Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      lmsf_28
    • 17 fevereiro 2010 editado

     # 1

    Boa tarde a todos os foristas.
    Passa-se o seguinte: Os meus vizinhos de cima, entre as 8 e as 9 da manhã fazem muito barulho. Ora é a mulher com os sapatos a caminhar dentro dos quartos (ficam por cima dos meus), ora é a criança a correr e a falar alto, ora é o abrir/fechar gavêtas de uma maneira menos própria.
    O facto é que como me levanto mais tarde para ir trabalhar, eles acordam-me e como tal fico sempre mal disposto de manhã.
    Já pensei em ir avisá-los de tal facto, mas penso que seria uma perda de tempo visto que a boa educação não deve constar naquele apartamento.

    Se alguém ja passou por tal situação, gostaria que me ajudassem no que terei que fazer.

    Muito Obrigado
  1.  # 2

    1ª falar c\ eles a bem...
    se não der
    - falar c\ eles um pouco à bruta
    •  
      FD
    • 17 fevereiro 2010

     # 3

    Colocado por: lmsf_28Se alguém ja passou por tal situação, gostaria que me ajudassem no que terei que fazer.

    Se é só uma hora por dia e os barulhos são os normais é um pouco difícil conseguir uma solução extra "conversa".

    Ainda ontem eram quase 23h e andavam aqui no apartamento de baixo à pancadas às paredes. Solução? Fazer pancadas também.
    Lá perceberam que as pancadas queriam dizer alguma coisa e deixaram de o fazer. Se bem que já sei que um dia destes voltam a fazer o mesmo mas "prontos"...

    No seu caso, sugiro que fale com eles. Com diplomacia, sugira que façam menos barulho de manhã, queixe-se do isolamento do prédio, etc.
    Invente um discurso qualquer que dê a entender que o incomodam. A partir daí saberá se são pessoas conscienciosas.
    Se não quiserem saber ou se esquecerem, só tem uma de duas soluções:
    -> usa tampões para não ouvir o barulho
    -> acorda durante alguns dias 1h mais cedo do que eles e faz o mesmo tipo de barulhos, pode ser que percebam depois de ter tido a conversa com eles

    Tenha é muito cuidado como fala/lida com eles: se descamba tem vizinhos "inimigos" para sempre...

    Se quiser gastar algum dinheiro e tiver bastante espaço, sempre pode tentar isolar as paredes e os tectos.
    • becas
    • 17 fevereiro 2010

     # 4

    O conceito de "fazer muito barulho" de manhã pode ser bastante subjectivo...tem a certeza que passa os limites do razoável? Sobretudo se é só nessa hora e não em todas as outras, não me parece, sinceramente, que se trate de falta de educação...talvez antes alguma desorganização e pressa...aliado ao facto de que, como está a dormir e a sua casa está em silêncio, sente muito mais os ruídos habituais de uma família que se prepara para sair.
    Pode falar com eles, claro, mas não me parece muito possível que, por ex., proibam a criança de correr e falar durante essa hora, ou a senhora deixe de caminhar em casa, ou deixem de abrir gavetas...
  2.  # 5

    Colocado por: lmsf_28entre as 8 e as 9 da manhã fazem muito barulho

    Desculpe o desabafo, mas não é uma situação normal?
    isto é, entre as 8 e as 9 da manhã é quando exactamente 80% dos portugueses estão acordados. Talvez possa pedir para evitarem uma certa zona da casa ou outras situações mais incomodativas (os ditos saltos), mas isso será sempre uma forma de respeitarem o vizinho, nunca uma obrigação legal.

    Uma pergunta, eles sabem que o incomodam?
  3.  # 6

    Colocado por: becas... ou a senhora deixe de caminhar em casa...


    Ou a senhora calce o sapatinhos de salto agulha quando sair da porta para fora.... às vezes é tão simples quanto isto. Há muita senhora que não tem consciência disto.

    Eu estava a tentar manter-me calado, mas não o consegui evitar. Tenho a certeza de uma coisa, existe muita gente que não sabe viver em comunidade, e acham que pelo simples facto de ser dia podem fazer o barulho. Ora eu não concordo. Tenho a consciência que sou muito respeitador, ao contrário de muitos dos meus vizinhos. Sou "bota de elástico" e não admito que o meu vizinho ouça a minha música a minha custa, ou ouça a minha televisão, ou participe nas minhas festas com os meus convidados. Não é defeito, é feitio.
    • becas
    • 17 fevereiro 2010

     # 7

    Colocado por: taunus
    Colocado por: becas... ou a senhora deixe de caminhar em casa...


