Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Sou novato a aqui no fórum e gostava que me ajudassem a resolver esta situação.
    A minha casa tem 20 anos e devido a inúmeras rachdelas no exterior da casa o técnico aconselhou-me a colocar EPS de 4cm.
    Agora diz-me que para não ter problemas com condensações no interior da casa, deveria colocar grelhas pelo exterior da casa umas em baixo e outras em cima até dentro da parede dupla para fazer circular o ar dentro da parede dupla para evitar essas condensações.
    A minha questão é andei a isolar a casa com capoto e e agora vou criar pontes térmicas. Alguém me consegue ajudar.
    Obrigado
  2.  # 2

    Também às paredes duplas no seu interior tem lä de rocha
  3.  # 3

    Será que a casa fica muito isolada e vou ter problemas com humidade dentro de casa
  4.  # 4

    Obrigados
  5.  # 5

    Se termicamente a moradia se comporta bem, e as fissuras nas paredes não são estruturais , em vez de aplicar o sistema completo,( étics/capoto) aplique apenas a parte final do sistema ( barramento armado e gretado)
  6.  # 6

    Colocado por: Jomaneandei a isolar a casa com capoto


    Já colocou o capoto?
  7.  # 7

    Colocado por: JomaneAgora diz-me que para não ter problemas com condensações no interior da casa

    Provavelmente deveria ter-lhe dito para ventilar a casa, seja abrindo janelas seja pela utilização de ventilação mecânica.

    Colocado por: Jomaneo técnico


    Colocado por: JomaneAgora diz-me que para não ter problemas com condensações no interior da casa, deveria colocar grelhas pelo exterior da casa umas em baixo e outras em cima até dentro da parede dupla para fazer circular o ar dentro da parede dupla para evitar essas condensações.

    E com esse conselho vai aumentar a probabilidade de ter condensações na caixa de ar.
    Na minha opinião não deve seguir esse conselho!
  8.  # 8

    O capoto já foi colocado pois as rachdelas não são estruturais mas são muitas.
    Meter só barramento, rede e acabamento ele diz que iria rachar novamente
    Ele aconselha meter grelhas porque a casa ficou muito isolada.
    A casa já tem lã de rocha entre paredes e agora mais capoto fica sem respirar as paredes

    A minha dúvida era se eu ventilar a casa por dentro com ventilação mecânica ou forçada será que vai evitar essas possíveis condensações e assim evitava as grelhas que também sou da opinião de fazer aumentar as condensações
    Obrigados e desculpem a demora
  9.  # 9

    O capoto já foi colocado pois as rachdelas não são estruturais mas são muitas.
    Meter só barramento, rede e acabamento ele diz que iria rachar novamente
    Ele aconselha meter grelhas porque a casa ficou muito isolada.
    A casa já tem lã de rocha entre paredes e agora mais capoto fica sem respirar as paredes

    A minha dúvida era se eu ventilar a casa por dentro com ventilação mecânica ou forçada será que vai evitar essas possíveis condensações e assim evitava as grelhas que também sou da opinião de fazer aumentar as condensações
    Obrigados e desculpem a demora
  10.  # 10

    Colocado por: JomaneO capoto já foi colocado pois as rachdelas não são estruturais mas são muitas.
    Meter só barramento, rede e acabamento ele diz que iria rachar novamente
    Ele aconselha meter grelhas porque a casa ficou muito isolada.
    A casa já tem lã de rocha entre paredes e agora mais capoto fica sem respirar as paredes

    A minha dúvida era se eu ventilar a casa por dentro com ventilação mecânica ou forçada será que vai evitar essas possíveis condensações e assim evitava as grelhas que também sou da opinião de fazer aumentar as condensações
    Obrigados e desculpem a demora


    Bom dia,
    Fiquei por entender:
    Sente ou não sente que ficou com problemas de condensação?
    Há quanto tempo colocou capoto?
    Sentiu melhoria no comportamento térmico da habitação?
  11.  # 11

    Colocado por: JomaneA minha dúvida era se eu ventilar a casa por dentro com ventilação mecânica ou forçada será que vai evitar essas possíveis condensações e assim evitava as grelhas que também sou da opinião de fazer aumentar as condensações

    Colocando ou não ventilação mecânica não coloque as grelhas.

