Iniciar sessão ou registar-se
    • baxe
    • 5 dezembro 2023

# 1

Olá a todos,
    Recentemente fiz uma remodelação onde foram colocadas paredes falsas com isolamento xps por dentro.
    Agora nestes dias mais frios, noto que a casa demora um pouco a aquecer. Tenho os ar condicionados todo o dia ligados mas desligando, arrefece num instante.
    Achei estranho... Hoje notei que numa das tomadas saia vento e qual é o meu espanto que ao chegar uma chama, sai mesmo uma rajada de vento.
    Todas as tomadas e interruptores mandam ar frio.

Um vídeo d eu a tomada.

https://drive.google.com/file/d/15xc3EUOymigBhGYbD6_6AuuHC9LasjzG/view?usp=drivesdk

Como é que consigo descobrir a fonte desta corrente de ar uma vez que está tudo tapado? É qual é a melhor forma de resolver este assunto?

Todas as entradas de ar estão sinalizadas como respiradores de wc etc, mas mesmo esses estão isolados numa divisão. A casa tem janelas pvc também..

Obrigado
  1.  # 2

Colocado por: baxeTenho os ar condicionados todo o dia ligados mas desligando, arrefece num instante.

Isso é normal, é uma das desvantagens do isolamento pelo interior.
    Os cabos elétricos que alimentam as tomadas e interruptores em principio estão dentro de tubos. Esses tubos devem ligar a caixas de derivação.
    Há algum sitio onde essas caixas possam estar expostas a ar mais frio. Por exemplo o desvão da cobertura.
    O espaço entre as paredes antigas e as novas que fez em pladur é completamente estanque ou existe alguma zona onde possa entrar ar frio?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
    • baxe
    • 5 dezembro 2023

# 3

Supostamente é estanque.
    Foram abertas janelas e colocadas pedras e rematado com pladur contra a pedra.
    Foi colocada a porta de pvc também.
    Coloquei um papel nas saídas de ar para ver se havia alguma corrente a puxar e não...
    Por isso não estou mesmo a ver como é que consigo encontrar o sítio onde entra este ar todo.
    • eu
    • 5 dezembro 2023

# 4

Colocado por: baxeTenho os ar condicionados todo o dia ligados mas desligando, arrefece num instante.

É um dos problemas do isolamento pelo interior.

Mas também aquece num instante quando liga os AC, certo ?
    • eu
    • 5 dezembro 2023

# 5

Colocado por: baxePor isso não estou mesmo a ver como é que consigo encontrar o sítio onde entra este ar todo.

Provavelmente vem pelas condutas dos fios elétricos.
  2.  # 6

Colocado por: euMas também aquece num instante quando liga os AC, certo ?

Correto.
    Por isso é que tens vantagens e desvantagens. Não existem soluções melhores ou piores, existem soluções que se adaptam ou não aos requisitos que temos.

Colocado por: euProvavelmente vem pelas condutas dos fios elétricos.

Foi a minha primeira ideia.
    Estou a imaginar que possa haver um sotão não climatizado onde estes tubos de interligam
  3.  # 7

Tudo tem de respirar, esqueça isso
    Concordam com este comentário: marize, snob
    • baxe
    • 5 dezembro 2023

# 8

Há um quadro secundário no piso inferior.
    Do piso superior para o inferior há um roço que foi tapado com cimento.
    Algumas das tomadas teem tubo, outro foram passados apenas fios como no caso dos focos e algumas tomadas de última decisão.
    A divisão aquece rápido, mas no chão faz corrente de ar. Para os miúdos é terrível e se nos deitamos ao lado deles bem notamos a diferença de temperatura.
  4.  # 9

Tem estores eletricos ?
    Essa corrente de ar pode vir das caixas de estore, dos fios que alimentam os motores electricos.
    • argo
    • 5 dezembro 2023

# 10

É a VNC, também tenho e até está bem dimensionada.
    • baxe
    • 6 dezembro 2023