    Ou a senhora calce o sapatinhos de salto agulha quando sair da porta para fora.... às vezes é tão simples quanto isto. Há muita senhora que não tem consciência disto.

    Eu estava a tentar manter-me calado, mas não o consegui evitar. Tenho a certeza de uma coisa, existe muita gente que não sabe viver em comunidade, e acham que pelo simples facto de ser dia podem fazer o barulho. Ora eu não concordo. Tenho a consciência que sou muito respeitador, ao contrário de muitos dos meus vizinhos. Sou "bota de elástico" e não admito que o meu vizinho ouça a minha música a minha custa, ou ouça a minha televisão, ou participe nas minhas festas com os meus convidados. Não é defeito, é feitio.


    Por acaso eu sou daquelas pessoas que gosta de calçar os chinelinhos quando chego a casa, apesar de viver numa moradia e não incomodar ninguém. No entanto, de manhã, já depois de pronta e calçada, há sempre qualquer coisa que me faz voltar atrás. Não me parece razoável ter os sapatinhos à porta (do lado de fora da porta, já agora?) porque o vizinho de baixo está á dormir às 9 horas. Sorte a dele.
    Quando vivia num apartamento, também ouvia o despertador dos vizinhos, os saltos, as vozes das crianças, tudo isso. Não me parece falta de educação. É a vida normal das pessoas normais. Repito: uma família pode ser mal-educada uma hora por dia e ser boa vizinha todas as outras horas?
  4.  # 8

    Colocado por: becasaliado ao facto de que, como está a dormir e a sua casa está em silêncio, sente muito mais os ruídos habituais de uma família que se prepara para sair.


    E isto parece-me muito importante!

    Os barulhos que nunca nos incomodariam, soam a sinos nas horas de sono!

    Colocado por: taunusexiste muita gente que não sabe viver em comunidade, e acham que pelo simples facto de ser dia podem fazer o barulho

    Tenho um vizinho bombeiro, acham que lhe devia pedir para não fazer barulho quando sai para alguma (julgo eu...) emergência às 4h da matina!

    Volto a perguntar, a família "sem educação" sabe dos seus horários e sabem que o incomodam?

    PS.: será que mora perto de alguma das (várias) famílias do forum que têm gêmeos? ;)
  5.  # 9

    PS.: será que mora perto de alguma das (várias) famílias do forum que têm gêmeos? ;)


    LOL :)))
  6.  # 10

    Colocado por: taunusexiste muita gente que não sabe viver em comunidade, e acham que pelo simples facto de ser dia podem fazer o barulho

    Tenho um vizinho bombeiro, acham que lhe devia pedir para não fazer barulho quando sai para alguma (julgo eu...) emergência às 4h da matina!

    Volto a perguntar, a família "sem educação" sabe dos seus horários e sabem que o incomodam?

    PS.: será que mora perto de alguma das (várias) famílias do forum que têm gêmeos? ;)


    É interessante a falta de segregação que é feita das diferentes causas que são origem das desavenças. Porventura ouviu-me falar em choros de crianças? Nunca. Pois também tenho um pequeno. E sei que muitas vezes é preciso pô-lo na ordem, pois a casa não é um campo da bola. Mas o que me diz se eu lhe disser que tive de falar com os meus vizinhos de cima, pois às 11 da noite andava muitas vezes a filha deles a correr atrás de uma bola. Imagine isto em soalho pregado.
    Concluindo, há barulhos de adultos e de criança, mas mesmo os de criança não devem ser deixados ao livre arbítrio.
    Quanto aos meus horários são os mesmos de alguém que trabalhe de dia, mas mais uma vez digo que a minha música é para mim assim como os meus convidados.

    Colocado por: becasPor acaso eu sou daquelas pessoas que gosta de calçar os chinelinhos quando chego a casa, apesar de viver numa moradia e não incomodar ninguém. No entanto, de manhã, já depois de pronta e calçada, há sempre qualquer coisa que me faz voltar atrás. Não me parece razoável ter os sapatinhos à porta (do lado de fora da porta, já agora?) porque o vizinho de baixo está á dormir às 9 horas. Sorte a dele.
    Quando vivia num apartamento, também ouvia o despertador dos vizinhos, os saltos, as vozes das crianças, tudo isso. Não me parece falta de educação. É a vida normal das pessoas normais. Repito: uma família pode ser mal-educada uma hora por dia e ser boa vizinha todas as outras horas?


