Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia

    Comprei uma casa que têm 2 paineis solares, como posso saber a potencia dos mesmo e uma app para saber quanto esta a produzir.Uma coisa em sei são paineis para autoconsumo.

    Cumprimentos
    André Grego
    • hangas
    • 5 dezembro 2023 editado

     # 2

    Colocado por: TITOGAcomo posso saber a potencia dos mesmo


    Acho que só mesmo vendo a referencia/modelo dos mesmos (e dos micro-inversores que deve ter tb)

    Colocado por: TITOGAe uma app para saber quanto esta a produzir.


    Poderá não conseguir assim como está. Sendo dois paineis, suspeito que sejam 2 paineis com um micro-inversor cada um, e possivelmente um micro-inversor simples sem monitorização.

    Os paineis estão a injectar onde? Numa tomada? No quadro?

    Talvez a forma mais simples seja meter um Shelly EM, com uma pinça na fase que vem dos inversores e injecta na casa.
    Se for tudo no quadro, pode meter a outra pinça do Shelly EM na entrada da rede. Assim fica a saber a produção PV e consumo/injeccão.
  2.  # 3

    Boas

    Obrigado pela rapidez na resposta.
    Então é o seguinte micro-inversor não vejo nenhum. Vêm um cabo dos paneis para uma caixa HA 4WAY (contagem de produção) e depois segue para um dijuntor no quadro electrico.
  3.  # 4

    Colocado por: TITOGAEntão é o seguinte micro-inversor não vejo nenhum.

    E normal. O micro-inversor é uma caixinha achatada fixada debaixo de cada painel. Fica a parecer que faz parte do mesmo.

    Essa caixa 4WAY, deve ser isto. É apenas uma caixa de quadro parcial do AliExpress :) que deve lá ter alguns equipamentos.

    Colocado por: TITOGAcontagem de produção

    Deve ter lá um modulo de contagem. Pode partilhar uma foto? Mas não deve ter ligação WiFi.


    Mas tendo essa caixa, será um bom local colocar o shelly (ou outro medidor wifi) dentro dessa caixa.
    Alternativamente pode meter dentro do quadro principal e ligar a pinça no disjuntor onde chega o fio dessa caixa.
      Sbb45693bd2884388b70de733d40da69cL.jpg_640x640Q90.jpg_.jpg
  4.  # 5

    Aqui vai

    null
      4way.jpg
  5.  # 6

    Ah.. é "desses da EDP", eu assim não mexia nessa caixa.

    Pelo aspecto o que tem é mesmo isso. Dois paineis com micro-inversor, e vem logo um cabo com 220v AC directo dos paineis para esse quadro. Ai tem um diferencial e um totalizador simples. Depois dai vai para o quadro principal, com o indicou.

    Eu nesse caso não mexia nesse quadro. Até porque nao deve espaço, e metia um medidor no quadro principal, com uma pinça no cabo que lá chega dos paineis. Eventualmente uma segunda pinça na entrada do geral para ter uma visao total da produção/consumo.

    Depois de gastar dinheiro no shelly EM, uma pinça extra custa menos de 10Eur.
  6.  # 7

    Secalhar vou tentar conectar com o wifi a EDP.
  7.  # 8

    Colocado por: TITOGASecalhar vou tentar conectar com o wifi a EDP.


    Nem reparei que tinha lá o modulo WiFi deles. So vi o contador ao lado.

    Mas tente isto então.

    https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/solucoes-sustentaveis/gestao-de-consumos/necessito-de-reiniciar-os-meus-equipamentos-de-medicao-wi-fi-o-que-devo-fazer/faq-22588/
  8.  # 9

    Obrigado logo quando chegar a casa vou tentar...O meu fornecedor de energia já não é a EDP, não sei vai dar porque é preciso o registo na app da EDP.vamos ver.
 
0.0135 seg. NEW