confusão.
sim o eletricista que lhe executar a obra necessita de estar inscrito na DGEG.
em relação ao custo da obra, com disse, depende de muitos fatores e requisitos que queria para a sua instalação. Mas para um instalação electrica simples e de aparelhagem (interruptores, tomadas,... de uso corrente, ex. logus 90 efapel), diria que mais de 4500/5000€ era muito, excluindo equipamentos de iluminação.