    Quanto aos sapatinhos depende... das horas que são, do tempo que leva a encontrar a coisa que se esqueceu... Não devemos ser radicais, devemos ser conscientes... que é diferente de sermos bem educados. E a vida normal das pessoas pode muito bem acontecer sem estarmos a quebrar fronteiras que não nos pertencem. Imagine esta situação: tem um filho adolescente que gosta de house, ou metal, ou mesmo pimba, e no sábado à tarde toca a meter um bom som... É a vida normal dos adolescentes, não é? No entanto o seu vizinho de cima, ou de baixo ou do lado está a tentar adormecer o bébé para a sesta e a levar com todas as ondas sonoras. Está a ser mal educada? Certamente que não. Estará a ser consciente? Certamente que não também. Ninguém é obrigado a gostar da sua música. No entanto há pessoas que se sentem no direito de o fazer.
  7.  # 11

    Colocado por: taunus
    PS.: será que mora perto de alguma das (várias) famílias do forum que têm gêmeos? ;)


    É interessante a falta de segregação que é feita das diferentes causas que são origem das desavenças. Porventura ouviu-me falar em choros de crianças? Nunca.


    o Post Scriptum não era para si "taunus", era para interlocutor inicial da discussão (lsmf_28) e era referência cómica a uma discussão similar onde acabamos por descobrir várias famílias de multiplos que participam no forum.
    Se de alguma forma o aborreci com o meu comentário peço desculpa.
  8.  # 12

    Colocado por: moraisdd
    Colocado por: taunus
    PS.: será que mora perto de alguma das (várias) famílias do forum que têm gêmeos? ;)


    É interessante a falta de segregação que é feita das diferentes causas que são origem das desavenças. Porventura ouviu-me falar em choros de crianças? Nunca.


    o Post Scriptum não era para si "taunus", era para interlocutor inicial da discussão (lsmf_28) e era referência cómica a uma discussão similar onde acabamos por descobrir várias famílias de multiplos que participam no forum.
    Se de alguma forma o aborreci com o meu comentário peço desculpa.


    Claro que não me aborreceu... :)
    •  
      MartaD
    • 17 fevereiro 2010 editado

     # 13

    Colocado por: lmsf_28Boa tarde a todos os foristas.
    Passa-se o seguinte: Os meus vizinhos de cima, entre as 8 e as 9 da manhã fazem muito barulho. Ora é a mulher com os sapatos a caminhar dentro dos quartos (ficam por cima dos meus), ora é a criança a correr e a falar alto, ora é o abrir/fechar gavêtas de uma maneira menos própria.


    Quanto a mim isso já é exagero. Eu não gosto de barulhos de vizinhos. Morei 1 mês num segundo andar, uma coisa horrível. O prédio era mal construído. O senhor andava constantemente de sapatos de fato, que faziam tanto barulho como sendo de saltos altos. Ficava a falar com a mulher até às 2h da manhã e eu na cama a ouvir. Chegava ao cúmulo de mudar de quarto para não os ouvir. E nesse tempo cheguei a ir falar com ele, mas de nada adiantava. Ouvia todo o tipo de barulhos, como conversas, louça a bater uma na outra, sapatos, enfim. Claro que me incomodava, mas o barulho que era feito a horas normais, era o barulho normal que uma pessoa faz. Aquele barulho que era feito às tais da manhã é que já não podia permitir. As pessoas realmente não têm culpa de morar num prédio mal construído.
    O senhor era mal educado, não nos respeitou. Fiquei só um mês naquela casa.

    Mudei-me para um 3º andar (e último), não tenho vizinhos em cima, não tenho vizinhos dos lados. É óptimo. E sabe o que eu faço? Ando descalça e obrigo todos a tirarem os sapatos. Não permito gritos do meu filho, nem correrias. Mas... às 7:30h da manhã já ouço a minha vizinha de baixo de um lado para o outro de saltos altos, pronta para sair. Se me incomoda? Nem por isso. Ainda estou na cama, mas compreendo que aquela hora é hora de ir para o trabalho e as pessoas têm que se calçar e preparar tudo para sairem. Sorte a minha que essa minha vizinha anda de pantufas em casa à noite.
    Ah,esqueci-me de dizer que também tenho que aturar o barulho da cadela dela, quando os donos não estão em casa. Mas eu também tenho cão (apesar de não ladrar).
    Temos que ser razoáveis. De dia não vamos andar todos em pontas dos pés.