# 11

Sem estores. Tem veda luz interior com aro próprio sem estar embutido.
    Há um sótão que lá passa bastante ar..
    Mas esse sótão está como se fosse no piso 2... Parece um longo caminho com muitas curvas e divisões para chegar até estas tomadas
  5.  # 12

É normal que lhe aconteça isso,
    Para tal não acontecer tem de usar membrana de estanquidade ao ar entre os perfis e as placas de gesso, usar caixas próprias estanques, etc, por exemplo em frança isto é obrigatório há uns 6ou 7 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  6.  # 13

é perfeitamente normal existirem correntes e ar dentro do espaço oco do pladur pois as paredes exteriores estão á temperatura do exterior e as paredes interiores sendo aquecidas geram correntes de ar por convecção, mesmo sem qualquer abertura ou passagem para outros espaços exteriores.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, marize
    • baxe
    • 6 dezembro 2023

# 14

Colocado por: jorgealvesé perfeitamente normal existirem correntes e ar dentro do espaço oco do pladur pois as paredes exteriores estão á temperatura do exterior e as paredes interiores sendo aquecidas geram correntes de ar por convecção, mesmo sem qualquer abertura ou passagem para outros espaços exteriores.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu,marize

Bateu aquele espanto de alguém dar uso a lógica e conhecimento fora da prática
  7.  # 15

Colocado por: jorgealvesé perfeitamente normal existirem correntes e ar dentro do espaço oco do pladur pois as paredes exteriores estão á temperatura do exterior e as paredes interiores sendo aquecidas geram correntes de ar por convecção, mesmo sem qualquer abertura ou passagem para outros espaços exteriores.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu,marize

Isso mesmo. E quanto maior a diferença de temperatura int/ext maior será esse efeito de convecção, logo maiores as correntes de ar.
  8.  # 16

Colocado por: taunus

Isso mesmo. E quanto maior a diferença de temperatura int/ext maior será esse efeito de convecção, logo maiores as correntes de ar.

Mas a ser assim por convecção e uma vez que a tomada está ao nível do chão, a chama deveria ser sugada para dentro da tomada e não ao contrário.

Eu tirava a tomada fora e colocava fita nos tubos elétricos e testava. Se continuar é pq é dentro da caixa de pladur e aí mais difícil de agora resolver. Tem isolamento por dentro do pladur?
  9.  # 17

Colocado por: paulosMas a ser assim por convecção e uma vez que a tomada está ao nível do chão, a chama deveria ser sugada para dentro da tomada e não ao contrário.
    não exactamente depende das temp dos volumes e da inércia dos diferentes elementos
    Concordam com este comentário: paulos
  10.  # 18

Xps também não foi a melhor opção, devia ter sido la de rocha, e essa caixa de ar tinha ficado mais "aconchegada".
    Concordam com este comentário: baxe
    • baxe
    • 3 janeiro 2024

# 19

Na altura era o material que tinha, e o empreiteiro nada sugeriu quanto a isso.

Mas também pelas restantes decisões da obra, parece-me a mim que pouco percebe de tudo...
    Lã de rocha seria bem mais barato.
    Ou era xps ou era nada.
    • Zarb
    • 7 janeiro 2024

# 20

Colocado por: marco1Xps também não foi a melhor opção, devia ter sido la de rocha, e essa caixa de ar tinha ficado mais "aconchegada".
    Concordam com este comentário:baxe

Mas para ter o mesmo isolamento em lã de rocha teria de ter uma grossura bem acima do que tem em xps/eps. É com isso perder mais area util interior. Ou estou enganado?

Além das outras chatices da lã de rocha: inutilizável no caso de ter infiltrações por caliparidade, maior dificuldade de aplicação nas paredes (entroncamento das mantas) e sempre sujeito a ter um ratito que lá se metesse (não sei se o caso concreto é numa vivenda ou não)

0.0196 seg. NEW