    Ao colocar as grelhas vai ter precisamente o oposto do que pretende.
    Tendo capoto aplicado, neste momento o chamado ponto de condensação estará na linha do produto de colagem das placas de isolamento.
    Ventilando a caixa de ar o ponto de condensação muda para a face quente do pano interior de alvenaria. Condensando vai escorrer pela parede, danificar a lã de rocha que diz conter e não existindo drenagem para os condensados, essa água vai acabar por aparecer em algum lado.
  12.  # 12

    Obrigado pela vossa colaboração.
    Só para esclarecer
    O capoto foi colocado em Outubro deste ano.
    Em relação a melhorias térmicas ainda não deu para sentir diferença
    Em relação às grelhas também sou da vossa opinião embora não tenho conhecimento técnico para tal.
    Em relação ao técnico ele trabalhou muitos anos na Suiça e diz que as grelhas só trazem vantagens porque o ar entre pela grelha debaixo e sai pela grelha de cima acabando por ventilar o interior da parede dupla.
    Eu pessoalmente não gostei muito da ideia porque iria ficar esteticamente feio daí pedir a vossa ajuda na qual eu agradeço e vou optar por ela.
    Só mais uma questão se me permitem,
    Coloquei estores elétricos e deixei todos os buracos da parte de cima da fita de estores abertos isto para ter um ponto de entrada de ar vindo do exterior.
    Qual a vossa opinião
    Obrigado
  13.  # 13

    Meti á tão pouco tempo o Capoto que ainda não deu para ver se tem condensações
  14.  # 14

    Colocado por: JomaneMeti á tão pouco tempo o Capoto que ainda não deu para ver se tem condensações


    Mas termicamente já deu certamente para sentir diferenças, não?
  15.  # 15

    se isolou a casa termicamente pelo exterior, a probabilidade de criar condensação na caixa de ar é muito baixa.
    não meta as grelhas

    agora o que pode acontecer, é ter condensações nas zonas frias (onde não meteu isolamento: tectos /janelas /etc)

    a ventilação deve ser feita para renovar o ar interior da casa. esqueça a ventilação da caixa de ar da parede.
  16.  # 16

    Olá,

    O conselho que lhe dou é que não faça grelha nenhuma sem analisar o comportamento interno da casa.

    Se sentir que terá excesso de humidade interna, caso tenha sotão, pode optar por colocar o VMC duplo efeito no sotão.

    Essas grelhas são inestéticas e tornam a casa fria...
  17.  # 17

    Obrigado a todos pela vossa opinião.
    Fiquei elucidado e é isso que vou fazer.
    Não vou meter grelhas.
    Em relação á eficácia térmica do capoto, onestamente melhorou cerca de 20% nada de especial.
    Vou esperar para ver a evolução nos próximos meses.
    Mais uma vez muito obrigado a todos e Boas Festas....
  18.  # 18

    Desculpem, esqueci-me perguntar qual a diferença entre colar o EPS por pontos ou a pente placa de esferovite.
    Será que vai um método ou o outro vai interferir nas condensações?
    Obrigado
  19.  # 19

    Ola

    O tipo de aplicação da cola no EPS não interfere na condensação, apenas indica como está colado à parede.

    O método mais eficiente é por pente, que é como se colam os ajulejos.

    Por pontos é mais rápido e económico para quem aplica por gastar menos cola
  20.  # 20

    Colocado por: Na_mouchOla

    O tipo de aplicação da cola no EPS não interfere na condensação, apenas indica como está colado à parede.

    O método mais eficiente é por pente, que é como se colam os ajulejos.

    Por pontos é mais rápido e económico para quem aplica por gastar menos cola


    Por pontos gasta mais cola, e pelo que ja foi explicado por aqui devera ser cordão perimetral e pontos.

    O pente tem mais ancoragem, mas obriga a ter a parede rebocada com a devida planicidade.
 
0.0150 seg. NEW