    Fiquei tão traumatizada com o antigo prédio, que agora não quero fazer barulho para os meus vizinhos de baixo porque sei o que sofri.
    Cuidados que eu tenho:
    - Andamos em casa de pantufas
    - à noite não falamos alto
    - O meu filho não corre nem grita
    - Meti borrachas por baixo das cadeiras, nas gavetas e nos armários
    • AnaT
    • 17 fevereiro 2010

     # 14

    A única coisa a fazer é falar com os seus vizinhos de cima.
    A maior parte das vezes as pessoas até não teem consciência que estão a incomodar.

    Mas eu acho que se o "barulho" que ouve é o normal de uma família a preparar-se para mais um dia de trabalho/escola, não há muito a fazer a não ser os tampões nos ouvidos como o FD aconselhou.

    Eu sei do que falo. Trabalho de noite pelo que tenho os horários em conflito com toda a vizinhança. Mas os conflitos são só com os horários.
    Os meus vizinhos sabem que trabalho de noite pelo que tentam não bater as portas quando saiem, por exemplo. A miudagem não faz barulho na escada.
    Também eu, quando chego a casa, faço os possíveis e impossíveis para não fazer barulho.
    Foi uma questão de conversar com todos (aproveitei uma reunião de condomínio).

    Se as pessoas são civilizadas, tudo se arranja.
  9.  # 15

    Colocado por: AnaTFiquei tão traumatizada com o antigo prédio, que agora não quero fazer barulho para os meus vizinhos de baixo porque sei o que sofri.
    Cuidados que eu tenho:
    - Andamos em casa de pantufas
    - à noite não falamos alto
    - O meu filho não corre nem grita
    - Meti borrachas por baixo das cadeiras, nas gavetas e nos armários


    Obrigado a todos pelas vossas dicas e desabafos :)
    Sei que a maioria do pessoal se levanta entre as 8 e as 9. Mas e as que se levantam depois desse horario? Não precisam de ser respeitadas?
    Pois bem, resolvi escrever-lhe uma carta a contar o que se passava e qual foi o meu espanto quando recebo uma carta na minha caixa de correio onde relata que pedia desculpas pelo barulho e que iria tentar minimizar os danos.
    Passado ja uma semana, posso comprovar que agora nem dou conta que eles saem de casa :)
    Possivelmente não estariam a aperceber-se do barulho que estavam a causar...
    Acho que a boa educacao e respeito entre vizinhos devia ser regra imperial em todos os prédios. Eu pelo menos tento fazer o minimo de barulho possivel para que ninguem tenha nada a apontar!

    Muito obrigado a todos mais uma vez.
  10.  # 16

    Colocado por: MartaD
    Colocado por: lmsf_28Boa tarde a todos os foristas.
    Passa-se o seguinte: Os meus vizinhos de cima, entre as 8 e as 9 da manhã fazem muito barulho. Ora é a mulher com os sapatos a caminhar dentro dos quartos (ficam por cima dos meus), ora é a criança a correr e a falar alto, ora é o abrir/fechar gavêtas de uma maneira menos própria.

    As pessoas realmente não têm culpa de morar num prédio mal construído.
    Temos que ser razoáveis. De dia não vamos andar todos em pontas dos pés.
    Cuidados que eu tenho:
    - Andamos em casa de pantufas
    - à noite não falamos alto
    - O meu filho não corre nem grita
    - Meti borrachas por baixo das cadeiras, nas gavetas e nos armários


    Eu tenho todos esses cuidados e não adianta de nada o meu marido trabalha de noite (ora bem dorme de dia) toda a gente sabe disso pois mas não serve de nada , ora são os netos da vizinha de baixo que berram o dia todo, ora é o outro filho que mora por cima que põe musica para toda a vizinhança, bom senso não existe porque já por varias vezes pedi pra por a musica baixa e esta sempre a fazer a mesma coisa. Ate já pensei em chamar a policia devido ao elevado nível de ruído mas não sei se vale a pena quando chegarei a musica pode já estar desligada.
    O que fazer numa situação destas ??
  11.  # 17

    Colocado por: melok
    Colocado por: MartaD
    Colocado por: lmsf_28Boa tarde a todos os foristas.
    Passa-se o seguinte: Os meus vizinhos de cima, entre as 8 e as 9 da manhã fazem muito barulho. Ora é a mulher com os sapatos a caminhar dentro dos quartos (ficam por cima dos meus), ora é a criança a correr e a falar alto, ora é o abrir/fechar gavêtas de uma maneira menos própria.

