Iniciar sessão ou registar-se
    • bgg
    • 5 dezembro 2023

     # 1

    Olá a todos.

    Estou a planear fazer uma casa numa aldeia a norte de Portugal. É uma zona com exposição solar durante o dia quase todo, no verão, e no inverno costuma chover bastante e também há aquele frio húmido, com um ou outro dia de sol.
    Será uma construção nova com cerca de 250m2 no total, incluindo a garagem, casa térrea (3 quartos, 1 escritório, 2wcs, cozinha e sala aberta), inserida num terreno com cerca de 700m2 a 800m2. Nesta zona não há gás natural. Ainda não sei se a cobertura vai ser em telha ou mais "quadrado" como as casas novas são quase todas. Já agora, alguma recomendação neste tópico?

    Eu estou numa fase muito inicial, ainda nem sequer tenho levantamento do terreno nem projeto mas a preparar-me para pedir orçamentos sinto que preciso de me informar primeiro das opções disponíveis para vários elementos a tanto a nível de construção como equipamentos e afins.

    Neste momento não tenho muito conhecimento sobre as opções todas que existem e não é muito fácil encontrar uma solução ideal para aquilo que pretendemos por isso peço aqui a vossa ajuda, se possível.

    Pretendemos ter um recuperador de calor (lenha a arder na sala) porque gostamos do conforto da lareira, mesmo sabendo o trabalho e custos que isso pode trazer com a lenha. Também tenho a possibilidade de ter lenha "de borla". De qualquer das formas, não acredito que este deva ser o único sistema de aquecimento, pois se ficar sem lenha ou simplesmente não estiver aceso, temos que ter água quente e a casa quente na mesma.

    Primeira questão: Sabem se é possível ter um sistema misto de aquecimento de água e ar através de um recuperador em conjunto com uma bomba de calor, por exemplo? Até agora ainda não encontrei um recuperador que fizesse os dois.

    Inicialmente não vamos ter painéis solares para aquecimento da água mas gostava de deixar o sistema preparado para no futuro acrescentar também essa opção.

    Segunda questão: Relativamente ao aquecimento do ar, pelo que me parece é possível ter um recuperador de calor com saídas de ar quente com ajuda de um ventilador. Alguém já usou isto para aquecer toda a casa? Até agora ainda não encontrei nada do género a não ser em casas americanas ou britânicas com aquelas grelhas junto ao chão ou mesmo no chão (heat registers). No entanto, existe novamente outro problema: E se o recuperador estiver apagado? A solução será talvez um ar condicionado em cada divisão e assim também resolvia o problema do calor no verão. Não sei se com a mesma bomba de calor é possível também aquecer o ar.

    Outro ponto que devo acrescentar é que muito provavelmente piso radiante será demasiado para o nosso orçamento e também não somos adeptos de ter radiadores nas paredes, mas se tiver que ser lá teremos que os meter. É tanto uma questão estética como de decoração pois aquela parede não vai poder ter lá nada por causa do radiador. Daí andar a explorar condutas para o ar quente. Os radiadores têm todos um aspeto antiquado, o ideal seria algo com ar mais moderno mas não parece existir na minha pesquisa ainda.

    Acho ainda importante mencionar que gostava de ter um sistema VMC na casa para ter sempre ar limpo dentro de casa uma vez que a ideia é ter uma casa bem isolada para também ser preciso menos energia para a manter a uma temperatura agradável, tanto no verão como no inverno.

    Terceira questão: É possível e/ou faz sentido ter um sistema de VMC e usa-lo para aproveitar e encaminhar o ar quente através desse sistema?

    Quarta questão: Por fim, não nos podemos esquecer do verão. Com VMC eu acredito que ajude bastante a manter a casa fresca, mas para aqueles dias que não se aguenta o calor penso que ar condicionado é a única solução, certo? E já agora, VMC + ar condicionado, são sistemas completamente independentes, certo? Ou seja, preciso de uma máquina em cada divisão e não dá para aproveitar o mesmo sistema para encaminhar ar do AC para as divisões.
    Para o caso do AC seria preferível ser embutido também mais por uma questão estética, para não ter as máquina visíveis na parede. Mesmo neste caso, é uma máquina por divisão, pelo que percebi. Estou a ver bem? E para quem tem um ou outro, há alguma desvantagem em ser embutido? Seja preço, manutenção, etc.

    Pelo que tenho visto por aqui, as pessoas que pedem orçamentos recebem algo que é mais o que o empreiteiro quer vender do que aquilo que é verdadeiramente o que as pessoas querem ou é o melhor para a casa, daí andar a tentar estudar mais sobre o assunto.

    Agradeço desde já a quem vier a responder e por terem perdido um tempinho a ler isto :)
    Isto ficou um pouco mais longo do que esperava mas espero que também sirva de ponto de discussão para outras pessoas com as mesmas dúvidas.
    Concordam com este comentário: fpacheco23
  1.  # 2

    Estou á procura exactamente da mesmas respostas. Já chegou a alguma conclusão?
  2.  # 3

    Colocado por: bggutro ponto que devo acrescentar é que muito provavelmente piso radiante será demasiado para o nosso orçamento
    com tudo o que refere só lhe posso dizer que a solução mais em conta é o piso radiante fazendo aquecimento e arrefecimento conjugado com uma boa VMC,

    mais em conta na aquisição e muiiiittttiiiiiissssssiiiiiiiiimmmmmmooooooo mais em conta na exploração além do conforto imbatível quer no inverno quer no verão.
 
0.0096 seg. NEW