    As pessoas realmente não têm culpa de morar num prédio mal construído.
    Temos que ser razoáveis. De dia não vamos andar todos em pontas dos pés.
    Cuidados que eu tenho:
    - Andamos em casa de pantufas
    - à noite não falamos alto
    - O meu filho não corre nem grita
    - Meti borrachas por baixo das cadeiras, nas gavetas e nos armários


    Eu tenho todos esses cuidados e não adianta de nada o meu marido trabalha de noite (ora bem dorme de dia) toda a gente sabe disso pois mas não serve de nada , ora são os netos da vizinha de baixo que berram o dia todo, ora é o outro filho que mora por cima que põe musica para toda a vizinhança, bom senso não existe porque já por varias vezes pedi pra por a musica baixa e esta sempre a fazer a mesma coisa. Ate já pensei em chamar a policia devido ao elevado nível de ruído mas não sei se vale a pena quando chegarei a musica pode já estar desligada.
    O que fazer numa situação destas ??


    Realmente o seu caso é bem pior que o meu.
    Infelizmente vivemos numa sociedade que não respeita ninguém. Eu proprio não me revejo nesta sociedade. Já disse aos meus amigos que nasci no seculo errado!
    Que fazer? Tente avisá-los, ou por via oral ou por escrito e logo vê a reacção deles.
  12.  # 18

    Colocado por: lmsf_28
    Colocado por: melok
    Colocado por: MartaD
    Colocado por: lmsf_28Boa tarde a todos os foristas.
    Passa-se o seguinte: Os meus vizinhos de cima, entre as 8 e as 9 da manhã fazem muito barulho. Ora é a mulher com os sapatos a caminhar dentro dos quartos (ficam por cima dos meus), ora é a criança a correr e a falar alto, ora é o abrir/fechar gavêtas de uma maneira menos própria.

    As pessoas realmente não têm culpa de morar num prédio mal construído.
    Temos que ser razoáveis. De dia não vamos andar todos em pontas dos pés.
    Cuidados que eu tenho:
    - Andamos em casa de pantufas
    - à noite não falamos alto
    - O meu filho não corre nem grita
    - Meti borrachas por baixo das cadeiras, nas gavetas e nos armários


    Eu tenho todos esses cuidados e não adianta de nada o meu marido trabalha de noite (ora bem dorme de dia) toda a gente sabe disso pois mas não serve de nada , ora são os netos da vizinha de baixo que berram o dia todo, ora é o outro filho que mora por cima que põe musica para toda a vizinhança, bom senso não existe porque já por varias vezes pedi pra por a musica baixa e esta sempre a fazer a mesma coisa. Ate já pensei em chamar a policia devido ao elevado nível de ruído mas não sei se vale a pena quando chegarei a musica pode já estar desligada.
    O que fazer numa situação destas ??


    Realmente o seu caso é bem pior que o meu.
    Infelizmente vivemos numa sociedade que não respeita ninguém. Eu proprio não me revejo nesta sociedade. Já disse aos meus amigos que nasci no seculo errado!
    Que fazer? Tente avisá-los, ou por via oral ou por escrito e logo vê a reacção deles.


    Ainda mais vezes, parece ser tempo perdido na vez seguinte põe a musica ainda mais alta durante 2 minutos e depois desliga (é o que já tem feito) sobretudo quando sabe que o meu marido esta a dormir.
  13.  # 19

    Colocado por: lmsf_28Pois bem, resolvi escrever-lhe uma carta a contar o que se passava e qual foi o meu espanto quando recebo uma carta na minha caixa de correio onde relata que pedia desculpas pelo barulho e que iria tentar minimizar os danos.
    Passado ja uma semana, posso comprovar que agora nem dou conta que eles saem de casa :)
    Possivelmente não estariam a aperceber-se do barulho que estavam a causar...


    Parece-me o importante a reter desta discussão!
  14.  # 20

    Como em muita coisa em muitos aspectos da vida, também neste assunto assume especial importância o bom senso e deve ser sempre tido em conta que cada "cada cabeça, sua sentença".

    Lembro-me de uma vizinha já idosa com uma demência que berrava todas as noites por volta das 3,30-4 da madrugada. A sobrinha, uma senhora de bem, acabava por perder as estribeiras de madrugada e não se continha: berrava também com ela e ordenava-lhe que fosse dormir, que não tinha jeito nenhum aquilo que estava a fazer. Escusado será dizer que a senhora já não entendia o que ela queria dizer, nem tão pouco que era de noite! Ora quantas vezes não chegava eu de 18-19 horas de serviço de urgência, deitava-me e dentro de minutos... fim do descanso.

    Fazer o quê? Fugir? Berrar também? Dar-lhe algo bem forte para dormir e um calmante mais ou menos à sobrinha? Enterrar os dedos nos ouvidos?

    Enfim... de manhã tinha que voltar era ao trabalho...
 
0.0246 seg. NEW